O PODER DA RELIGIOSIDADE POPULAR PRESENTE NA FESTIVIDADE DE SANTA LUZIA NA CIDADE DE BARRA DOS COQUEIROS (SE)

O PODER DA RELIGIOSIDADE POPULAR PRESENTE NA FESTIVIDADE DE SANTA LUZIA NA CIDADE DE BARRA DOS COQUEIROS (SE)

Resumo:

O objetivo dessa pesquisa é demonstrar o poder da religiosidade popular presente na festividade de Santa Luzia na cidade de Barra dos Coqueiros (SE), sendo possível identificar tal influência nos ritos, símbolos e principalmente na devoção dos fiéis que permeia todo o processo festivo. Para fundamentar esse trabalho, decidimos realizar uma pesquisa de campo, durante todo o dia do encerramento do festejo, mantendo um contato direto com os romeiros, frequentadores, e os devotos que vieram pagar a suas promessas, enriquecido a materiais bibliográficos que vem tratar a respeito da devoção popular e de suas manifestações dentro da Igreja católica, e também, poder refletir a respeito da influência que o sagrado exerce na vida das pessoas, demonstrando através de relatos e fotos a relação próxima entre o humano e o divino.

Palavra Chave: Devoção Popular; festa; promessas; sagrado

Abstract:

The objective of this research is to demonstrate the power of popular religiosity present in the feast of Santa Luzia in the city of Barra dos Coqueiros (SE), being possible to identify such influences in the rites, symbols and especially the devotion of the faithful that permeate the entire process festivo.Para support this work, we decided to conduct a field survey during any day of the celebration of closure, maintaining direct contact with the pilgrims, regulars, and the devotees who came to pay their promises, in order to collect information through a questionnaire enriched the bibliographic material that comes deal about the popular devotion and its manifestations within the Catholic Church, and also be able to reflect on the influence that the sacred plays in people's lives, demonstrating through reports and pictures the close relationship between the human and divine.

Keyword: Devotion People; party; promises; sacre

INTRODUÇÃO

É de suma importância destacar na devoção popular a padroeira de barra dos coqueiros, a influência que a mesma exerce sobre a vida de cada um dos seus devotos, um relacionamento especifico entre a santa e o fiel, que se resume através da participação da procissão e no pagamento das promessas feitas como forma de quitação de contrato ou aliança outrora realizado. Onde o fiel se compromete na paga caso venha alcançar a cura ou atingir o objetivo almejado em sua vida. É um culto “na forma de dom e contra dom, em que o fiel se compromete a retribuir simbolicamente uma vantagem material ou simbólica conseguida ou pretendida” (Oliveira,1985, p.113ss).

Na devoção popular não existe espaço para o fundamentalismo e nem fanatismo, mais algo que permite a cada fiel “construírem um sentido para “as decepções”, as incertezas e as frustrações da vida cotidiana” (SANABRIA,2001, p. 60-89). Podemos perceber que a religiosidade que tomava conta de cada uma das pessoas fazia transparecer uma emoção diferente do contato com o sagrado, algo particular, que o deixa livre para manifestar os seus sentimentos de gratidão pela benevolência recebida, algo que o toca de maneira tão forte ao ponto de transformar a sua vida. Essa religiosidade como nos lembra Peter Berger (1999) “é um sentimento difuso de ligação com o sagrado, sem hierarquia formal, regras de comportamento rígidas e centrando a atitude na liberdade do indivíduo”.

Todas as informações que obtivemos durante a festa de encerramento, foram através de conversas realizadas com os romeiros, devotos e fieis, bem como registros de imagens que serviram para evidenciar tal influencia.

O objetivo dessa pesquisa foi analisar a influência do sagrado através da figura de Santa Luzia na vida de cada um dos fiéis, e através dessa analise poder refletir sobre aproximação entre o humano e o divino, que se manifesta durante todo o dia do festejo.

Dividirei a pesquisa em quatro capítulos: o primeiro irá tratar sobre os aspectos históricos, geográficos e econômicos da cidade de Barra dos Coqueiros (SE); o Segundo irá tratar sobre o sentido da festa à Santa Luzia; o terceiro tratará sobre a veneração à Santa Luzia pelos fieis de Barra dos coqueiros e diversos romeiros, e o quarto e último abordarei o processo de devoção e promessa.

ASPECTOS HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E GEOGRÁFICOS

A cidade de Barra dos Coqueiros teve sua origem no dia 27 de janeiro de 1903 através da lei nº 84, sendo considerada um povoado da cidade de Aracaju. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito figura no município de Aracaju. Em 25 de novembro de 1953 o então povoado é elevado à categoria de município com denominação Barra dos Coqueiros, pela lei nº 525-A. Desmembrando-se da cidade de Aracaju, tornando distrito sede.

Situada na zona fisiografica do litoral do Estado de Sergipe, o município estende-se em direção SE-NO, ao longo do litoral atlântico. A superfície municipal é de 86 km², ligando-se por via fluvial com o de Aracaju (10 minutos) e Santo Amaro das Brotas (2h e 20 minutos).

Com uma população de 28.093 (IBGE 2013), barra dos coqueiros tem a sua economia fortalecida pela presença de um dos mais importantes portos de Sergipe o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) De lá saem produtos comercializados por vias marítimas para o restante do país e para o exterior. O porto opera cargas gerais como madeira, coque, ureia, trigo, fertilizante e sucos naturais. É ainda utilizado, pela Petrobras, para apoio às atividades de exploração e produção de petróleo na costa de Sergipe. Sua jurisdição compreende a costa do estado de Sergipe, desde a extremidade norte da foz do rio Sergipe até a divisa com o estado de Alagoas e a margem sergipana do trecho navegável do rio São Francisco. Possui capacidade de armazenagem para 55 mil toneladas, distribuídas em nove armazéns e dois silos de cimento com altura de 63 metros e capacidade de 17.500 toneladas cada um. O terminal está ligado à malha rodoviária federal (BR-101) através da rodovia estadual SE-226, com 22 quilômetros de extensão. Além disso, economicamente possui umas das maiores rendas de Sergipe, pois é nesse município que a Petrobras opera, trazendo royalties para a administração local.

O SENTIDO DA FESTA DE SANTA LUZIA

A festa de Santa Luzia acontece entre os dias 30 de novembro a 13 de dezembro de cada ano, é considerada a maior festa de devoção popular da cidade, chegando a ter a participação de mais ou menos cinco mil pessoas, que saem de diferentes estados do Brasil para poder agradecer uma graça que outrora fora alcançada pela interseção milagrosa da santa.

Para os devotos e fieis esta festa ultrapassa os limites do que venha ser entendida como alegria pelo homem profano, uma alegria passageira e momentânea, mas para essas pessoas esse momento de alegria perdura e serve como forma de revigorar a esperança. Tal sentimento foge da esfera de qualquer forma racional de explicação, mais é algo que somente pode ser entendido pelo indivíduo que vivencia tal experiência com o sagrado, esse sentimento é algo que integra o espaço sagrado.

Para o devoto essa festa é oportunidade de manifestar o seu agradecimento pela graça que alcanço, pela cura de uma enfermidade que outrora foi acometido, como relata a Sr.ª Lucia ao ser perguntada da importância da festa para sua vida, “É tudo para mim, hoje é um dia diferente”, pode-se perceber que o dia da festa ultrapassa o dia rotineiro, o contato com o sagrado torna-se mais próximo, adquirindo um significado especial, de caráter renovador na vida de cada um desses. É um momento de agradecimento onde o sentimento emerge de forma bastante pujante. Isso ficou claro em todas as conversas que tivemos com as pessoas, onde as dificuldades que permeiam a existência humana dão espaço à gratidão, esperança e a dependência da interseção de Santa Luzia para a continuidade de uma vida abençoada. Como nos relata de forma emocionada a Sr.ª Nilda “Essa festa é a manifestação do amor a Deus, através de Santa Luzia que para mim é tudo”.

ROMEIROS E DEVOTOS: TRILHANDO O CAMINHO DEVOCIONAL

Viva Santa Luzia! – É esse o brado que ecoa na cidade nesse dia. Uma manifestação verdadeira de um povo humildes mais cheios de esperança, gratidão e alegria. Uma alegria diferente que se fazia presente no rosto de cada um. Uma mistura de emoções que se torna visível no encontro do devoto com Santa Luzia, um sentimento compartilhado com mais ou menos cinco mil pessoas, vindas de todos locais da cidade e de outros locais de Aracaju e por que não dizer de outros estados do Brasil.

A cidade tem outro brilho, exalando em cada canto uma mistura de fé, gratidão e esperança, concordo com a fala da Sr.ª Lucia em dizer que o dia da festa é “um dia especial”.

Com certeza é uma autentica manifestação de fé e de devoção, tal sentimento nos apresenta um catolicismo desnudo de todo e qualquer tipo de amarras, mais que nos deixa perceber através da devoção popular a manifestação de fé espontânea, sem apego a normas canônicas, mais cheias de convicção e sentimento religioso dos fiéis que encontra na santa padroeira a representação verdadeira do próprio Deus.

O SENTIDO REAL DA IMAGEM DE SANTA LUZIA

O festejo à Santa Luzia nos apresenta que esse processo devocional ultrapassa todos os limites barra coqueirense. Na cidade, o trezenário e a procissão são tidos como a maior manifestação da devoção popular, onde pode ser notado o trabalho árduo de todos os integrantes da paróquia para que se possa ter uma recepção acolhedora e calorosa a todos os visitantes e fieis.

A imagem para o devoto não significa apenas um ser inanimado, mas a concretização da presença da própria Santa, como nos relata a Senhora Nedina “Nós não temos ali a imagem dela, ela está ali do lado, pessoalmente a imagem não significa nada, mais ela eu tenho certeza que está ali ao lado dela (imagem)” .

O momento impar da festa com certeza tem seu ápice na parte da tarde, com a missa de encerramento e a procissão, momento em que a imagem é carregada por seus fiéis agradecidos, um cortejo que é acompanhado de perto por uma multidão que demonstra a agora em seu semblante a satisfação do dever cumprido. Nesse momento a presença do sagrado fora do seu espaço, erradia um forte momento de emoção para toda aquela multidão.

VENERAÇÃO À SANTA LUZIA PELOS FIÉIS DE BARRA DOS COQUEIROS

Todos os anos a festa costuma reunir milhares de pessoas em Barra dos Coqueiros, o motivo dessa grande devoção é a crença dos fieis em que a santa é protetora dos olhos, sendo responsável por diversas curas e milagres como relata a devota Sr.ª Ana “Creio que ela pode conseguir tudo que é de bom para seus filhos”. Uma procissão que conta com a participação de uma grande multidão, que através de manifestações de fé, como paga de promessas e uso de vestimentas similares a Santa deixa clara o poder e a força do sagrado em sua vida.

A cada ano o número de fies aumenta de forma surpreendente, servindo de admiração para todos aqueles que acompanham o cortejo e curiosos que apreciam essa sublime manifestação de fé.

DEVOÇÃO E PROMESSAS À SANTA LUZIA

A festa à Santa Luzia pode ser considerada sem sombra de dúvidas “um fenômeno de penitência com um caráter de quase agonia e de perda superada pela ação da graça testemunhada” ( LEITE, 2012,p24), podendo ser observado durante todo o dia festivo, em cada gesto, em cada movimento, a presença viva da manifestação da fé, se fazendo presente em tudo aquilo que os devotos, fieis e romeiros faz “um argumento a favor da superioridade do sagrado sobre o profano, da fé sobre a descrença, do espírito sobre a condição humana” ( LEITE, 2012,p24). Quando vislumbramos nosso olhar a paga das promessas por parte dos devotos, nos deparamos com várias formas para “quitação” dessa dívida, sendo as mais comuns a entrega de velas no altar, fitas com a cor da vestimenta da santa, pessoas que cruzam a nave da igreja (corredor utilizado para chegar até o altar) de joelhos.

O objetivo da paga dessa promessa é o cumprimento da dívida assumida com a santa. Para muitos fieis o não cumprimento dessa promessa poderia acarretar alguns males para a sua vida, inclusive a perda da graça alcançada, como nos relata a devora Senhora Juraci quando indagada o que poderia acontecer caso ele deixasse de pagar a promessa? “Poderia acontecer algo sobre a minha saúde”, o que se percebe também é que os fiéis apesar de muito devoto não tem uma exclusividade à santa Luzia, mais a maioria já fez promessas a outros santos, como por exemplo Nossa Senhora aparecida.

Todo o objeto ofertado no altar como forma de pagamento da promessa realizada deixa de ser apenas um mero objeto, transmutando-se em algo sagrado, sobrenatural.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No decorrer dessa pesquisa, quero pontuar algumas questões. A festa é uma oportunidade ímpar presente na cidade de Barra dos Coqueiros para a manifestação religiosa, cultural e de solidariedade e acolhimento entre o povo. A alegria desse povo, a fé e a esperança que grita na face de um daqueles romeiros, com certeza foi algo que ficara marcado em nossas mentes.

Tivemos a certeza ao sair dessa festa, que por mais que as dificuldades impostas pela existência humana sejam muitas das vezes cruéis, a presença do sagrado serve como forma de acalento e motivação para cada uma daquelas pessoas. Com certeza ao final dessa árdua caminhada, muitos dos romeiros e devotos retornaram a sua residência com o sentimento de dever cumprido e com a sua fé mais fervorosa.

Sentimo-nos durante nossa pesquisa um pouco romeiros, compartilhando o sorriso e as lagrimas que se expressavam no rosto de cada um daqueles que fazia questão de expor o seu testemunho, como forma de propagar quão poderosa é Santa Luzia. Acima de tudo tal pesquisa nos fez realizar um esvaziamento de todo e qualquer tipo de pré-conceito e intolerância para que de forma cientifica pudéssemos analisar o espaço sagrado e identificarmos de forma clara as transformações que o mesmo propicia na vida do fiel e até mesmo no mero espectador, fazendo com que a renovação de uma esperança em um mundo melhor possa ser concretizada pelo menos no momento da festa.

Sem sombra de dúvidas o trezenário à Santa Luzia proporcionou-me como pesquisador uma oportunidade ímpar de observar em loco a manifestação do fenômeno religioso presente no rosto, lagrimas e olhar de gratidão de cada um daqueles fieis.

REFERÊNCIAS

ALVES , Rubem. 1979. Protestantismo e repressão. São Paulo: Ática.1986. O que é religião. 9. ed. São Paulo: Brasiliense.

BERGER, Peter. O dossel sagrado. São Paulo, Paulinas, 1985

FERNANDES, Jacy Gurgel. “Santa Luzia de Siracusa”. Revista: O semeador, Mossoró – RN, 2008

Historia de Barra dos Coqueiros. Disponível em: http://www.barradoscoqueiros.se.gov.br/historia; acesso em 20/08/2016

LEITE, Rodrigo Reis. Arte e Religião: Um estudo dos aspectos estéticos e religiosos dos Ex-Votos, 2012.Dissertação ( Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2012.

OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro de. Religião e dominação de classe: gênese, estrutura e função do catolicismo romanizado no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1985.

ROSENDAHL, Zeny. Espaço & Religião: uma abordagem geográfica. Rio de Janeiro. UERJ, NEPEC, 1996