A real recompensa do reino do amor.

Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. (Mat 6:1) Aqui nesta parte do sermão do monte vemos Jesus ensinar algo sobre a recompensa do amor.

Devemos iniciar evidenciando uma verdade básica e geral da vida Cristã, ou seja, daquele que busca ser discípulo de Cristo. Já entendemos que Jesus não promete nem se refere as recompensas materiais. As recompensas da vida cristã se constituem na cara prosperidade da alma e do espirito humano. Os materialistas não entendem as coisas que elevam a alma e o espirito humano.

No livro de Jó vemos este problema aparecer de forma clara. Jó em seus momentos de dificuldade recebe seus amigos e estes vinculam a sua má sorte ao resultado de algum pecado que ele podia ter cometido. Jó rechaça veementemente tal acusação. Elifaz, indaga-o de forma acusativa (Jó 4:7). E Bildade ainda acrescenta algo mais (Jó 8:6). E por fim Zofar, da continuidade na acusação (Jó 11:4-6). Para eles o sofrimento de Jó tinha que advir de um pecado, pois este era o pensamento do povo daquela época, e ainda hoje muitos de nós pensam assim.

Somente Eliu chama a atenção de Jó para as coisas de Deus. E aqui vemos Jesus falar de uma recompensa advinda do amor. A primeira entre as recompensas cristã é, a satisfação de fazer o que é justo, obedecer a Jesus Cristo e aceitar seu caminho. Bem pode ser que se alguém fizer o que deve fazer, obedecendo a Jesus Cristo, perca sua posição social; perca popularidade, fique sozinho e se fale mal dele. Entretanto, apesar de tudo isso, sempre possuirá a satisfação interior de ter seguido a Jesus Cristo, e de ter partilhado do seu amor. Isso é fé em ação!

Eis aqui o grande paradoxo da vida Cristã: Quem procura recompensa, quem está sempre calculando quanto receberá, jamais se torna merecedor de nada; mas aquele cujo único motivo é o amor, e que jamais pensa que é merecedor de algo, recebe, a mais rica retribuição. E a mais rica retribuição é a vida no reino do amor ao lado de Cristo. Pois o amor nutre o espirito e revitaliza a alma trazendo vida plena ao corpo. Será que pode haver no universo recompensa maior que a vida? E o interessante aqui é que a recompensa é ao mesmo tempo o subproduto e o fim último da vida cristã, o amor.

Então que neste dia sejamos por amor veículos do amor que leva luz e sal, a iluminar e a dar sabor a vida de outrem. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 06/06/2019
Código do texto: T6666100
Classificação de conteúdo: seguro