Não Andeis Ansiosos Pela Vossa Vida.

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mat 6:25). Nestes versículos e nos seguintes podemos ver Jesus nos ensinar; que não devemos andar ansiosos pela vida ou por tudo que desejamos.

Mas de que tipo de ansiedade Jesus está falando? Segundo os profissionais da psicologia a ansiedade até certo ponto ela é benigna. Ela é um processo físico que nos mantém em alerta, criando no nosso corpo um estado de vigília onde através da liberação de hormônios e neurotransmissores, todo o nosso corpo fica preparado para reagir as agressões exteriores, e onde o nosso cérebro fica com maior agilidade de raciocínio para que perante o medo consigamos encontrar uma solução. Mas também é certo que uma ansiedade continua pode se tornar uma doença, é sempre o equilíbrio a chave de tudo.

Jesus nos alerta para que não andemos ansiosos, Ele está falando do tipo de ansiedade que de uma forma ou de outra nos mantem estressados continuamente. E este estado pode causar danos em nosso organismo. Entre as enfermidades típicas da vida moderna temos: úlcera no estômago diabetes, hipertensão e as doenças coronária, em muitos casos estas doenças estão ligadas a excessiva ansiedade.

É um fato comprovado pela medicina que aqueles que riem mais, vivem mais. Aqueles que abraçam mais, são mais felizes. O excesso de ansiedade, desgasta a alma, também desgasta o corpo tornando-nos pessoas apáticas. Afeta a nossa capacidade de julgamento, diminui o nosso poder de decisão e nos torna progressivamente a cada dia mais incapaz de enfrentar a vida. Jesus nos ensina a viver uma vida prudente que aprende com o passado e de uma certa maneira se previne do amanhã.

Ele nos ensina que o importante é vivermos plenamente o hoje, vivermos cada dia tal como se nos apresenta, que executemos cada tarefa quando é o momento de fazê-lo, e a soma de nossos dias será necessariamente boa. A recomendação de Jesus é que devemos enfrentar cada dia segundo suas próprias exigências, sem preocupar-se com um futuro que não somos capazes de prever, e por coisas que provavelmente nem sequer acontecerão.

Quando vivemos ansiando pelo futuro ficamos cegos ao aprendizado de tudo que nos rodeia nos oferece. Jesus nos alerta a observar às aves, todas as maravilhosas e abundantes riquezas que respaldam a natureza, e que confiemos no amor de Deus que nos fala através dessas riquezas. A ansiedade nos impede de aprender a lição que a História nos oferece. O salmista encontra conforto na história dos feitos de Deus: Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença. Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; portanto, lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, e desde o pequeno monte (Slm 42:5,6).

Jesus nos ensina que devemos estar sempre sob a direção do amor de Deus: buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mat 6:33). E sendo assim não teremos motivo para ansiar o futuro e nem lastimar o passado; e de nossa boca somente sairá gritos de graças a Deus. A ansiedade não é um dos piores pecados, mas certamente é o mais prejudicial, e paralisante de todos. Jesus nos orienta: Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mat 6:34). Este é o caminho que há de nos levar não somente à paz, mas também ao poder gracioso do amor. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 04/06/2019
Código do texto: T6664765
Classificação de conteúdo: seguro