Pescadores na obediência do amor. (Parte 2, Olhos prontos para ver).

Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. (Luc 5:1,2). Este versículo faz parte da passagem onde Jesus manda os pescadores lançarem a redes, e eles o fazem por obediência pois a pesca noturna não havia sido produtiva.

Foi dito antes que dividiríamos este estudo em duas partes, mas o dividiremos em quatro, na primeira tratamos das peculiaridades histórica e contexto regionais, e aqui iniciaremos o estudo da mensagem espiritual que o ensino nos traz.

Devemos notar, em primeiro lugar, que embora não se diga, que estamos diante de um dos momentos decisivos no ministério de Jesus. A última vez que o ouvimos pregar estava na sinagoga; agora está à beira do lago. Ele ainda voltará a ensinar na sinagoga; mas chegará o momento em que a porta desta lhe será fechada e as margens do lago e os caminhos se converterão em seu local de ensino, tendo como palco o monte e um barco.

Aqui nesta passagem temos a vistas uma lista para que enxerguemos e vivenciemos um milagre.

Primeiro se faz preciso ter olhos desanuviado dos eitos, preceitos e de preconceitos, e prontos para ver. A beleza se abre diante da naturalidade de uma vida que se apresenta plena em milagres naturais. Quando estudamos as peculiaridades do local vemos que Jesus não criou um cardume de peixes para a ocasião.

Pois no lago/mar da Galiléia existiam cardumes fabulosos que cobriam o mar como um manto sólido de mais de meio hectare de superfície. O que Jesus fez foi olhar com atenção ao seu redor, o que os olhos cansados dos pescadores já não viam. Ou seja, aqui entendemos que na vida sempre devemos ter olhos que realmente buscam enxergar além do problema e das circunstancias, e o milagre do amor se fará visto.

As grandes invenções da história se deram porque alguém viu além do comum, por exemplo, muitos viam o vapor saindo pelo bico da chaleira; e James Watt o viu e pensou na máquina a vapor. Tantas maçãs caíram diante de olhares distraídos em si mesmo; só Isaac Newton pensou na lei da gravidade. E assim por diante.

Ainda hoje muitos de nós vemos e pensamos que a vida é somente aquela que se apresenta aos nossos sentidos, mas a vida vai muito além disso. Muitos de nós gritam que são seres movidos pela razão, quando na realidade a dita razão governa somente dez porcento de seus atos.

Jesus nos ensinou que a vida deve ser pautada pelo perdão e pelo amor que serve. E quando fazemos isso os nossos olhos se abrem as maravilhas e aos milagres que nos rodeiam. Por isso que se faz necessários vigiar e orar. Quando vigiamos o nosso interior e entendemos quem somos e o que somos enxergamos a vida como ela é.

Então que neste dia segamos vigiando e orando, para que jamais as durezas da lida venham no cegar dos milagres que na vida se apresentam. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 09/07/2019
Código do texto: T6691906
Classificação de conteúdo: seguro