Um coração limpo se aperfeiçoa no amor. (Parte 1).

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. (Mat 5:8). Como já sabemos a bem-aventurança, quer dizer feliz aquele que tem o coração puro. A palavra usada aqui do grego para limpo é (καθαρος katharos), o seu significado literal é puro, limpo, mas há outros. Dividiremos este estudo em duas partes, aqui trataremos da pureza de coração em nossas ações.

Segundo os linguistas, ela era usada normalmente para designar o trigo que foi separado da palha; um exército do qual se eliminaram todos os soldados descontentes, covardes, dolentes e pouco eficazes em sua missão. Ou seja, uma força militar integrada somente por combatentes de primeira qualidade.

A palavra (καθαρος katharos), geralmente é precedida pela palavra (ακεραιος akeraios), um adjetivo que tem o significado: Simples, literalmente livre de qualquer mistura estranha, inalterado, puro, livre de elementos que a deturpam. Era usada para o vinho que não foi adulterado mediante a adição de água, ou para o metal puro, sem mescla de liga alguma. O significado de katharos, portanto, é sem mescla, não adulterado, sem mistura, ou seja, limpo puro em sua essência.

É por isso que está bem-aventurança envolve uma exigência tão formidável. Pois se refere ao ser humano, cujas as motivações são sempre integras e sem a mescla de interesses próprios ou de mal algum, porque este é quem verá a Deus. Porque aquele que é capaz e dar o melhor de si para o bem-estar do próximo, se assemelha a Jesus, que deu tudo de si por nós.

E, é por este motivo que devemos sempre nos, auto avaliar para ver se realmente o que estamos fazendo advém do amor pelo próximo. É raro que realizemos até nossas melhores ações a partir de uma motivação absolutamente pura. Mas Jesus nos ensina que devemos buscar esta pureza nas ações. Aqui entra a fé no amor pois quando temos fé tudo se faz possível.

Devemos buscar sempre a pureza do amor que oferta porque ama, que serve para que outros sejam felizes, que doam porque entende a necessidade alheia. Pois foi assim que agiu Jesus, Ele jamais usou o poder que tinha em suas mãos para benefício próprio: Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Flp 2:3). Ele demonstrou que ao relegarmos o nosso agir egoísta a vida aflora em sua plenitude.

Então que neste dia ao estendermos as nossas mãos aos necessitados que seja por amor e não por glamour, que ao perdoar o próximo seja para que a paz se faça na vida dele. E que as nossas orações seja para que outrem, progridam e tenham prosperidade. Pois ao fazermos isso o planeta, os seres vivos e a humanidade crescem em direção ao gracioso amor de Deus. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 01/09/2019
Reeditado em 01/09/2019
Código do texto: T6734279
Classificação de conteúdo: seguro