Na tripla indagação a tripla ordenação.
E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. (João 21:15). Este versículo faz parte da passagem, da tripla pergunta e da tríplice afirmação.
É comum nos atermos as perguntas e as resposta, mas aqui também tem um tríplice ordenamento que Jesus dá a Pedro.
1 - Na primeira indagação Jesus finda ordenando a Pedro: “Apascenta os meus cordeiros.” A palavra do grego aqui usada é, (βοσκω bosko), que significa: Nutrir, alimentar, apascentar, mas no conceito Cristão, significa nutrir espiritualmente alimentando as pessoas com os ensinamentos de Deus.
Mas o que é relevante aqui é que Jesus diz para que se faça isso aos cordeiros (αρνιον arnion). Lembremos que cordeiro é o animal que ainda não tem dente, ou seja, não pode comer alimentos sólidos e precisa de cuidados mais de perto. Ou seja, um discipulado no qual os ensinamentos devem levar os princípios básico do ser cristão.
2 – Na segunda vez da indagação Jesus ordena a Pedro para que ele apascente suas ovelhas (προβατον probaton), rebanho adulto. E a palavra aqui usada para apascentar é: (ποιμνιον poimnion), que inclui a guarda, a orientação e o crescimento do rebanho. Ou seja, aqui está implícito o dever de um Pastor, ou de um líder cristão, guardar e guiar e suprir as necessidades da alma do povo cristão.
Cabendo ao líder fornecer orientações guiadas pelo Espírito Santo, e não pelo seu ego. A ordem aqui é para que ele supervisione o caminhar do povo, estando sempre atento, as suas necessidades seja, espiritual, social ou física. Eis onde difere o governo de Deus e o governo do ser humano, um guia sempre e prove os seus em sua necessidade, sabendo que é servo, já o outro grita por poder e autoridade.
3 – Na terceira vez Jesus manda Pedro que ele nutra o rebanho, e a palavra aqui usada é novamente (βοσκω bosko), ou seja, aqui vemos que o rebanho já é adulto e caminha sozinho e o seu alimento é solido, pois já possuem dentes. Então é hora de um alimento mais substancioso e que exija um certo esforço na mastigação.
Aqui a ovelha adulta ainda precisa de cuidados, atenção, e de alimento. E o alimento de um Cristão é o ensinamento exegético da palavra, para que este jamais venha ser levado por ventos de doutrinas falsas.
Que cada um de nós reflita onde precisamos acertar, e que o façamos sob a orientação do Espirito Santo, para que possamos cumprir a missão dada a Pedro e a nós, pelo nosso Amado Senhor, Jesus Cristo. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).