Cristãos, vivos agentes da viva e amorosa palavra de Deus. (Parte 3).
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hb 4:12). Aqui vemos o autor dizer-nos algumas coisas sobre o poder vivo da palavra de Deus. E o autor continua a dizer:
A palavra de Deus esquadrinha os pensamentos e as intenções do ser humano. Pensamento (ενθυμησις enthumesis), ou seja, o nosso pensar é uma viva tela para Deus, os anjos e os demônios não são capazes de ler os nossos pensamentos, mas Deus sim. O nosso sentir e o nosso pensar se faz revelado a Deus, porque o seu Espirito habita em nós.
E quando nos desviamos do seu amor Ele sente, eis aqui o entendimento de como entristecemos o Espirito: E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. (Efes 4:30). Quando compreendemos isso buscamos nos manter no praticar do seu gracioso amor.
Deus em sua palavra enriquece e entende a nossa parte emocional, pois Jesus tomou a forma humana e se limitou, e nessa humilde limitação viveu e sentiu a vida como nós sentimos. Quão belo é entender isso o criador limitou-se a forma da criatura, por amor deu a vida para que todos tivessem vida em plenitude.
E, é por isso que Ele entende os nossos sentimentos, e os nossos instintos e paixões. E então a palavra de Deus enriquece a nossa intenção (εννεοια ennoia), pois quando os desejos e as intenções são dirigidos pela vontade do Espirito o amor reina em nossas ações. A vida se faz plena e rara quando a nossa vida emocional e intelectual está submetida a amorosa palavra de Deus.
E aqui entendemos que todas as coisas estão nuas e abertas aos olhos de Deus como podemos ver: E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. (Heb 4:13). O autor emprega duas palavras interessantes.
Para nus ele usa a palavra (γυμνος gumnos). Parafraseando o que ele diz: quer dizer que perante as pessoas podemos levar nossos disfarces e atavios externos; mas perante a presença de Deus somos despojados de tudo isso e devemos nos apresentar tal como somos.
A outra palavra é ainda mais gráfica. Estamos abertos aos olhos de Deus. Aqui ele usa a palavra (τραχηλιζω trachelizo). Segundo os linguistas tratasse de um termo não comum e cujo significado não é inteiramente certo. Mas o sentido mais usado é o de: desnudar pôr as claras. Ou seja, na presença de Deus somos vistos sem mascaras ou maquilagem.
Eis mais um dos cinco itens da maravilhosa e viva palavra de Deus. Cabe a cada um vestir-se da graciosa vestidura do amor, e deixar que a palavra de Deus nos guie, tornando-nos vivos agente desta palavra, que leva vida no mais gracioso amor levando o real avivamento a tudo e a todos. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars)