Cristãos, vivos agentes da viva e amorosa palavra de Deus. (Parte 2)
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hb 4:12). Aqui vemos o autor dizer-nos algumas coisas sobre o poder vivo da palavra de Deus. E o autor continua a dizer:
A palavra de Deus é afiada de fino fio, penetrante (τομωτερος tomoteros). E ao estudarmos esta passagem vemos que o autor usa aqui frases vivas para ilustrar isto. Ele diz que ela penetra até a fina divisão da alma e o espírito. Ou seja, a palavra de Deus penetra nas partículas subatômicas do ser, e lá ela causa a viva transformação do amor.
No grego a alma é (ψυχη psuche), o princípio do ser vivente. Todo ser vivente possui psique tanto os seres humanos como os animais porque se trata da vida física. Na psique estão as emoções e aquilo que controla as ações automáticas do nosso viver diário. Também ela é responsável pela maneira que vemos e sentimos o mundo a nossa volta.
E quando a alma está carregada de baixas emoções tais como: raiva, ira, ódio, rancor, inveja, cobiça, soberba, amargura e um amor próprio demasiado. A tendência e de agirmos contra a vida, pois deixamos de amar a nós mesmos e consequentemente a Deus e ao próximo. Porque os dias se tornam gris e desconfiamos até da flor.
Ele também fala sobre o espirito (πνευμα pneuma), o espírito. Somente o ser humano tem espírito. O espírito é a arte do raciocínio, é no espirito que nasce o amor vontade (αγαπη ágape), que contempla a Deus mais além da Terra. É o amor vontade que nos tira da reação para a ação. É o amor vontade que nos leva a perdoar, e a amar o inimigo.
O autor nos leva a entender que a palavra de Deus põe à prova a vida terrena do ser humano em sua completude. Ou seja, a palavra de Deus escrutina e transforma o ser humano por inteiro, ao corpo físico dá força e capacidade para vencer a dura lida, ela nos ensina a limpar a alma das baixas emoções, e na medida que a alma se desnuvia ela se liga ao espirito.
Levando-nos a ser completo como éramos antes da desobediência, trazer a morte. Aqui estudamos mais dois dos cinco itens que o autor atribui a palavra de Deus. E entendemos que a palavra de Deus é o mais fino bisturi, e que tem a capacidade de penetrar nas subpartículas dos tijolos que constroem o ser humano infundindo ali o amor que tudo cria e tudo transforma par melhor.
Cabe a cada um escolher a ouvir e pôr em ação a viva palavra de Deus para que o mundo mude para melhor. Pois se cada um de nós fizermos a nossa parte no agir do amor, tornaremos o mundo um lugar que faz a vontade de Deus, e a vontade de Deus é que nos amemos uns aos outros como ele nos amou. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).