A fé
Introdução
Qual é a definição de fé?
Como ela pode surgir? Como posso ter fé?
A Bíblia diz em Hebreus 11:1: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”.
Jesus é a origem da fé. A Bíblia diz em Lucas 17:5: “Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.
A Bíblia diz em Romanos 10:17: “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”
A verdadeira fé é crer no que Cristo fez por nós.
A Bíblia diz em Romanos 5:1: “Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.”
Fé é confiar em Deus para tudo.
A Bíblia diz em Hebreus 10:38: “Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele”.
Uma fé fraca pode-se tornar numa fé forte com a ajuda de Deus.
A Bíblia diz em Marcos 9:24: “Imediatamente o pai do menino, clamando, [com lágrimas] disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade.”
Alguns tipos de fé que existem:
Má-fé
Designa-se má-fé quando um indivíduo, ou um grupo de indivíduos, age intencionalmente com o interesse de prejudicar alguém. Como exemplo poderíamos citar uma propaganda enganosa, um contrato desonroso, entre outros.
Boa-fé
Designa-se boa-fé quando alguém age de maneira honrosa e com boa conduta, quando faz o possível para cumprir seu dever. Quando é honrada, honesta, não engana, não age com dolo.
Fé pública
Presunção legal de autenticidade, verdade ou legitimidade de ato emanado de autoridade ou de funcionário devidamente autorizado, no exercício de suas funções. Tudo o que for registrado possui fé pública. O registrador age em nome do Estado quando usa a expressão dou fé, significando que o afirmado, transcrito e certificado é verdadeiro. Visa a proteger o terceiro que contrata confiando no que o registro publica. Em sentido geral, esse princípio possibilita que o terceiro realize, de boa-fé, um negócio oneroso, passando a ter a presunção de segurança
jurídica.
Novo Testamento:
Fé é acreditar em coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem, independentemente daquilo que vemos, ou ouvimos".
Fé — Hebreus 11:1.
Na Bíblia, a palavra "fé" transmite a ideia de confiança, fidúcia, firme persuasão. A fé é "o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem" (Hebreus 11:1), é a convicção de algo subjacente a condições visíveis e que garante uma posse futura, sendo a base de esperança para se ter convicção a respeito de realidades não vistas. Segundo Romanos 10:17 a fé vem pelo aprendizado da bíblia.
Comentando a função da fé em relação ao convênio com Deus, o escritor da Epístola aos Hebreus traduz "fé" com a mesma palavra que geralmente aparece em antigos papiros oficiais de negócios, dando a ideia que um convênio é uma troca de garantias para futuras transferências de posses descritas no contrato.
Nessa visão, Moulton e Milligan sugerem a redação: "Fé é o título da ação esperada."Sintetizando o conceito, no Novo Testamento a fé é a relação sobre a autorrevelação de Deus, especialmente no sentido de confidência com as promessas e medo de ameaças que estão nas escrituras. Os escritores evidentemente supõem que os seus conceitos de fé estão enraizados nas escrituras hebraicas.
No mais, os escritores do Novo Testamento igualam fé em Deus com crença em Jesus. A fé em Deus é um aspecto importante demais para quem como nós praticante da religião cristã. A verdade é que todos nós acreditamos e colocamos nossa fé em alguma coisa. Judas 1:20 “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo.”
Ainda de acordo com a Bíblia, sem a fé é impossível agradar a Deus, "porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6) e, para quem deseja manter sua fé viva, é necessário que ela seja praticada pois "assim como o corpo sem espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta." (Tiago 2:26)