ANTROPOLOGIA (parte 2)
ANTROPOLOGIA nada mais é do que, conhecer a nós mesmo, a nossa formação, saber o nosso destino, saber o que é uma alma dentro de nós, o que é o espírito, e saber suas funções.
Leia: Gen.1:27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou. É importante que você saiba, que a imagem de Deus no homem não é física, e que Deus não é um ser, como nós somos.
Quero dizer que, quando chegarmos lá no céu, a nossa mente terrena irá nos acompanhar somente até o julgamento (“TRONO BRANCO” Apocalipse 20:11;12), pois todos nós seremos julgados.
DEUS COMO CRIADOR DO UNIVERSO E DO HOMEM
A Bíblia ensina claramente a doutrina de uma criação especial nos dois primeiros capítulos do livro de Genesis. O primeiro versículo declara que: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” isto significa que, DEUS fez cada criatura segundo sua espécie, Gen. 1:24.
Ensina-nos também que, cada criatura foi criada como a conhecemos hoje. Esta declaração leva o estudante da bíblia acreditar que esse momento não existia absolutamente nada, e do nada DEUS criou todas as coisas. Deus criou várias espécies e então as deixou para que se desenvolvessem e progredissem segundo as leis da natureza criada.
Com relação ao universo Deus disse: “Haja, e as coisas vieram à existência”. Quanto ao homem, a bíblia diz que DEUS “formou” ou modelou do pó da terra. A distinção entre o homem e as criaturas inferiores implica a declaração de que DEUS criou o homem a sua imagem.
A CRIAÇÃO REVELA O PODER DE DEUS (Isaias 40:26) sua majestade Amos:4:13, seu trabalho ordenado (Isaias 45:18) e sua Soberania (Salmo 89:11-13 São teus os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste. 12 O norte e o sul, tu os criaste; o Tabor e o Hermom regozijam-se em teu nome. 13 Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e elevado a tua destra. Quem rejeita a doutrina bíblica da criação divina, desrespeita o poder e soberania do seu criador.
A TEORIA DA EVOLUÇÃO
Em oposição à criação especial e direta de DEUS, surgiu a teoria da evolução que ensina que todas as formas de vida tiveram sua origem em uma só forma e que as espécies mais elevadas surgiram de uma forma inferior, por exemplo: o que outrora era caramujo transformou-se em peixe; o que era peixe chegou a ser réptil; o que era réptil tornou-se pássaro e para encurtar a história, o que outrora era macaco evoluiu e tornou-se humano.
E V O L U C I O N I S T A
Os evolucionistas procuram unir o homem ao irracional, mas JESUS Cristo veio ao mundo para unir o homem a Deus. Ele tomou sobre si a nossa natureza para poder glorificá-la no seu destino celestial. “João:1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”. Aqueles que participam da sua vida divina chegam a ser membros de uma nova e mais elevada RAÇA sim, os filhos de DEUS. Porém, essa nova raça surgiu não para que a natureza humana evoluísse até a Divina, mas porque a Divina penetrou na natureza humana.
E aqueles que são participantes da natureza divina Pedro diz: pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo. (2 Pedro1:4)
João, o apóstolo diz: “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é, 1João 3: 2 ”.
A NATUREZA HUMANA: O USO DO TERMO HOMEM NA BÍBLIA
No antigo testamento há vários termos usados para definir o ser humano. O principal deles, que aparece cerca 562 vezes, é ADAMI, hebraico: humano (Adão) (que significa. Tirado da terra). Refere-se à raça humana (homem e mulheres). Esse termo não se refere apenas homem individual ADÃO, e sim (homem e mulheres).
No novo Testamento o termo usado é ANTRÕPOS (aquele que olha prá cima) significa humanidade e faz distinção entre os seres humanos e os animais.
A ANTROPOLOGIA é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados como a “Antropologia Física ou Biológica”.
Para o antropólogo Claude Lévi-Strauss, a etnografia corresponde “aos primeiros estágios da pesquisa: Qualquer que seja a definição adotada é possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “Outro” Veja o que Jesus disse em Mateus: (Mat. 12 Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem. ),
OS ANJOS (1Cor.4:9 Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens), Jesus Cristo (Gal.12 porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo)
OS SERES HUMANOS FORAM CRIADOS POR CONSELHO DIVINO ESPECIAL (Genesis. 1:26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.)
Por ato direto de DEUS (Gen. 2:7 Também Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente). Segundo um tipo divino, como imagem e semelhança de DEUS.
Genesis 2:26 -28 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.).
Vejam que o homem foi colocado numa posição acima do restante da criação (Gen. 1:28), destinados a viver no mundo.“O homem passou a ser alma vivente” (Gen. 2:7), é muito provável que a forma de vida que o homem recebeu de Deus fosse eterna na terra, e foi perdida por causa do pecado.
O homem destinado a amar “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gen. 2:18), destinado a dominar toda a criação “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra” (Gen. 1:28 ).
Destinado a louvar o Criador. (Salmo 8:5-9 Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. 6 Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste:7 ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; 8 as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares. 9 Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!)
D I C O T O M I A
O s d i c o t o m i s t a s sustentam apenas dois elementos constituintes do seres humanos: O material e o imaterial. Eles afirmam que a alma e espírito são usados na bíblia como sinônimos.
EXISTEM DUAS CORRENTES QUE EXPLICAM A COMPOSIÇÃO ESTRUTURAL DO HOMEM
Os dicotomistas afirmam que, o homem é formado de corpo e alma, sendo que a alma é dividida em sentimentos, intelecto e no espírito.
Já os TRICOTOMISTAS defendem que o homem é formado de CORPO, ALMA e ESPÍRITO.
O antigo testamento não faz muita distinção entre a alma e o espírito. O termo espírito significa sopro, hálito, princípio de vida.
(Gên.2:7; Eze. 3:19; Sal. 33:19 ) No novo testamento já encontramos diferença entre alma e espírito. Em Lucas 1:46-47 diz : a minha alma engrandece ao senhor, e o meu espírito se alegra no meu deus,meu salvador. E em Heb. 4:12 Diz: porque a palavra de deus é viva e eficaz e mais cortante que qualquer espada de dois gumes ,e penetra até a divisão da alma e espírito...
Em Mateus 10:28, o senhor Jesus adverte: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”.
Em 1 Cor.5:3, Paulo fala em estar “ausente no corpo”, mas “presente no espírito”, o Espírito Santo se une o nosso espírito, (Romanos 8:16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. ) sendo que os dois aspectos abrangem a pessoa total.
Há ocasiões em que perder o espírito significa morrer. (Mat. 27:50 E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. ), ( João 19:30 Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito), Assim como perder a alma envolve a morte (Mat. 2:20 Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino.(Luc.9:24,25 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará.)