Antropologia (parte 3)

A NATUREZA HUMANA: O USO DO TERMO HOMEM NA BÍBLIA

No antigo testamento há vários termos usados para definir o ser humano. O principal deles, que aparece cerca 562 vezes, é ADAMI, hebraico: humano (Adão) (que significa. Tirado da terra). Refere-se à raça humana (homem e mulheres). Esse termo não se refere apenas homem individual ADÃO, e sim (homem e mulheres).

No novo Testamento o termo usado é ANTRÕPOS (aquele que olha prá cima) significa humanidade e faz distinção entre os seres humanos e os animais.

A ANTROPOLOGIA é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados como a “Antropologia Física ou Biológica”.

Para o antropólogo Claude Lévi-Strauss, a etnografia corresponde “aos primeiros estágios da pesquisa: Qualquer que seja a definição adotada é possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “Outro” Veja o que Jesus disse em Mateus: (Mat. 12 Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem. ),

OS ANJOS (1Cor.4:9 Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens), Jesus Cristo (Gal.12 porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo)

OS SERES HUMANOS FORAM CRIADOS POR CONSELHO DIVINO ESPECIAL (Gênesis. 1:26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.)

Por ato direto de DEUS (Gen. 2:7 Também Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente). Segundo um tipo divino, como imagem e semelhança de DEUS.

Gênesis 2:26 -28 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.).

Vejam que o homem foi colocado numa posição acima do restante da criação (Gen. 1:28), destinados a viver no mundo.“O homem passou a ser alma vivente” (Gen. 2:7), é muito provável que a forma de vida que o homem recebeu de Deus fosse eterna na terra, e foi perdida por causa do pecado.

O homem destinado a amar “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gen. 2:18), destinado a dominar toda a criação “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra” (Gen. 1:28 ).

Destinado a louvar o Criador. (Salmo 8:5-9 Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. 6 Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste:7 ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; 8 as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares. 9 Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!)

Paulo Laurindo Rocha Dias
Enviado por Jeferson modesto em 07/07/2019
Reeditado em 07/07/2019
Código do texto: T6690437
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.