Um coração limpo se aperfeiçoa no amor. (Final: quem ama com pureza ouve e vê a Deus).

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. (Mat 5:8). Como já sabemos a bem-aventurança, quer dizer feliz aquele que tem o coração puro. A palavra usada aqui do grego para limpo é (καθαρος katharos), o seu significado literal é puro, limpo, mas há outros. Aqui trataremos da pureza de coração nas intenções.

Devemos sempre nos autoanalisarmos para reconhecer de onde advém os nossos desejos de praticar o bem. É muito raro que realizemos até nossas melhores ações a partir de uma motivação absolutamente pura. Se ofertamos com generosidade e desinteresse a favor de alguma boa causa, é possível que no fundo de nosso coração estejamos sentindo o prazer de nos sentirmos bem sob a luz de nossa própria aprovação, ao mesmo tempo que desfrutamos do prestígio e a gratidão a que reluz em nossa "generosidade".

Se fizermos algo belo, que exige algum sacrifício de nossa parte, é possível que não estejamos totalmente livres do sentimento de querer que os outros vejam em nós algo de heroico ou que nos considerem como mártires. E, é por isso que está bem-aventurança exige de nós a mais meticulosa vigilância e autoexame. Que atitude guia nossas ações.? O que impulsiona a nossa vontade de servir a outros?

Muitos de nós servimos ao próximo de olho no dito galardão, outros por medo do inferno e outros ainda para ter fama de justo ou bonzinho. Examinar as motivações mais profundas de nossas ditas boas ações, é uma empresa árdua e que na maioria das vezes nos envergonha, porque há pouquíssimas coisas que até os melhores dentre nós, o faz por motivações completamente puras, advindas do amor.

E Jesus ainda afirma: porque verão a Deus. (Mat 5:8b). Aqui cabe lembrar de um soneto de (Olavo Bilac): "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto... E conversamos toda a noite, enquanto A Via-Láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: "Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo?" E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas".

É neste sentido que Jesus afirma que somente os limpos de coração verão a deus, porque Deus é a pureza de coração. É muito importante ter em mente que se mediante a graça de Deus conservamos limpos os nossos corações, ou mediante o pecado os enchemos de sujeira, estamos determinando nossa futura capacidade ou incapacidade de ver ou de ouvir o guiar de Deus.

Esta sexta bem-aventurança, portanto, num sentido mais amplo diz: Quão feliz é o ser humano cujas motivações são absolutamente puras, porque este em seu dia a dia será capaz de ver e de ouvir a Deus! Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars)

Molivars
Enviado por Molivars em 02/09/2019
Código do texto: T6735130
Classificação de conteúdo: seguro