O QUE É TEOLOGIA?
Etimologicamente, teologia provém de duas palavras gregas: Θεός Theos, “Deus” e λόγια logia, “palavras” no sentido de estudo sistemático da Palavra. Portanto, θεολογία theologia, é o (estudo de Deus), ou o estudo racional de Deus.
Todavia, ninguém em sã consciência é capaz de conhecer tudo sobre Deus, pois estamos falando de mentes finitas estudando um Ser infinito. Deus é eterno, nós somos temporais. Deus conhece tudo, o conhecimento humano é limitado, e, em se tratando da teologia, o homem só conhece aquilo que Deus, o quis revelar em Sua Palavra (a Bíblia). A sabedoria de Deus é infinita e insondável, Seu conhecimento é incompreensível à mente humana. Por isso, nenhum teólogo será capaz de conhecê-lo num todo, de maneira plena. Contudo, apesar das limitações do homem, é possível conhecer a redenção divina através da pessoa bendita de Seu Filho, (nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo).
Teologia é a ciência de Deus e das relações entre Deus e o universo. Embora a palavra teologia seja empregada, às vezes, em escritos dogmáticos para designar um simples departamento da ciência que trata da natureza e atributos divinos, o uso prevalecente dessa palavra vem, desde Pedro Abelardo, (1079 – 1142 d.C.), um filósofo e teólogo francês que intitulou seu tratado geral Θεολογία Χριστιάνα Theologia Christiana, “Teologia Cristã, o qual abrange sob este termo todo o acervo da doutrina cristã.
Por isso, a teologia trata, não só de Deus, mas das relações entre Deus e o universo, motivo por que falamos da Criação, da Providência e da Redenção. No entanto, teologia não é somente “a ciência de Deus”, nem mesmo “a ciência de Deus e do homem”. Ela também dá conta das relações entre Deus e o universo. Se o universo fosse Deus, a teologia seria a única ciência. Visto que o universo é apenas uma manifestação de Deus e se distingue dele, há ciências da natureza e da mente. A teologia é a “ciência das ciências”, não no sentido de incluir todas estas, mas no sentido de empregar os seus resultados e mostrar a sua base subjacente. A ciência física não é uma parte da teologia. “A ciência é atéia, mas nem por isso pode ser ateísta”. Somente quando estudamos as relações das coisas finitas com Deus é que o estudo delas fornece material para a teologia. A antropologia é uma parte da teologia, pois a natureza do homem é obra de Deus e porque a forma de Deus tratar o homem lança luz sobre o caráter de Deus. Deus é conhecido por intermédio das Suas obras e das Suas atividades. Por isso, a teologia dá conta dessas obras e atividades na medida em que elas acompanham o nosso conhecimento. Todas as outras ciências exigem a teologia para a sua explicação completa. ‘Augustos Hopkins Strong’.
O filósofo francês político e econômico ‘Pierre Joseph Proudhon’ considerado um dos mais influentes teóricos e escritores do anarquismo, disse: “Se você se aprofundar muito na politica, esteja certo de entrar na teologia”.
A palavra teologia começou a ganhar força e ser incorporada à linguagem cristã nos séculos IV e V d.C. Contudo, foi a partir do século XI, que a obra Θεολογία Χριστιάνα Theologia Christiana, “Teologia Cristã, de Pedro Abelardo, passou a designar um corpo de doutrina. Os pais da Igreja cognominaram o evangelista João de “o teólogo”, por tratar mais detalhadamente e plenamente do relacionamento interno das pessoas da Trindade (o Pai, o Filho e, o Espírito Santo). Gregório Nazianzeno (330 – 389 d.C.), também recebeu essa designação, especialmente pela defesa da divindade de Cristo. João Calvino (1509 – 1564 d.C.), considerado o mais hábil interprete da Escritura na Igreja, foi denominado “o Teólogo” por Filipe Melanchthon (1497 – 1560 d.C.).
Embora não encontremos nas Escrituras a palavra teologia, ela é bíblica em seu caráter. Em sua epístola aos Romanos, Paulo escreveu sobre: λόγια του Θεού logia touTheou, “os oráculos de Deus” (3.2); Pedro em sua primeira epístola também disse: εις τις λαλεί, μιλεί ως λόγια Θεού eis tis lalei, milei ôs logia Theou, “se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus” (4.11); no evangelho segundo escreveu Lucas, o Mestre por excelência afirmou: μου μήτηρ και μου αδελφοί εισίν ούτοι οι τον ακούοντες λόγων του Θεού και ποιούντες mou mêter kai mou adelphói, eisin houtoi hoi ton akouontes logôn tou Theou kai poiountes, “minha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a Palavra de Deus e praticam” (8.21).
JESUS FAZ A DIFERENÇA.