Uma vida permeada pela amorosa misericórdia. (Parte 1)

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. (Mat 5:7). Aqui Jesus nos ensina como deve ser a vida de um Cristão, ou seja, o amor e a misericórdia devem permear o nosso existir. E por tratar-se de um primoroso ensinamento dividiremos em três partes. Aqui trataremos da importância do perdão na misericórdia.

Aqui vemos a palavra do grego (ελεημων eleemon), que se traduz para misericordiosos. Esta palavra traz consigo o seguinte significado: Sentir e ocupar-se em socorrer com compaixão ao deparar-se com sofrimento e a miséria de outro, ou seja, a compaixão que se manifesta em ato, não somente em palavras.

No Novo Testamento vemos Jesus afirmar que para ser perdoados é necessário sermos perdoadores. Ou seja, aquele que se banha no divino e amoroso perdão, deve se tornar um perdoador. Tiago em sua carta no capitulo dois do versículo um ao treze, ele nos ensina com clareza que toda a parcialidade é perniciosa a vida, e ele finda dizendo: "Porque julgamento sem misericórdia se fará com aquele que não fizer misericórdia; e a misericórdia triunfa no juízo" (Tiago 2:13).

Jesus ao narrar a parábola onde um devedor é perdoado, mas se mostra incapaz de perdoar seu devedor, perde o perdão, e Ele conclui a história do devedor que não usou de misericórdia, nos advertindo: "Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão" (Mateus 18:35).

Misericórdia é mais que dar esmolas, misericórdia é ocupar-se com a vida e ter a doce compaixão mesmo que o outro erre, pois para corrigir os erros existe as leis humanas e a lei divina. Não pode haver lugar em nossos corações para o ódio ou desejos de vingança. E aqui mais uma vez se faz bem lembrar da ordem dada a Abrão: Sê tu uma bênção! (Gên 12:2c).

A oração modelo, o Pai Nosso, está seguido por dois versículos que explicam e sublinham o significado da petição que diz: "Perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos a nossos devedores" (Mateus 6:12). Jesus ao findar a oração modelo Ele diz: “Porque se perdoardes aos homens suas ofensas, também vos perdoará o pai celestial; mas se não perdoardes aos homens suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará vossas ofensas" (Mateus 6: 14-15).

Muitos tentam mudar esta ordem, mas a verdade é essa: quem se banha no perdão gracioso, leva consigo o dever de se tornar um perdoador.

Aqui entendemos que a vida de um Cristão enquanto discípulo de Cristo deve ser permeada pelo amoroso perdão, pois nós fomos brindados por este gracioso perdão. Então que neste dia oremos ao Espirito Santo para que Ele nos capacite a perdoarmos a outrem setenta vezes sete, pois se assim o fizermos com certeza este mundo será melhor e as vidas florescerão em amor e verdade. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 27/08/2019
Código do texto: T6730505
Classificação de conteúdo: seguro