O trabalho e o trabalhador

O Trabalho e o Trabalhador

Izaias Resplandes de Sousa

E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. João 5:17.

Ao longo de sua trajetória histórica de vida, o homem tem dedicado muito tempo à análise da relação entre o trabalho e o trabalhador. Alguns entendem que essa é uma atividade típica da classe de “trabalhadores”, enquanto outros entendem que o trabalho é para todos.

Durante muitos anos, desde a Antiguidade até a Era Moderna, havia muitos que pensavam no trabalho como atividade típica de escravos, servos e empregados, considerados sem ou com poucos recursos e, que, por conseguinte, precisariam trabalhar para suprirem as suas necessidades subsistenciais. Os seres superiores, tais como os deuses, os senhores, os patrões e assemelhados não necessitariam trabalhar, podendo viver do ócio, posto que possuía bens em quantidade suficiente para se manterem e para custear tantos quantos fossem os trabalhadores necessários para assegurar tal posição. Essa poderia ser uma das leituras inferidas da análise dos textos históricos no período supramencionado. Mas não seria a única, o que nos levaria ao exercício do livre-arbítrio para definir a nossa posição.

A Bíblia diz em Gênesis 2:2, 3:

E HAVENDO DEUS ACABADO NO DIA SÉTIMO A OBRA QUE FIZERA, DESCANSOU NO SÉTIMO DIA DE TODA A SUA OBRA, QUE TINHA FEITO. E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A SUA OBRA QUE DEUS CRIARA E FIZERA.

O texto registra o trabalho ininterrupto de Deus por seis dias, e, mesmo sendo o Deus Todo Poderoso, o seu trabalho primário não foi realizado pela exploração de outros e tampouco para obter privilégios em seu favor.

Nos primeiros dias da criação, Deus trabalhou em prol do homem. Tudo o que Ele criou foi pensando no homem. E tão logo terminou sua obra, Ele a entregou ao homem que criara, dando-lhe como diretriz de continuidade, que este crescesse, se multiplicasse, enchesse a terra e exercesse o seu domínio sobre toda a criação.

E CRIOU DEUS O HOMEM À SUA IMAGEM; À IMAGEM DE DEUS O CRIOU; HOMEM E MULHER OS CRIOU. E DEUS OS ABENÇOOU, E DEUS LHES DISSE: FRUTIFICAI E MULTIPLICAI-VOS, E ENCHEI A TERRA, E SUJEITAI-A; E DOMINAI SOBRE OS PEIXES DO MAR E SOBRE AS AVES DOS CÉUS, E SOBRE TODO O ANIMAL QUE SE MOVE SOBRE A TERRA. E DISSE DEUS: EIS QUE VOS TENHO DADO TODA A ERVA QUE DÊ SEMENTE, QUE ESTÁ SOBRE A FACE DE TODA A TERRA; E TODA A ÁRVORE, EM QUE HÁ FRUTO QUE DÊ SEMENTE, SER-VOS-Á PARA MANTIMENTO. E A TODO O ANIMAL DA TERRA, E A TODA A AVE DOS CÉUS, E A TODO O RÉPTIL DA TERRA, EM QUE HÁ ALMA VIVENTE, TODA A ERVA VERDE SERÁ PARA MANTIMENTO; E ASSIM FOI. E VIU DEUS TUDO QUANTO TINHA FEITO, E EIS QUE ERA MUITO BOM; E FOI A TARDE E A MANHÃ, O DIA SEXTO. Gênesis 1:27-31.

Após a conclusão de seu trabalho, o texto bíblico diz que Deus descansou de sua obra no dia sétimo.

E HAVENDO DEUS ACABADO NO DIA SÉTIMO A OBRA QUE FIZERA, DESCANSOU NO SÉTIMO DIA DE TODA A SUA OBRA, QUE TINHA FEITO. E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A SUA OBRA QUE DEUS CRIARA E FIZERA. Gênesis 2:2,3.

Ao analisarmos o descanso de Deus no santificado dia sétimo podemos querer imaginar que Ele criara o sábado em proveito próprio. Mas não essa a exegese adequada. Deus é infatigável e, portanto, não se cansa. Quando o texto bíblico afirma que Deus descansou da obra que fizera, isso quer dizer que ele parou de criar, porque já criara tudo o que precisava ser criado para a realização do seu projeto de amor em favor da humanidade. A agitação da criação silenciava para dar lugar ao desenvolvimento da funcionalidade de cada criatura. O Criador passava a obra para a agitação da ação humana.

NÃO SABES, NÃO OUVISTE QUE O ETERNO DEUS, O SENHOR, O CRIADOR DOS FINS DA TERRA, NEM SE CANSA NEM SE FATIGA? É INESCRUTÁVEL O SEU ENTENDIMENTO. DÁ FORÇA AO CANSADO, E MULTIPLICA AS FORÇAS AO QUE NÃO TEM NENHUM VIGOR. OS JOVENS SE CANSARÃO E SE FATIGARÃO, E OS MOÇOS CERTAMENTE CAIRÃO. Isaías 40:28-30.

O dia de descanso, o sétimo dia, não fora criado para o benefício do Criador. O sétimo dia não foi santificado para ser venerado pelo homem, como aconteceu entre diversos grupos, inclusive entre o povo hebreu que fora escolhido para ser o povo de Deus.

A lei judaica dizia que após trabalhar seis dias, o homem deveria descansar no sétimo.

SEIS DIAS SE TRABALHARÁ, PORÉM O SÉTIMO DIA É O SÁBADO DO DESCANSO, SANTO AO SENHOR; QUALQUER QUE NO DIA DO SÁBADO FIZER ALGUM TRABALHO, CERTAMENTE MORRERÁ. GUARDARÃO, POIS, O SÁBADO OS FILHOS DE ISRAEL, CELEBRANDO-O NAS SUAS GERAÇÕES POR ALIANÇA PERPÉTUA. ENTRE MIM E OS FILHOS DE ISRAEL SERÁ UM SINAL PARA SEMPRE; PORQUE EM SEIS DIAS FEZ O SENHOR OS CÉUS E A TERRA, E AO SÉTIMO DIA DESCANSOU, E RESTAUROU-SE. Êxodo 31:15-17.

Nos dias de Jesus entre os homens, os evangelistas registram diversas passagens em que o Senhor era alvo de críticas por trabalhar no sábado, o dia de descanso.

E [JESUS] ENSINAVA NO SÁBADO, NUMA DAS SINAGOGAS. E EIS QUE ESTAVA ALI UMA MULHER QUE TINHA UM ESPÍRITO DE ENFERMIDADE, HAVIA JÁ DEZOITO ANOS; E ANDAVA CURVADA, E NÃO PODIA DE MODO ALGUM ENDIREITAR-SE. E, VENDO-A JESUS, CHAMOU-A A SI, E DISSE-LHE: MULHER, ESTÁS LIVRE DA TUA ENFERMIDADE. E PÔS AS MÃOS SOBRE ELA, E LOGO SE ENDIREITOU, E GLORIFICAVA A DEUS. E, TOMANDO A PALAVRA O PRÍNCIPE DA SINAGOGA, INDIGNADO PORQUE JESUS CURAVA NO SÁBADO, DISSE À MULTIDÃO: SEIS DIAS HÁ EM QUE É MISTER TRABALHAR; NESTES, POIS, VINDE PARA SERDES CURADOS, E NÃO NO DIA DE SÁBADO. RESPONDEU-LHE, PORÉM, O SENHOR, E DISSE: HIPÓCRITA, NO SÁBADO NÃO DESPRENDE DA MANJEDOURA CADA UM DE VÓS O SEU BOI, OU JUMENTO, E NÃO O LEVA A BEBER? E NÃO CONVINHA SOLTAR DESTA PRISÃO, NO DIA DE SÁBADO, ESTA FILHA DE ABRAÃO, A QUAL HÁ DEZOITO ANOS SATANÁS TINHA PRESA? E, DIZENDO ELE ISTO, TODOS OS SEUS ADVERSÁRIOS FICARAM ENVERGONHADOS, E TODO O POVO SE ALEGRAVA POR TODAS AS COISAS GLORIOSAS QUE ERAM FEITAS POR ELE. Lucas 13:10-17.

O ato de fazer o bem e o necessário está acima de qualquer lei. O homem não deveria ser um escravo da lei. Ela fora estabelecida para protegê-lo quando fizesse as coisas certas e não para castigá-lo. Fazer o bem, descansar após trabalhar seis dias seguidos, fazer o que não poderia ser esperado e coisas semelhantes a essas estava acima da lei. A obediência à lei é semelhante à obediência à autoridade e que mereceu uma análise mais criteriosa do apóstolo Paulo.

TODA A ALMA ESTEJA SUJEITA ÀS POTESTADES SUPERIORES; PORQUE NÃO HÁ POTESTADE QUE NÃO VENHA DE DEUS; E AS POTESTADES QUE HÁ FORAM ORDENADAS POR DEUS. POR ISSO QUEM RESISTE À POTESTADE RESISTE À ORDENAÇÃO DE DEUS; E OS QUE RESISTEM TRARÃO SOBRE SI MESMOS A CONDENAÇÃO. PORQUE OS MAGISTRADOS NÃO SÃO TERROR PARA AS BOAS OBRAS, MAS PARA AS MÁS. QUERES TU, POIS, NÃO TEMER A POTESTADE? FAZE O BEM, E TERÁS LOUVOR DELA. PORQUE ELA É MINISTRO DE DEUS PARA TEU BEM. MAS, SE FIZERES O MAL, TEME, POIS NÃO TRAZ DEBALDE A ESPADA; PORQUE É MINISTRO DE DEUS, E VINGADOR PARA CASTIGAR O QUE FAZ O MAL. PORTANTO É NECESSÁRIO QUE LHE ESTEJAIS SUJEITOS, NÃO SOMENTE PELO CASTIGO, MAS TAMBÉM PELA CONSCIÊNCIA. Romanos 13:1-5.

É de ver qual é a atividade mais importante em cada hora: se o descanso ou se o trabalho. Mas, seja o que for, a fala de Jesus lança um balde de água fria nas cabeças quentes daqueles que veneram o dia de descanso, colocando-o acima de tudo.

E ACONTECEU QUE, PASSANDO ELE NUM SÁBADO PELAS SEARAS, OS SEUS DISCÍPULOS, CAMINHANDO, COMEÇARAM A COLHER ESPIGAS. E OS FARISEUS LHE DISSERAM: VÊS? POR QUE FAZEM NO SÁBADO O QUE NÃO É LÍCITO? MAS ELE DISSE-LHES: NUNCA LESTES O QUE FEZ DAVI, QUANDO ESTAVA EM NECESSIDADE E TEVE FOME, ELE E OS QUE COM ELE ESTAVAM? COMO ENTROU NA CASA DE DEUS, NO TEMPO DE ABIATAR, SUMO SACERDOTE, E COMEU OS PÃES DA PROPOSIÇÃO, DOS QUAIS NÃO ERA LÍCITO COMER SENÃO AOS SACERDOTES, DANDO TAMBÉM AOS QUE COM ELE ESTAVAM? E DISSE-LHES: O SÁBADO FOI FEITO POR CAUSA DO HOMEM, E NÃO O HOMEM POR CAUSA DO SÁBADO. ASSIM O FILHO DO HOMEM ATÉ DO SÁBADO É SENHOR. Marcos 2:23-28.

Muitos trabalhadores brasileiros cumprem longas jornadas diárias de trabalho para que possam dar conta de suas obrigações como chefe de família. Será que eles estariam cometendo pecado por fazerem horas extras e trabalharem tanto? Na verdade, entendo que estariam pecando se, deixando seus familiares passarem necessidades, não trabalhassem.

O problema das longas jornadas de trabalho no Brasil é decorrente das baixas remunerações que são pagas aos trabalhadores. O salário mínimo brasileiro, embora tenha obtido grandes avanços nos últimos anos, ainda é uma vergonha nacional. Principalmente, quando ele é colocado em paralelo com a remuneração de políticos, cargos comissionados, chefias e assemelhados. O trabalhador deveria ter uma remuneração justa para o seu trabalho, mas, ao invés de se fazer isso, os patrões e dirigentes simplesmente se apropriam das rendas que tornariam isso possível, deixando os trabalhadores vivendo na miséria.

A Bíblia que “DIGNO É O OBREIRO DE SEU SALÁRIO”. Lucas 10:7.

Aquele que contrata o trabalho de alguém deveria pagar-lhe o que for justo e não ficar regateando abatimentos. A Bíblia tem uma mensagem profunda para aqueles que se conduzem por essa prática.

EIA, POIS, AGORA VÓS, RICOS, CHORAI E PRANTEAI, POR VOSSAS MISÉRIAS, QUE SOBRE VÓS HÃO DE VIR. AS VOSSAS RIQUEZAS ESTÃO APODRECIDAS, E AS VOSSAS VESTES ESTÃO COMIDAS DE TRAÇA. O VOSSO OURO E A VOSSA PRATA SE ENFERRUJARAM; E A SUA FERRUGEM DARÁ TESTEMUNHO CONTRA VÓS, E COMERÁ COMO FOGO A VOSSA CARNE. ENTESOURASTES PARA OS ÚLTIMOS DIAS. EIS QUE O JORNAL DOS TRABALHADORES QUE CEIFARAM AS VOSSAS TERRAS, E QUE POR VÓS FOI DIMINUÍDO, CLAMA; E OS CLAMORES DOS QUE CEIFARAM ENTRARAM NOS OUVIDOS DO SENHOR DOS EXÉRCITOS. DELICIOSAMENTE VIVESTES SOBRE A TERRA, E VOS DELEITASTES; CEVASTES OS VOSSOS CORAÇÕES, COMO NUM DIA DE MATANÇA. CONDENASTES E MATASTES O JUSTO; ELE NÃO VOS RESISTIU. Tiago 5:1-6.

Devemos rogar a Deus para que cubra com sua mão protetora os trabalhadores do Brasil e, principalmente àqueles que são oprimidos por ambiciosos patrões.

É de ver que os dias atuais são maus. Os índices de desemprego aumentam assustadoramente. E nesse sentido, ainda que estejamos trabalhando de forma oprimida, que sejamos cautelosos em nossas reações. Supliquemos a Deus que olhe por nossas causas, enquanto continuamos trabalhando e dando o melhor de nós.

A nossa orientação é no sentido de que somente se deixe o emprego se já tiver arrumado outro que tenha uma melhor remuneração. E além disso, devemos sempre analisar as vantagens aparentes, porque muitos empregos bons, que parecem vantajosos, ao final acabam se revelando piores do que os que já tínhamos.

Conversemos com nossas lideranças da igreja, com nossos familiares antes de fazer qualquer decisão. Sejamos imensamente cautelosos no fazer dívidas e assumir compromissos financeiros. A hora é de austeridade, cautela e muito cuidado.

Planejemos cuidadosamente as nossas ações para que não nos vejamos presas de dívidas infinitas e impagáveis. Nestes tempos difíceis, muitos querem emprestar para tirar vantagens de altos juros. Tenhamos cuidado com essas ofertas! Pessoas têm sido assassinadas por causa de dívidas. E às vezes, nem são realmente os que fizeram as dívidas, mas são familiares do devedor, mortos como aviso para as suas dívidas sejam pagas.

É melhor vivermos com pouco do que passarmos por padecimentos.

DOCE É O SONO DO TRABALHADOR, QUER COMA POUCO QUER MUITO; MAS A FARTURA DO RICO NÃO O DEIXA DORMIR. Eclesiastes 5:12.

É de ver que da mesma maneira que Deus tem cuidado das aves dos céus, ele também cuidará de nós e com desvelo ainda maior, posto que para ele, valemos ainda mais que elas.

CONSIDERAI OS CORVOS, QUE NEM SEMEIAM, NEM SEGAM, NEM TÊM DESPENSA NEM CELEIRO, E DEUS OS ALIMENTA; QUANTO MAIS VALEIS VÓS DO QUE AS AVES? Lucas 12:24.

Que Deus nos abençoe e nos proteja em todos os nossos dias, sejam eles dias bons de abundância, sejam dias maus de escassez. Amém!