O choro feliz por levar a outrem a alegria eterna do amor.

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. (Mat 5:4). A primeira coisa que devemos destacar ao estudarmos está bem-aventurança é que a palavra grega que significa "chorar" é (πενθεω pentheo), entre as quatro palavras que se pode traduzir por lamento ou choro, este é o termo mais forte do idioma.

Pentheo significa propriamente lamentar pelos mortos. Mas é também aplicada à lamentação apaixonada de qualquer tipo, tão intensa que não pode ser escondida. E, e aqui que vemos o luto devido à tristeza que sentimos pela perda de alguns entes amados. Mas quais entes amados?

Ora todos nós ao decidirmos caminhar pelo caminho do amor que Jesus nos ensinou. começamos a deixar de lado as alegrias fáceis deste mundo, alegrias que tanto amávamos neste mundo. Deixamos de gozar aquilo que antes nos deleitava. E a morte destes filhos diletos do ego pode causar o choro, que o Espirito Santo consolará com o calor de seu amor.

E o interessante desta vida se mostra quando entendemos que, quanto mais aprendemos sobre o amor, mais o nosso coração fica apertado, porque nos deparamos com a incapacidade de levar e mostrar este amor ao mundo. Pois quando entendemos e vivenciamos o real valor do praticar do amor, as nossas alegrias começam a advir de uma outra fonte, e os nossos corações se inflamam pelo amor das coisas eternas.

E ao vermos o mundo a nossa volta chorando, brigando e matando pelas coisas efêmera, choramos por não podermos faze-los entender que a vida vai além de tudo isso. Pois cada ser humano tem o direito de viver e vivenciar a vida da maneira que ele quer, mesmo que este seu viver seja somente um subsistir de uma vida sem brilho ou rumo. Pois ninguém pode arrepender-se a menos que esteja triste por seus erros.

E este choro advindo da vontade de fazer o certo, que é, levar a mensagem de amor da boa nova ao próximo. Será consolado pelo Espírito Santo. Precisamente por isso, Ele é chamado (παρακλητος parakletos), isto é, Consolador, num sentido mais amplo, ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro.

Então que neste dia possamos levar a outros a mensagem viva de uma alegria que vai além da alegria passageira que se esvai como um hálito vapor. E se eles rirem e rejeitarem a alegria que advém do praticar do amor, e isso vier nos entristecer, guardemos a viva certeza que seremos consolados pelo Espirito Santo, e Ele nos fará entrar na posse da eterna alegria no reino do amor.

Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 25/08/2019
Código do texto: T6728538
Classificação de conteúdo: seguro