A provisão de Deus na aflição
Êxodo 2.1-9
Introdução
- O cenário virou. Saímos de um governo próspero de José no Egito onde os hebreus eram felizes. Passa o tempo, José morre, vem outro Faraó e com muito receio de ter o seu reino tomado, traz uma cruel escravidão ao povo de Deus. Israel encheu o Egito e, segundo o atual Faraó, poderia se aliar aos inimigos e destruir o país.
- A crueldade não tinha limites. Além de pesar ainda mais o trabalho dos hebreus, a ordem era para as parteiras observarem. Se a criança nascida fosse menina, poderia sobreviver, caso fosse menino, deveria ser morto.
- Porém, Faraó não contava com o temor a Deus das parteiras que permitiam que os meninos viessem ao mundo. E eram abençoadas por isso.
- Porém Faraó não desistiu e sabendo que os meninos hebreus continuavam a nascer e se tornando homens fortes, ele ordena que todas as famílias joguem seus filhos homens no Rio Nilo.
- Daí começa a história de Moisés, que seus pais tentaram escondê-lo, porém só conseguiram por 3 meses. Quando o lançaram no rio, Miriam, sua irmã, ficou observando. A filha de Faraó foi tomar banho no rio e suas criadas encontraram a cesta com a criança. Ela teve pena daquela criança e resolveu cuidar. Miriam muito esperta se oferece para encontrar uma hebreia para cuidar do bebê e chama exatamente a mãe para estar perto do filho.
- A mãe do menino o amamentou e cuidou até que o entregou à filha de Faraó que o chamou de Moisés por tê-lo tirado das águas.
1 – A provisão de Deus vem através de pessoas (Ex 1.15-17)
15 O rei do Egito ordenou às parteiras dos hebreus, que se chamavam Sifrá e Puá:
16 "Quando vocês ajudarem as hebreias a dar à luz, verifiquem se é menino. Se for, matem-no; se for menina, deixem-na viver".
17 Todavia, as parteiras temeram a Deus e não obedeceram às ordens do rei do Egito; deixaram viver os meninos.
- A ordem era matar os meninos hebreus. Mas o temor ao Senhor fez com que essas mulheres virassem o canal da provisão de Deus para o seu povo.
- Elas, tementes a Deus, não observaram a sórdida ordem do Faraó e foram usadas por Deus para a vida dos meninos. A provisão de Deus vem através de pessoas como essas.
- Deus em sua sabedoria, usa a todos e da maneira que ele quer para prover o seu povo. Aquela oferta, aquela bolsa de compras em um momento de maior necessidade. Alguém que abre a porta de um trabalho/emprego.
- Imagina a aflição das gestantes da época. A crise que viviam porque ao chegar a hora do parto poderiam ter seus filhos assassinados por ordem do Faraó. Mas Deus, em sua infinita bondade traz a vida àquelas mulheres que não tinham certeza de que iriam ter seus filhos nos braços.
2 – Deus traz a provisão a quem teme o Senhor (Ex 1.20-21)
20 Deus foi bondoso com as parteiras; e o povo ia se tornando ainda mais numeroso, cada vez mais forte.
21 Visto que as parteiras temeram a Deus, ele concedeu-lhes que tivessem suas próprias famílias.
- Aquelas que foram canais de vida, Deus concede a vida.
- Aquelas que foram instrumentos para a provisão, Deus agora as provê.
- Aquelas que ajudaram na felicidade de famílias, agora o próprio Deus as abençoa com família.
- A provisão de Deus vem para quem não se importa nenhum pouco com as recompensas. Somente querem ser usados.
- Não é negociação, é disposição. Você está disposto a ser usado para a provisão de Deus? Sem nenhum interesse?
3 – A provisão vem de onde menos se espera (Ex 2.5-9)
5 A filha do faraó descera ao Nilo para tomar banho. Enquanto isso as suas servas andavam pela margem do rio. Nisso viu o cesto entre os juncos e mandou sua criada apanhá-lo.
6 Ao abri-lo viu um bebê chorando. Ficou com pena dele e disse: "Este menino é dos hebreus".
7 Então a irmã do menino aproximou-se e perguntou à filha do faraó: "A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino? "
8 "Quero", respondeu ela. E a moça foi chamar a mãe do menino.
9 Então a filha do faraó disse à mulher: "Leve este menino e amamente-o para mim, e eu lhe pagarei por isso". A mulher levou o menino e o amamentou.
- Deus é surpreendente por causa disso. Ele faz nascer a provisão de onde não se espera.
- O algoz dos meninos hebreus seria o provedor do menino tirado do rio.
- O menino que segundo a ordem, deveria ter sido morto, ou lançado ao léu pelos seus pais, vai ser cuidado, educado, alimentado por aquele que queria mata-lo. Só Deus pode mudar a história dessa maneira.
- A provisão de Deus vem dos locais onde menos se espera, das pessoas mais improváveis. Porque Ele é Deus e tem autoridade para enviar qualquer um para abençoar você. Se está no controle de Deus, ele mesmo fará chegar até nós.
-Se confiamos no Senhor, precisamos crer que em algum momento, de algum lugar, de alguma maneira, chegará até nós a sua provisão. Em muitas vezes queremos entender. Não é pra entender, é pra viver. É para agradecer e continuar temente ao Eterno.
- Deus tem provido a muitos, mas o orgulho tem impedido muitos de usufruir dessa provisão. Não quer por que: o que vão pensar? Como ficará a minha reputação? Preocupe-se em usar bem aquilo que Deus te dá.