Pescadores na obediência do amor. (Parte 1).
Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. (Luc 5:1,2). Este versículo faz parte da passagem onde Jesus manda os pescadores lançarem a redes, e eles o fazem por obediência pois a pesca noturna não havia sido produtiva.
Dividiremos este estudo em duas partes na primeira trataremos das peculiaridades histórica e contexto regionais, e na próxima da mensagem que nos ensina a passagem.
A extensão de água da Galiléia tem três nomes diferentes: Mar da Galiléia, Mar do Tiberíades e Lago do Genesaré. Mede vinte quilômetros de comprimento por treze de largura, medindo um total de 166 Km², tem uma profundidade média de 26 metros chegando até o máximo de 43 de profundidade. Localiza-se em uma depressão de duzentos e treze metros sob o nível do mar. Este fato lhe dá seu clima quase tropical. Estas são as características básicas do lago/Mar.
E mais dentre as espécies de peixes ali destacam-se três; tilápia (saint peter), O segundo grupo é o da sardinha do Quinerete, que se assemelha a um arenque pequeno. terceiro grupo é o biny, também conhecido como barbo. Estas eram as principais espécies consumidas pelo povo da região.
Mas porque temos que ter em mente tais coisas, isto se dá porque é comum ouvirmos pregações que confundem as características peculiares deste lago com os mares de água salgada. E também já ouvi dizer que não se pesca com anzol em alto mar, e já ouvi também dizer que não se pesca com rede em alto mar, mas é possível pescar com os dois modos em alto mar. E com vimos o lago/mar sua profundidade maior é de 43 metros passível de se pescar com as duas modalidades.
E o que aprendemos aqui? Aprendemos que saber um pouco é pior do que não saber nada. Também aprendemos que para ensinar duas linhas precisamos estudar vinte páginas. Pois a responsabilidade de quem prega ou ensina é deveras grande. Tiago nos alerta sobre isso quando disse: Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. (Tiago 3:1,2).
Então que neste dia ao ensinarmos algo a outrem, seja nossos filhos, colegas de trabalho ou em qualquer lugar, que o façamos com responsabilidade e amor, pois o tempo de vida que gastamos ao ensinar vale uma vida. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).