De que vale o tempo, se não for para amar e servir o próximo?

Ao voltar para seus discípulos, os surpreendeu dormindo: “Simão!” Chamou Ele a Pedro. “Estais dormindo? Não conseguistes vigiar nem por uma hora? Vigiai e orai, para não cairdes em tentação, pois, de um lado, o espírito está pronto, mas, por outro lado, a carne é fraca”. (Mar 14:37,38). Estes versículos fazem parte da passagem que antecede a sofrida condenação de Jesus.

Vemos que ao dirigir-se ao Getsêmani Jesus desejava ardentemente duas coisas. Coisas que são bem humanas, Ele queria comunhão humana e fortalecimento com Deus. Aqui entendemos o que Deus quis dizer lá em gênesis: Não é bom que o homem esteja só, (Gênesis 2:18). É fato que em momentos de tribulações precisamos de alguém ao nosso lado.

Talvez não precisemos que este nos faça algo, só a sua presença mesmo que seja calada, quieta, só uma presença amiga. Mas o triste é que o ser humano criado para cuidar e dar atenção a outro ser humano, na maioria das vezes só tem atenção para si mesmo e para as coisas que lhe dão prazer. Isso nos faz pensar; se um dia alguém nos pedir atenção, que estejamos prontos a dar mesmo que em detrimento as nossas necessidades.

Isto ocorreu com Jesus. O interessante é que aqueles homens que a pouco tinham afirmado estar dispostos a morrer por Ele, não pudessem permanecer despertos por Ele durante uma hora. Hora (ωρα hora), um tempo no tempo cíclico da vida, tempo de vida que gera vida. O interessante é que nós seres humanos gastamos o tempo tentando ganhar a vida, mas na maioria das vezes não temos tempo para a viver e amparar a vida.

Mas a beleza da vida é que se guiado pelo amor sempre podemos mudar, e temos o exemplo de Pedro. Ele havia dormido vítima da debilidade humana. Mas se faz bem recordar uma coisa com relação a Pedro: ele tinha um coração amoroso. E na vida é melhor ser um Pedro com um coração inflamado de amor, embora seus arroubos o colocassem em situações difíceis, e as vezes tristes, mas ter o amor que se doa no tempo da vida.

Do que ter os valores de Judas, que preferiu a materialidade em sua frieza de coração. Pedro amava a Jesus, e embora tenha falhado, com amor voltou a se restabelecer. Então aprendemos aqui que na vida faremos bem parar para doar um tempo nosso a outrem. Pois nem um valor material ou conhecimento intelectual, nos servirá na vida que virá no reino, somente a sabedoria adquirida pelo vivenciar do amor irá conosco.

Então vigiemos e oremos, para que ao chegar último segundo de nossa vida, onde o resumo de tudo se faz, para não nos arrependermos do que não fizemos. Pois é o resumo da vida aqui vivida no sentir do amor que se apresentará na plenitude da vida.

Pois o espirito fortalecido no amor está pronto, mas a carne em sua debilidade se faz fraca ante os medos e os desejos do ego. Então oremos e amemos mais, pois o amor gera vida e vida além da vida, porque Deus é amor, e o seu amor nos fortalecerá ao darmos tempo em amor para vida de outrem. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 12/08/2019
Código do texto: T6718125
Classificação de conteúdo: seguro