Cristãos, vivos agentes da viva e amorosa palavra de Deus. (final).
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hb 4:12). Aqui vemos o autor dizer-nos algumas coisas sobre o poder vivo da palavra de Deus. E o autor continua a dizer:
Caminhando para o final vamos entender um pouco do contexto histórico de quando foram ditas estas palavras. Aqui entendemos que o argumento desta passagem é que a palavra de Deus veio a humanidade e sua natureza é tal que não pode ser deixada de lado. Os ortodoxos e parte do povo tinham uma concepção muito particular sobre as palavras. Para eles, uma palavra, uma vez pronunciada, tinha uma existência independente; não era só uma vocalização, mas sim uma força ou um poder que tinha a capacidade de mudar algo.
No livro do profeta Isaías vemos: assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei. (Isa 55:11). O povo judeu sempre considerou a palavra não como um som, mas sim como um poder. E quando analisamos com atenção vemos uma verdade nisto.
Pois uma palavra dita pode desestabilizar uma liderança ou um governo. A história nos mostra isso. Um líder cunha uma frase que se converte num toque de trombeta ou num grito de batalha que inflama o povo para lançá-lo às cruzadas ou ao erro. Alguma personalidade publica um manifesto que provoca uma ação que pode construir ou destruir nações.
E fazendo um resumo de tudo que estudamos fica claro o seguinte, se a palavra proferida por um humano tem esse poder, que dirá a palavra de Deus. Então devemos cuidar com as palavras dita, e mais cuidar para que jamais mudemos ou alteremos a palavra de Deus para benefício próprio. Pois chegará o momento em que cada um deverá encontrar-se com esse Deus de cujos olhos nada está oculto nem pode ocultar-se.
E que diante deste olhar que a tudo perscruta possamos ouvir a seguinte frase: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo (Mat 25:34b). Eis a mais cara promessa que Jesus nos deixou. Que cada um reflita e se autoanalise a quanto anda o seu agir no amor. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).