A IMPORTÂNCIA DE SER UM CERIMONIÁRIO

A Pastoral dos Coroinhas e Cerimoniários levam crianças e adolescentes às Paróquias com participação ativa no Ministério da Liturgia. Incentiva a responsabilidade do serviço no Altar, cujos ensinamentos se aplicam no dia a dia. Desenvolve formações para o conhecimento litúrgico mais aprofundado.

Os coroinhas e cerimoniários também têm por missão o zelo pela comunidade, mantendo um ambiente celebrativo e de oração comunitária, além de defenderem a Eucaristia.

O cerimoniário é um ofício da liturgia cuja função é a de preparar e coordenar as cerimônias, assistir o celebrante nas suas funções, conduzir leitores e salmistas, organizando todo o rito, garantindo seu decoro e ordem.

É ele que planeja e zela para que tudo transcorra em perfeita ordem, ele acerta os detalhes com todos os membros que atuam na liturgia: acólitos, ministros, cantores ou coristas, salmistas, comentaristas, leitores, diáconos, sacerdotes, bispo e mantém permanente vigilância durante a celebração para que tudo saia de acordo com o planejado e de forma correta.

Seu vestuário consiste de uma batina preta e sobrepeliz. Como se trata de um ofício de comando, sua própria natureza exige conhecimento da sagrada liturgia e de como são organizadas as celebrações, já que grandes poderes levam a grandes responsabilidades.

Ele deve ser um fidelíssimo servidor da liturgia, humilde e dócil com todos.

Rosemary Arruda
Enviado por Rosemary Arruda em 27/07/2019
Código do texto: T6706057
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.