O amor humano é um reverbero do amor de Deus

.

Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. (1Jo 4:80). Aqui vemos João ensinar de onde provém o amor.

O amor em sua simplicidade traz consigo algo deveras interessante. Pois só mediante o conhecimento de Deus aprendemos a amar, e só no exercício do amor conhecemos a Deus. Quando Deus habita em nossa vida aprendemos a amar; e quando amamos, nos tornamos íntimos cada vez mais e mais de Deus. Eis a beleza elementar do amor, ele provém de Deus e, ele nos leva a Deus.

No grego existem quatro palavras diferentes que equivalem a nosso substantivo "amor":

1 – “στοργη Storge” se refere ào amor de mãe ou pai para com seus filhos, ou dos filhos para com seus pais.

2 – “(έρως Eros”, é o amor da doce afetividade dum casal, o amor que une duas pessoas no laço do matrimonio. Ou seja, é o amor humano apaixonado.

3 – “φιλεω phileo” Esta é a palavra mais doce e tenra que tem no grego para falar do amor. Descreve o verdadeiro amor, o verdadeiro afeto. Ela descreve o sentimento que nutrimos em relação aos nossos amigos, e familiares ou seja um amor de intimidade.

4 – A quarta palavra guarda em seu significado algo mais profundo, pois vai além do amor familiar, do amor paixão e do amor carinho. Esta quarta palavra é o substantivo “αγαπη ágape”, com o verbo αγαπαω agapao.

Ágape é a benevolência invencível, a infinita boa vontade em ação. Nesta palavra está guardado o significado de um amor ativo e voluntario, ela nos fala de um amor que nasce dentro de nós com o fruto do Espirito (Ler, Gál 5:22,23). Este tipo de amor é um dom ou melhor é o dom supremo (Ler, 1Co 13:1- 13). É o vivo sentir, que é guiado pela compaixão que nos leva a servir movido pelo amor (Ler, Mat 25:31-46).

Aqui entendemos que o amor humano é o reverbero do amor de Deus, é algo que se faz inextricável, pois advém da própria natureza divina. Quando praticamos o amor brilhamos aos olhos de Deus. Amando ao próximo vivemos a genuína vida de Deus. O amor nos faz ser reconhecido por Deus. Aquele que permanece em amor, permanece em Deus. E no final ouviremos o mais doce convite: ‘Vinde, abençoados de meu Pai! Recebei como herança o Reino, o qual vos foi preparado desde a fundação do mundo. (Mat 25:34b).

O ser humano foi feito à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26). Deus é amor, e, portanto, para sermos como Deus, devemos governar guiados pelo amor, para isto fomos criados, e destinados a ser. A vida brilha com plenitude para aquele que escolhe doar-se num servir em amor e verdade. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 10/10/2019
Código do texto: T6765669
Classificação de conteúdo: seguro