Autoridade 1

Romanos 13.1-7

Pra início de conversa...

No texto bíblico proposto, o Apóstolo Paulo ensina a Igreja em Roma sobre como se portar diante do governo. Durante todo o capítulo vai-se falar sobre comportamento. Respeitar as autoridades é uma postura saudável do cristão. No Brasil temos tido uma grande dificuldade de respeitar autoridades. Professores, policiais, autoridades políticas (independente da sua predileção), pastores, etc. Há uma dificuldade enorme de se assimilar esse ensino das Escrituras.

Por que devo respeitar as autoridades?

1 –Por que todas as autoridades vêm de Deus. Se você não as considera, está indo contra Deus. (v.1-2)

1 Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.

2 Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.

As pessoas, sem generalizar, em sua arrogância, perdem a noção sobre respeitar as autoridades. Só respeitam quem quer. Mas você pode perguntar: então Deus erra quando corruptos ganham a eleição, por exemplo? Claro que não. Deus permite para que o povo vá aprendendo a ser mais preocupado com o que realmente interessa.

As péssimas gestões que passamos no Rio de Janeiro, por exemplo, é para nós aprendermos a nunca mais votarmos somente por causa do marketing ou de outros fatores que não são importantes. Ao serem postas lá, devemos respeitar, porém ficarmos atentos para não sermos lesados novamente. E isso vale para todos os poderes, todos os níveis, todas as esferas de governo.

2 – É uma questão de consciência. (v.5)

5 Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.

Não vivemos em uma anarquia. O ser humano precisa de limites e em muitas vezes, somos nós que fazemos isso. É uma necessidade que todos se conscientizem da responsabilidade de obedecer. Se não vira um caos. E Deus não habita no caos. Deus é organizado e espera isso dos seus filhos. Ele é o Senhor e criador de todas as coisas.

O coração de Deus se entristece quando não somos conscientes de nossas responsabilidades e nem nos submetemos à autoridade. É uma afronta à autoridade de Deus que permitiu que alguém estivesse ali. Isso vai da sua consciência, da sua maturidade, do respeito com as instituições.

Me espanta muito gente cristã que obedece mais às pessoas do mundo do que as que estão aqui dentro. Lá fora, se submete as mais absurdas situações. Aqui, tem que se falar com todo o cuidadinho porque se acha o próprio Salvador.

Temos responsabilidades. E algumas dessas não precisaríamos que ninguém nos falasse, ou alertasse, mas infelizmente vivemos numa sociedade onde a toda hora tem que se dizer o óbvio.

Para finalizar

As autoridades foram instituídas por Deus. Se elas não corresponderem, elas sairão. Deus jamais as permitirá que voltem. Deus cuida de cada uma delas e a seu tempo o Senhor as fará reconhecer como bênção ou não. Muitos líderes que antes, pensávamos serem acima de qualquer suspeita, hoje estão lançados no esquecimento.

Respeite as autoridades. Serás abençoado! Graça e paz!

Felipe Narcizo
Enviado por Felipe Narcizo em 20/05/2019
Código do texto: T6651988
Classificação de conteúdo: seguro