Tudo é puro para o puro, na pureza do amor.
Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes, o seu entendimento e consciência estão contaminados. (Tito 1:15). Neste versículo o apostolo Paulo ensina uma verdade que todos nós deveríamos trazer gravada em letras vivas em nossos corações: “Todas as coisas são puras para os puros”. O que ele quis dizer com isso? Se atentarmos para o que ele disse com o coração voltado para aprender , entenderemos o seguinte: que só reconhece um lobo aquele que é lobo; aquele que enxerga a hipocrisia em sua volta é porque tem algo de hipócrita em si mesmo; que só podemos enxergar a soberba alheia com o nosso olhar de orgulho; ou seja vemos tudo em espelho.
Devemos lembrar que as nossas almas devem ser filtros por meio dos quais é possível perceber o bem ou mal. Os puros (aqueles que têm a Cristo no controle de suas vidas) aprendem a ver a bondade e a pureza até em meio da maldade. Mas os corrompidos e incrédulos encontram o mal em tudo porque suas mentes e corações maus pintam dessa cor o mundo em sua volta, obscurecendo até a bondade de outrem e obstruindo os ouvidos para ouvir o que é bom.
Aquilo com o que você escolhe encher sua mente afetará a maneira de pensar e o seu modo de atuar. Para aquele que não carrega a confiança dentro de si tudo e todos serão alvo de sua desconfiança e pode ter certeza que chegará ao cumulo de não confiar nem em Deus. Quando focamos as nossas forças e pensamentos em Deus e na sua Palavra, descobriremos a bondade mais e mais, até mesmo neste mundo onde habita o mal.
Enchamos então a nossa mente com o que é bom e não sobrará espaço para o que é mal: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento (Filip 4:8). Nós devemos lembrar que todo o julgamento e toda a justiça cabem somente a aquele que conhece a todos nós, e conhece no mais profundo do interior: Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador.
E a nós cabe apenas a cumprir o mandamento maior de nosso Senhor Jesus Cristo que é: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (João 13:34). E Ele nos amou e continua nos amando mesmo depois de ser traído, de ter sido negado pelos seus, e de ter sofrido na rudeza de uma cruz. Deixando-nos o dever de continuar semeando este amor por toda a terra. E, é neste mandamento que todo Cristão deve firmar a sua fé. Que o amor de Cristo Jesus seja o único pensamento e sentimento a ocupar o nosso interior, sendo sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).