O TABERNÁCULO – “AS PEÇAS MUDADAS DO TABERNÁCULO EM HEBREUS 9”

SERIE: O TABERNÁCULO

“AS PEÇAS MUDADAS DO TABERNÁCULO EM HEBREUS 9”

Ora, a primeira aliança tinha regras para a adoração e também um tabernáculo terreno.

Foi levantado um tabernáculo; na parte da frente, chamada Lugar Santo, estavam o candelabro, a mesa e os pães da Presença.

Por trás do segundo véu havia a parte chamada Santo dos Santos, onde se encontravam o altar de ouro para o incenso e a arca da aliança, totalmente revestida de ouro. Nessa arca estavam o vaso de ouro contendo o maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas da aliança.

Acima da arca estavam os querubins da Glória, que com sua sombra cobriam a tampa da arca. A respeito dessas coisas não cabe agora falar detalhadamente.

Hebreus 9:1-5

UMA LEITURA REVOLUCIONÁRIA

Essa leitura do Tabernáculo pelo autor de Hebreus é revolucionária e enxergo nela um passo além, do Novo Testamento, no Novo Testamento, do que é o Tabernáculo e como deve ele funcionar. Como já vimos no estudo anterior, existem níveis de espiritualidade no Tabernáculo, conforme vamos nos aprofundando nele, entrando pela porta que é Jesus, pelo arrependimento, passando pelo altar que levantamos pedindo perdão. Perdão esse que significa que estamos nos propondo a não pecar mais. Perdão recebido de Deus que nos garante que Deus nos perdoa e não vai se lembrar dos nossos pecados.

Depois de perdoados nos lavamos em santidade, na pia de bronze, entramos no Lugar Santo, e encontramos com os pães sem fermento, quer dizer que sem mistura, nós devemos ser separados sem fermento, pães que significam ainda prosperidade. Temos acesso então à iluminação do Espírito e podemos orar a Deus, representado pela Arca e recebemos revelações que vem pela tampa da Arca, o Propiciatório.

Sabendo de tudo isso o autor de Hebreus omite algumas peças. O que ele não fala é importante no entendimento do Novo Testamento. Ele não fala da porta, que nos fala de arrependimento; ele não fala do altar de sacrifício e nem fala da pia de bronze.

Se não fosse pouco omitir algumas peças tão importantes, ele ainda muda o altar de incenso de lugar.

O QUE O AUTOR DE HEBREUS NÃO FALOU DO TABERNÁCULO

O autor de Hebreus não falou da porta do Tabernáculo que significa Jesus. Ele não falou do altar que significa nossa conversão e não falou da pia de bronze, o lavatório, que significa santidade.

Por quê?

Porque não precisa. O Novo Testamento é um avanço em sentido à religião de Israel e inicio de outra religião: o cristianismo. Estamos em Hebreus, o que quer dizer que já passamos por todo o Velho Testamento, passamos pelos Evangelhos, passamos pelas cartas de Paulo e chegamos numa compreensão maior agora do Evangelho do que antes. Hebreus é um capítulo do livro Bíblia muito avançado.

Obedecendo à ordem de leitura bíblica, iniciamos num livro quase infantil: Gênesis, entramos na religião de Israel com Moisés, aprendemos sobre o reinado e profetismo. Veio Jesus nos Evangelhos, que significa o homem entregue completamente nas mãos do Espírito Santo, guiado e dirigido por Ele. Lemos as Cartas de Paulo que é a explicação do homem Jesus, um homem nas mãos do Espírito Santo e chegamos a Hebreus.

Hebreus não fala que precisamos chegar à porta do Tabernáculo, que significa Jesus, pois fica óbvio demais que quando a Igreja chega em Hebreus, isso já é rudimento, primeiras letras para novos-convertidos. O que Hebreus não fala é por que não precisa, conclui-se que a Igreja já está em outro nível mais avançado.

Não vamos falar agora para a Igreja, voltando a rudimentos elementares que é necessário aceitar a Jesus, se arrepender e se converter. Não precisa.

Não é necessário mais falar, numa etapa dessas dos acontecimentos, de eu precisamos de vida no altar. A entrega do sacrifício tinha o simbolismo de conversão: eu pedia perdão a Deus e Deus me perdoava. Eu entregava o meu pecado a Deus e Deus o matava em mim. O homem do pecado era morto e a vida se transformava em cheiro suave. Isso é óbvio e não precisa mais falar em Hebreus.

Assim como não é necessário mais falar que a Igreja precisa se lavar nas águas da santidade. Pois depois de os sacerdotes receberem e ofertarem o animal inocente a ser morto, os sacerdotes tinham suas vestes e mãos sujas, respingadas de sangue. A lavagem no lavatório tem a idéia de purificar, santificar. A Igreja de Hebreus já é santa e pura, posicialmente e pessoalmente. È declarada santa por Deus: posição e se santifica: pessoalmente.

O que o autor de Hebreus não fala, não o faz pois entende que seja desnecessário.

O QUE O AUTOR FALOU DO TABERNÁCULO

Acredito que tanto o que o autor de Hebreus retirou do Tabernáculo, quanto o que ele mudou, foi obra, direcionamento, revelação direta do Espírito Santo. Ninguém poderia retirar ou muda um ensino tão importante quanto esse, sem que o Espírito Santo lhe tivesse revelado pessoalmente.

O autor de Hebreus mudou o alar de incenso, que significa nossas orações. Incenso esse que deveria queimar indefinidamente, para sempre, o que fala de oração contínua perante Deus, sem parar, sem esmorecer. O altar de oração nunca deveria ficar sem orações. Esse altar não poderia ser apagado nunca, fazendo sol, chuva, frio ou calor. A oração nunca para. A oração nunca deve parar. A Igreja ora e deve orar indefinidamente, para sempre.

Algo tão importante quanto o altar de oração continua, o autor de Hebreus simplesmente muda de lugar e retira do Lugar Santo, ou o segundo nível de espiritualidade e o transporta para o Lugar Santíssimo, ou o terceiro e ultimo nível de espiritualidade cristã.

O primeiro nível de espiritualidade é o pátio, os primeiros momentos com a Igreja. No pátio ainda ouvimos rumores do mundo lá fora, na porta do Tabernáculo. No pátio inda ouvimos os rumores do sacrificio, as orações em comum, a intercessão, os hinos, a oferta morrendo e se transformando. No pátio, no primeiro nível estamos em completa e radical transformação. No pátio ainda gememos não querendo se deixar morrer. No pátio ainda esperneamos. É no pátio que aprendemos a santidade e seus rudimentos.

O segundo nível espiritual é entrar no Lugar Santo, aprender a sermos separados pelos pães da proposição, a prosperidade, a iluminação do Espírito e a oração. No pátio nós fazemos, no Lugar Santo as coisas começam a acontecer. Aprendemos a orar. O Espírito Santo vai nos iluminando nossas trevas. Começamos a desfrutar de uma maior separação, uma maior santidade assim com a prosperidade começa a vir. Já estamos num nível onde as coisas acontecem.

No Lugar Santíssimo, estamos mergulhados em Deus. O que importa é Deus. Ali tem a Arca, a presença de Deus e ali tem a revelação. No Lugar Santíssimo ficamos na presença de Deus até recebermos revelação.

O autor de Hebreus faz algo totalmente inesperado e que deve ter assustado os puristas judeus, pois mudou o altar de incenso de lugar, retirando do segundo nível e colocando-o no terceiro nível espiritual.

Mas qual é o sentido disso? No Sistema Sacrificial, o pecador era intercedido pelo sacerdote que orava por ele, apresentando a Deus o seu pedido de perdão. O sacerdote pedia perdão pelo homem pecador. O que é intercessão, uma oração feita para outra pessoa. No Lugar Santo, no Antigo Testamento, as pessoas não oravam por si próprias, mas alguém especializado, qualificado, o fazia por ela.

A mudança do altar de oração para dentro do Lugar Santíssimo, fala que hoje nós, Igreja, podemos orar por nós sem intermediários. Hoje podemos entrar diretamente no Lugar Santíssimo e falar com Deus e receber diretamente de Deus a revelação que precisamos para a vida, para o ministério, para agradar mais a Deus. Hoje a Igreja está no Lugar Santíssimo, o que é revolucionário.

Com a Igreja, ou no Novo Testamento, a oração alcançou um outro nível. Hoje, orar é estar diretamente entrando no terceiro nível, o mais alto na hierarquia. E como lemos em Hebreus, tudo isso proporcionado por Jesus.

CONCLUSÃO

O autor de Hebreus omitiu os rudimentos da fé, imaginando que numa altura dessas a Igreja já os tivesse ultrapassado, e nos ensina algo tremendo, que as nossas orações alcançaram outro nível. O maior deles. Hoje podemos falar diretamente com Deus, o que já era bom, mas ainda podemos receber revelações diretamente de Deus, o que é ótimo.

Sendo assim querido, eu o convoco para orar. Suas orações são tão importantes que mudaram de lugar, biblicamente. Suas orações são algo que Deus espera continuamente de você. Fale com Deus, fale tudo, fale o que você quiser. E de vez em quando Ele vai falar com você. E Palavra de Rei é Lei. E quando Deus falar com você, é bênção.

Amém

Fique na paz, fique com Deus.

pslarios
Enviado por pslarios em 13/09/2019
Código do texto: T6744084
Classificação de conteúdo: seguro