_O TABERNACULO – OS NÍVEIS DO TABERNÁCULO
INTRODUÇÃO
Existem inúmeros detalhes precisos no Tabernáculo, que simboliza a habitação de Deus. No Tabernáculo temos duas coisas: tipo e simbologia.
Tipo - é alguma pessoa ou coisa que se refere a acontecimentos futuros.
Símbolo - é algum objeto material. Representando verdades morais e espirituais.
Existe um nível de progressão nas peças do Tabernáculo, desde o momento em que você entra nele. O que vamos falar depois das peças. Primeiro, quais são as peças do Tabernáculo e o que significam? São sete:
1. O ALTAR DO SACRIFICIO – o sacrifício de Cristo pelo pecador
2. A PIA DE BRONZE - santidade
3. A MESA DOS PÃES ASMOS - que fala de prosperidade
4. CANDELABRO – a iluminação do Espírito Santo
5. O ALTAR DO INCENSO – nossas orações
6. A ARCA DO CONCERTO - a presença de Deus
7. O PROPICIATÓRIO – a revelação da Palavra
I – AS PEÇAS DO TABERNÁCULO
O PÁTIO
ALTAR DO HOLOCAUSTO - ÊX 21:1-2
* Medidas: 2 ½ m de cada lado
1 ½ m de altura
* Material: madeira de cetim revestido de bronze. Símbolo do juízo contra o pecado
* O altar simbolizava que o pecado é digno de morte mas também que sangue inocente resgatava o pecador. Simbolizava a Cruz de Cristo.
A PIA DE COBRE BRONZE - ÊX 30:18:19.
a) A pia ficava no pátio, fora do Tabernáculo. O sacerdote não podia entrar no Tabernáculo sem primeiro passar por esta pia e lavar as mãos e os pés.
b) O material pelo qual a pia foi feita, foi o cobre. "Bronze".
c) Cobre "bronze" é símbolo de juízo e forte justiça.
d) O cobre servia de espelho para as mulheres do passado, e a pia foi feita desses espelhos (Êx 38:8).
e) Tratava-se de peças de cobre polidas o bastante para se refletir a face.
f) Não é estipulado uma medida para esta peça, por isso ela revela a imensurável palavra de Deus.
g) A pia nunca foi coberta, visto que outras peças do Tabernáculo eram cobertas quando transportadas nas marchas de Israel. Tipifica a palavra de Deus como uma revelação e não um mistério, como julgam algumas.
O LUGAR SANTO
A MESA DOS PÃES ASMOS
a) A mesa dos pães asmos (sem fermento) ou da proposição (Êx 25:23), também chamado pão contínuo (Nm 4:7).
* Medidas: 1m de comprimento
25 cm largura
75 cm de altura
b) Eram colocados a cada sábado 12 pães em duas fileiras (Lv 24:6)
c) Era dever de Arão e seus filhos, comerem no sábado esses pães (Lv 24:5-9)
d) A mesa era coberta com um pano azul - símbolo do céu - (Nm 4:7).
e) A mesa com os pães tem dois significados: (1) As 12 Tribos de Israel; (2) representa também a promessa de Deus: ‘Sustentar o povo com o pão de cada dia’
f) Os pães eram colocados em pequenos pratos com incenso. O incenso representa a oração de agradecimento pela promessa de Deus sustentar o seu povo com pão diariamente.
g) Na mesa o crente alcança duas coisas: (1) alimento espiritual (Jo 6:32-35); (2) renovação espiritual. Os pães eram comidos pelos sacerdotes, todos os sábados, e, eram colocados outros pães (Lv 24:9; Is 40:31; Sl 103:5; II Co 5:8)
h) Sobre os asmos, lemos I Co 5:8.
CANDELABRO OU CANDEEIRO - ÊX 25:31-32:
a) De 7 braços, pesava 30 Kg
b) É símbolo do Espírito Santo
c) Tinha 7 braços que significa os sete aspectos do Espírito Santo (Is 11:2; Jo 16:7, 12:14, 14:23; I Jo 5:7; II Co 3:8).
O ALTAR DO INCENSO
a) Media: 1m de altura 50cm de cada lado
b) Aqui o sacerdote entrava para queimar o incenso
c) No altar encontramos duas coisas:
(1) O poder do Louvor: Composição do incenso:
Estoraque: a raiz dessa palavra na língua hebraica significa ‘gota’, porque esse perfume saia espontaneamente do arbusto. Isso significa que o nosso louvor deve ser espontâneo (Hb 13:15)
Onicha: este perfume era extraído de um animal marinho chamado strombus que vive nas profundezas dos mares orientais. Isto significa que o nosso louvor deve sair das profundezas da nossa alma (Sl 130:1)
Gálbano: este terceiro era extraído de um arbusto encontrado na Arábia e na Pérsia. O gálbano brotava das folhas e galhos mediante a sua trituração e quebrantamento. Isso significa que o nosso louvor deve sair de uma vida quebrantada (Sl 51:17).
As Três Dimensões do Louvor: Dimensão Espiritual: dirigido a Deus
Dimensão Satânica: dirigido ao Diabo
Dimensão Humana: dirigido ao homem
(2) O Poder da Oração: As 4 Formas de Oração:
Adoração
Ação de Graça
Interseção
Petição
Santo dos Santos
ARCA - ÊX 25:10:
a) Medidas: 125cm de comprimento
75cm altura
75cm largura
b) Simboliza o trono de Deus: "onde Deus se manifesta".
c) A arca tinha 3 objetos:
* As tábuas da Lei: por isso a Arca era chamada de Arca da Aliança (Êx 25:16)
* O Maná: também era guardado dentro da Arca (Êx 16:11-15)
* A vara de Arão (Nm 17:1-13): esta vara floreceu, ficou cheia de gomos, flores e frutos. Tipificando a ressurreição de Cristo.
Nomes dados a Arca:
* Arca do Testemunho (Êx 25:22)
* Arca do Aliança (Nm 10:33)
* Arca de Jeová (I Rs 2:26; Js 3:3)
* Arca de Deus (I Sm 3:3)
* Arca Sagrada (II Co 35:3)
* Arca da Tua Fortaleza (Sl 132:8)
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PROPICIATÓRIO Êx 25.17-21
O propiciatório era a tampa de ouro maciço que foi encaixada na arca. Nas suas duas extremidades foram formados dois querubins de ouro maciço, da mesma peça.
Olhavam ao propiciatório e suas asas formavam uma cobertura sobre a luz “Shekinah” que brilhava entre os querubins. O ouro batido representa os sofrimentos de Jesus, como também o próprio propiciatório representa Jesus, nosso propiciatório.
OS NÍVEIS DA TENDA
O Tabernáculo era uma tenda retangular. Ao seu redor eles levantavam como um muro. O Tabernáculo era dividido em três compartimentos. Havia o pátio, ou quintal. Havia como uma cabana de dois cômodos. O primeiro cômodo se chamada Santo e o segundo Santo dos Santos.
O sacrifício era oferecido pelo pecador do lado de fora do Tabernáculo, na frente da porta que simboliza Jesus, quem dá acesso a Deus. A pessoa colocava a mão sobre o animal eu seria morto no lugar do homem pecador. O sacrifício era assim oferecido ao sacerdote, que orava para que Deus recebesse o sacrifício, que era um pedido de perdão a Deus pelo pecado cometido.
Lembrando que quando se pede perdão, estamos dizendo a Deus que não queremos mais fazer aquilo. E quando Deus perdoa significa que Ele não vai nos julgar por aquele pecado, desde que não se cometa de novo.
Entregue o animal inocente, que era o sacrifício pelo pecado, ao sacerdote, ele o levava para dentro do Tabernáculo, para o pátio, um local aberto onde se via duas coisas. A primeira era o altar do holocausto e a segunda, próxima a tenda, ou de fronte ao lugar santo, estava a pia de bronze. No lugar santo, ou o primeiro cômodo, estavam três coisas: os pães da proposição, o alar de incenso e o candelabro. Mais ao fundo, no outro cômodo estavam duas coisas: a arca do concerto e a tampa da arca.
No altar do sacrifício era ofertada a oferta inocente pelo homem pecador. Holocausto significa sacrifício por inteiro, conversão completa.
Depois do pedido de perdão - no altar de sacrifício, que é a aptidão de estar livre do pecado e continuar a andar com Deus – o homem anda em direção a pia de bronze, onde ele iria se lavar antes de entrar no Santo. Para ter acesso as outras peças do Tabernáculo o homem tem que se lavar, símbolo de santidade. Depois de oferecer o sacrifício, ou matar o animal a ser morto, um boi, ou uma ovelha, o homem, um sacerdote, estava cheio de sangue ainda em suas vestes.
A santidade é posicional e continua. Posicional, pois Deus nos declara santos na hora em que aceito a Jesus. Mesmo que ainda não seja efetivamente santo nas atitudes, Deus me declara santo. E seremos santos continuamente, procurando sermos santos, não pecando, nos separando para Deus.
Ao entrarmos na tenda depois de oferecermos o nosso pedido de perdão, e nos lavarmos em santificação, temos acesso a três coisas. Os pães sem fermento falam de prosperidade e de uma vida separada para Deus, uma vida mais simples. O candelabro fala da iluminação do Espírito, conforme Efésios 1, onde o Espírito de Deus ilumina as nossas trevas, que foram adquiridas no pecado original de Adão e Eva. A iluminação do Espírito significa que Deus me aceita de volta ao Jardim do Éden, que simboliza o Céu, que é a presença de Deus. A iluminação é o Espírito dando vida ao meu espírito humano que morreu na Queda. Através de Jesus (a porta) eu tenho acesso agora à luz do Espírito no meu espírito humano. Fui iluminado, feito vivo para Deus novamente. Voltei pra casa.
O altar do incenso fala de oração. O crente deve orar. Orar é falar com Deus, interagir com Ele e Ele conosco. Quem ama a Deus ora. Temos basicamente quatro tipos de oração:
- Petição – Jesus mesmo mandou pedirmos o que necessitamos. O próprio Espírito Santo coloca em nós a vontade do que pedir e orar a Deus.
- Intercessão – é orar pelos outros.
- Adoração – é orar louvando a Deus, são verdadeiros hinos de louvor, admirando seus feitos
- Ação de graças – é agradecimento
Depois de entrarmos pela porta que é Jesus, pedirmos perdão pelo nosso pecado, nos lavarmos em santificação, recebermos prosperidade, iluminação e orarmos, entramos no ambiente mais fechado do tabernáculo, que é o terceiro nível de nossa conversão. No Santo dos Santos, ou lugar Santíssimo, não tem iluminação natural, a luz é do próprio Deus, quando Ele se manifesta. A arca simboliza a presença de Deus e o propiciatório a revelação do Espírito ou da Palavra.
O propiciatório era a tampa da arca. Nela haviam dois anjos ajoelhados com as asas se tocando em cima. Do meio dos anjos é que Deus falava com o Sumo-sacerdote.
Uma vida de conversão a Cristo, que significa obediência a Cristo, de vida perdoada e aceito o perdão, de lavagem da alma em santidade, de prosperidade de progresso em Deus, de iluminação do Espírito, de oração a Deus através de Cristo, nos faz entrar na presença de Deus e Deus então se revela a nós.
NÍVEIS DE REVELAÇÃO
3 NÍVEIS DE REVELAÇÃO
1- NATURAL – Essa é a revelação que temos de Deus ao observarmos o universo, as plantas, o mundo. Lembrando que o foco ultimo da revelação é nos converter a Cristo.
2- ESPECIAL – A revelação especial é a revelação de Cristo que se fez homem e andou entre nós e da Palavra de Deus e a sua compreensão.
3- PESSOAL – a revelação pessoal diz respeito à pessoa que recebe a revelação. É Deus falando diretamente com a pessoa.
5 NÍVEIS DE CRESCIMENTO
5 Níveis de Crescimento
1- Bebês – 1 Cor 3.1
2- Crianças - Ef 4.14
3- Jovens - Is 40.30
4- Adultos - Hb 5.14
5- Vencedores – Ef 3.14-19
5 Níveis da Palavra de Deus
I. Leite (para bebês) - princípios rudimentares da Palavra
II. Pão (para criança) - uma Palavra de força, ou de esperança, para continuar
III. Carne (para jovens) - uma Palavra específica para aquele tempo de vida
IV. Carne Forte (para adultos - aqueles em idade completa - a maturidade) – O adulto tem que se alimentar com ensinos mais profundos, teológicos e doutrinários, que o ajudarão a ser mais profundo e mais crente.
V. Maná Escondido (para os vencedores - filhos plenamente crescidos e maduros que agora têm a imagem de Cristo - Sua Noiva) – O nível da Palavra Maná, ou Palavra revelada, é de um nível espiritual profético. Não é todo mundo que consegue chegar aqui. Aqui Deus revela níveis da Palavra que outros não têm. Aqui temos o dom da Palavra – o que diria dom da interpretação da Palavra de Deus. A Bíblia diz, mas nem todos compreendem o que ela está dizendo, ai precisamos de interpretes que vão nos explicar o que aquele ensino significa.
Mais do que nunca, precisamos desse nível de Palavra hoje em dia. As Igrejas tem dado alimento para bebês a todos. Estamos no nível de novo-convertido na Igreja. A Palavra precisa crescer e ser mais teológica e doutrinaria. Precisamos de palavras na Igreja de ensinos profundos, teológicos. Precisamos pregar doutrinas. Só depois disso (da palavra madura) é que vem a palavra Maná, a Palavra revelada.
A primeira coisa que a Igreja precisa fazer é ler a Bíblia inteira, estudá-la e compreendê-la, para só depois pregar. Tem pregadores e até mesmo pastores que nunca leram a Bíblia. Esses deveriam ser proibidos de pregar.
NÍVEIS DE CONVERSÃO
PÁTIO – No pátio ainda ouço as vozes e barulhos dos que estão do lado de fora do Tabernáculo, à porta, ou seja, as vozes do mundo. No pátio tem movimento, fumaça, animal sendo morto, sacerdote orando e adorando, movimento. Muita gente ainda está no nível do pátio, no movimento, nas festas, nas festividades, na idéia que Igreja é um show. Que culto tem que ser pulado, assobiado, com gente se movendo pra lá e para cá. Com gente entrando e saindo, numa roda, num Metrô.
SANTO – O lugar Santo é um lugar mais reservado, para contemplação, oração, compreensão da separação (os pães da proposição), do que é o seu chamado, para que Deus o chama. No Santo o homem que entra ali é iluminado pelo Espírito que fala com Ele coisas dos Céu. O Santo é lugar de oração. Ainda assim, ainda dá para ouvir os sons vindos de fora (do mundo), e do pátio (do movimento da Igreja).
SANTO DOS SANTOS – No Santo dos Santos não se ouve mais os sons do mundo e nem dos movimentos da Igreja ( do altar). No Santo dos Santos a ideia é ficar na presença de Deus até Ele se manifestar e falar em revelação o que quer de nós e o que quer do mundo.
Daniel orava para saber o que Deus estava fazendo. Neemias orou para saber o que orar e posteriormente fazer, na direção de Deus. Ele orou para orar. E Daniel orou para saber o que Deus estava fazendo, pois Ele não para de fazer, o Seu plano de salvação ainda está vigorando.
No Santo dos Santos a idéia é ficar em silêncio e deixar Deus falar, no momento Dele. Quando Ele quiser, se Ele quiser.
Amém
Fique na paz.