A N T R O P O L O G I A

(do grego anthropos, "homem" e logos, "razão"/"pensamento") é a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.

A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Cada uma destas, em sua construção abrigou diversas correntes de pensamento.

Pode-se afirmar que a poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características do homem físico.

Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.

1TESSALONICENSE. 5:23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. .

Romanos. 8:15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. 16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Provérbios. 4:20 Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras. 21 Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as. 22 Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las. 23 Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. 24 Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. 25 Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. 26 Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. 27 Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.

Provérbios. 5:1 Filho, preste atenção no que eu digo com a minha sabedoria e compreensão. 2 Então você saberá como se comportar, e as suas palavras mostrarão que você tem conhecimento das coisas.

Provérbios. 5:1 Filho, preste atenção no que eu digo com a minha sabedoria e compreensão. 2 Então você saberá como se comportar, e as suas palavras mostrarão que você tem conhecimento das coisas.

Com tantas vozes diferentes ao nosso redor, é difícil fazer uma pausa para escutar a palavra de Deus. Os familiares, os amigos sempre estão bem dispostos a nos dar opiniões e seus conselhos.

Uma parte importante no treinamento espiritual é aprender a escutar aquilo que a palavra de Deus tem para nos dizer. É dar à palavra a primazia em nossa vida.

NOS VERSÍCULOS CITADOS ACIMA, DEUS NOS MANDA FAZER TRÊS (3) Coisas com a Palavra: (1ª) ESCUTÁ-LA; (2ª) LÊ-LA e a (3ª) MEMORIZÁ-LA. No versículo 20, lemos:... Aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. .

Em todas as ocasiões em que a bíblia está sendo lida em voz alta - na igreja, no culto doméstico, num programa evangélico, no rádio ou na TV - preste muita atenção às palavras, Deus pode estar falando com você. Verso:1, diz: Não os deixes apartar-se dos teus olhos.

Em outras palavras, passe tempo a só lendo a palavra de Deus. Deixe-a penetrar profundamente nos seus pensamentos e no seu coração. Memorize-a, conforme nos diz o versículo 21 de Provérbios capitulo 4. “...Guarda-os no mais íntimo do teu coração”.

Se fizermos essas 3 coisas, descobriremos que a palavra de Deus é vida e saúde para o nosso corpo (Prov. 4:.22). Entraremos então, na vida abundante em Cristo Jesus.

Acharemos cura física para o nosso corpo. Tudo quanto precisamos fazer é dar à palavra de Deus a primazia em nossas vidas.

Provérbios 4 : 20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. 21 Não os deixem apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. 22 Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.

Continuando: como treinar nosso espírito para que Deus use-o para nos guiar? De tal forma que não fiquemos na dependência de profecias, e das pessoas sobre as questões que nos dizem respeito.

O espírito humano tem uma voz. Conhecemos esta voz por "consciência". Às vezes, a chamamos de "intuição" ou voz de orientação. Trata-se de nosso espírito falando conosco.

O espírito de cada pessoa salva tem uma voz. O novo nascimento, porém, é um renascimento do espírito humano. Nosso espírito obtém informações à medida que meditamos sobre a palavra. Aprenda a obedecer a seu espírito. Nosso espírito tem em si a vida e a natureza de Deus, porque o Espírito Santo habita dentro de nós.

O diabo não pode estar dando informações porque ele está do lado de fora de você. Deus quer comunicar-se conosco através de nosso espírito, porque é ali que Ele está. Ele não está em nossa cabeça.

Deus não está em nossas faculdades de raciocínio. Ele está em nosso espírito. Nosso espírito obtém através Dele suas informações.

Algumas pessoas dizem que a nossa consciência não é um guia seguro, mas nem sempre é assim.

A consciência é um guia seguro no crente cheio do Espírito Santo, porque Deus habita naquele crente. A consciência do crente é a voz do seu espírito e fica sendo a voz de Deus. E é sinal de que Deus está falando com ele. Paulo disse que obedecia à sua consciência.

Atos 23:1 "Fitando Paulo os olhos no Sinédrio, disse: Varões, irmãos, tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência até ao dia de hoje". Atos 23: 1 LH Meus irmãos, tenho vivido até hoje com a consciência limpa diante de Deus.

Provérbios 20:27 "O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo." Deus usa o nosso espírito para nos orientar.

Ele o usa para nos iluminar. À medida que nosso espírito medita na palavra de Deus e se alimenta com ela, fica sendo um guia seguro.

Continua.

Paulo Laurindo Rocha Dias
Enviado por Jeferson modesto em 07/07/2019
Reeditado em 07/07/2019
Código do texto: T6690429
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.