A unidade fator de grande valia para os Cristãos...

A Unidade

Todavia, embora houvesse igrejas locais em diversos lugares, uma grande verdade, um fato notável sobressai do conjunto das Escrituras do Novo Testamento: todas essas igrejas formavam sobre a Terra um só corpo — a Assembleia de Deus ou a Igreja de Deus, da qual cada assembleia local era a expressão viva ali, onde se encontrava.

Por isso o Senhor diz: "Edificarei a minha Igreja". Portanto, ela é uma. O apóstolo Paulo fala aos anciãos da igreja de Éfeso, da "Igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue". A Timóteo ele diz: "A casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo". Ainda aqui vemos que ela é somente uma. "Fomos todos batizados num só Espírito, para sermos um só corpo, quer se trate de judeus ou de gregos, de escravos ou de homens livres; e todos fomos dessedentados pela unidade de um só espírito"— diz ainda o mesmo apóstolo aos Coríntios. "Há um só corpo e um só Espírito", e esse corpo é a Assembleia, porque Paulo diz ainda:".. .e, sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo". "Ele é a cabeça do corpo" (At20:28; 1 Tm 3:15; 1 Co 12:13; Ef 4:4; 1:22-23; Cl 1:18).

Todas essas passagens demonstram a unidade da Igreja, e note-se que se trata, em todas elas, da Igreja sobre a Terra, da sua manifestação neste mundo como um só corpo. Em qualquer lugar onde houvesse cristãos reunidos, eles eram ali, assim juntos, a expressão viva da Assembleia universal de Deus ou de Cristo, sem que nenhum outro nome os distinguisse, a não ser, talvez, os nomes de desprezo que lhes davam os seus inimigos, tais como, por exemplo, os de "nazarenos", "seita impugnada por toda parte", "O Caminho", etc. (At 24:5; 28:22; 9:2; 24:14).

Havia, portanto, embora em diferentes lugares, uma única Assembleia cristã, a Assembleia de Deus, claramente distinta como corpo de tudo o que a rodeava, fossem judeus ou gentios, como o prova a seguinte passagem: "Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus" (1 Co 10:32).

Fica, pois, claro que, quando uma alma tinha sido convertida ao Senhor, não tinha de procurar qual era a congregação a que deviam unir-se. Não havia mais do que uma assembleia de Deus em cada lugar, e a alma que tinha crido em Jesus, por essa mesma razão passava a fazer parte da Igreja dele, e era a ela incorporada. Ficava então a fazer parte do corpo, ou seja, da Igreja de Deus em todo e qualquer lugar.

Facilmente se compreende que, tratando-se de um centro urbano de certa importância, poderia haver ali um ou vários pontos de reunião, mas a Igreja ou Assembleia era a mesma — era uma. Era distinta do mundo e uma, segundo o voto expresso pelo Salvador na Sua oração: "para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste"(Jo 17:14 e 20-21).

Entrava-se ali, não por se aderir a um credo qualquer, não após uma instrução mais ou menos longa, mas pela conversão, "pela lavagem da regeneração e a renovação do Espírito Santo"(At 16:31-34; 2:38 e 41; Tt 3;5).