PEQUENO SERMÃO DE CADA (Lc 11,15-26)(11/10/19)
.
Caríssimos, a obra de santificação das nossas almas realizada por Deus Pai, acontece gradativamente, isto é, passo a passo em diversas etapas, como vimos na travessia do deserto rumo à terra prometida realizada por seu povo eleito. Para nós católicos ela começa com o batismo, a primeira comunhão, o Crisma e segue sua tragetória rumo à plenitude até ser concluída na glória do Seu Reino.
.
Com efeito, nesse ínterim, passamos por diversas provações e desafios de fé, mas nada que não possamos suportar ou que seja impossível de se cumprir, porque para cada momento o Senhor nos dá uma graça especial, basta ficarmos atentos para fazermos em tudo a Sua Santa Vontade.
.
Falando à esse respeito assim nos exortou são Tiago: "Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma."
.
Nas leituras de hoje vimos que dentre esses desafios se encontra a luta contra o pecado e o seu autor, o Diabo. Ora, sem a graça de Deus é impossível vencer qualquer luta; por isso, em sua primeira carta, são Pedro, nos exorta: "Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará. A ele o poder na eternidade! Amém."
.
Conclusão: Caríssimos, fiquemos atentos às palavras que Jesus nos fala no Evangelho de hoje, se, de fato, quisermos vencer esta luta: "Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa." Portanto, peçamos ao Senhor que nos ajude nessa luta para não sucumbirmos diante das ameaças e insídias do maligno.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.