A MULHER CRISTÃ E O EMPODERAMENTO FEMININO

Provérbios 31; Provérbios 14.1

1- O QUE É EMPODERAMENTO FEMININO?

O empoderamento feminino é algo muito novo no mundo. O empoderamento é a revolta feminina ao ser submissa, empregada, escrava do lar e da sociedade. A partir das revoluções de 1960: a revolução mundial da musica, onde o rock foi o mais claro dessa época e no Brasil foi a Jovem Guarda. A revolução sexual, a revolução dos costumes. A revolução da mini-saia. A mulher assume seu papel na sociedade e toma as rédeas da sua vida.

2- COMO A SOCIEDADE VÊ O EMPODERAMENTO

Hás questões ainda não resolvidas sobre o empoderamento feminino. Vemos uma mulher empoderada como uma mulher independente financeiramente, que transa com qualquer um, que mora sozinha, que tem um monte de cursos e faculdade e isso pode esconder algumas coisas como solidão e falta de engajamento.

A sociedade fala que empoderamento é:

a- Poder mandar em seu próprio corpo. - Isso se resume em sexo livre, o que não é bíblico.

b- O empoderamento dá a entender que a mulher não deve mais ser submissa ao marido. – Isso vai diretamente contra a Bíblia.

c- Dão a entender que mulher empoderada é quem tem um monte de cursos. - Não é isso. Ser empoderada é ser resolvida como ser social, como pessoa, como mulher, como cristã, como esposa, como filha, como obreira.

d- Liderança feminina, visando a igualdade de gêneros. - Resumindo é dizer que a mulher é igual ao homem. Não é. A mulher é feita de emoções e o homem de razão. A mulher olha uma bolsa e diz: Amei. O homem olha a mesma bolsa e pergunta: Quanto é? Uma mulher educada, amorosa, não respondona, consegue tudo do homem. Com inteligência ela dobra até o chefe mais dificil. Se igualdade siginifica iguais direitos sociais, então tudo bem. Mas dizer que a mulher é igual em tudo ao homem, não é.

e- Igualdade social. A mulher deve ter o direito de ter salários iguais ao do homem, se faz a mesma coisa.

f- Liderança no trabalho. Quem trabalha direito e sabe o que está fazendo deve sim ser líder, independente se é homem ou mulher.

g- Não deseja ser aceita por todos. – Isso é irreal, pois todos queremos ser aceitos por todos. Só que descobrimos que nossas escolhas afastam algumas pessoas de nós.

h- Banca a si mesma. – Isso assino embaixo. Todos devemos ter liberdade econômica. Todos devemos trabalhar e nos bancar. Uma mulher dependente do marido para vestir, comer e morar, pode se sujeitar a coisas que outras nunca se sujeitariam.

i- Se basta. – Ninguém se basta. Deus fez o homem um ser social, que precisa morar em sociedade, em família. Ima pessoa só, solitária, é infeliz.

j- É revoltada. – Isso fere um dos princípios básicos da Bíblia. Uma pessoa revoltada está fora do Espírito de Deus.

3- O QUÊ A BÍBLIA DIZ SOBRE A MULHER

a) A MULHER TEM EMOÇÕES, QUE FALTAM AOS HOMENS. O homem é razão e a mulher emoção. Os dois formam um conjunto que forma uma família. Os filhos precisam dos dois parâmetros. Mas quando um sobressai do outro, causa confusão. Uma família emotiva pode até ser perigosa. Imagine uma família irada, raivosa, que briga por tudo. Imagine agora o contrário, numa família onde só a razão impera: Nunca se compra nada por prazer, só se pagam as contas. Só com a razão a vida vai perdendo o sabor. A vida pode ser chata, racional, sem vida, morta.

4- ALGUMAS QUESTÕES

a- O CABELO DA MULHER CRISTÃ DEVE SER CORTADO OU NÃO? - Esteticamente, se for possível que fique comprido, é bonito uma mulher com cabelo comprido. Passa uma mulher com cabelo comprido e uma com cabelo curto, o homem sempre vai achar mais bonito um cabelo comprido bem cuidado na mulher. Mas um cabelo comprido mal-cuidado pode ser feio, mesmo numa mulher bonita. O que Paulo falou sobre o cabelo em Corintios hoje não tem tanto peso assim. Com o conhecimento, algumas coisas são devidamente colocadas em seus lugares. O que Paulo disse sobre o cabelo é lei de Deus ou costume? Entendemos que era um costume da época. Um costume bom, mas ainda assim um costume.

Mas a favor do costume quero pensar no mistério que Paulo disse que aé os anjos olham para as mulheres com cabelo comprido. Precisamos ler 1 Corintios 11 com a mente e o coração abertos, em oração no Espírito, para pegar a porção de cada um. Paulo chega a dizer que todo homem que ora com a cabeça coberta - um véu, um chapéu, cabelo comprido - é desonra. E a mulher que ora com a cabeça descoberta é desonra. Porque é como se estivesse com a cabeça raspada. Portanto se a mulher não se cobrir com véu, que corte o cabelo também, ou que raspe o cabelo careca. Mas se é indecente cortar o cabelo ou rapar, que ponha o véu.

b- QUEM É A MULHER BONITA? – Uma questão puxa a outra e surge a duvida: Quem é a mulher bonita? É a que tem um corpo bonito? A que em uma fala macia? A que se veste bem? O que é uma mulher bonita? A ideia que temos a respeito disso pode surpreender alguns. A Bíblia nos diz que a mulher bonita é a que o é por dentro e não exteriormente.

c- O QUE É SER SUBMISSA? – Essa questão passa por outra: O que é ser crente. No Jardim Carumbé, um grupo de jovens não crentes sempre mexiam com uns irmãos da Igreja, ou quando iam para a Igreja ou quando voltavam. A gozação com os crentinhos foi ficando insustentável. Até que um dia os irmãos se reuniram e foram tomar satisfações. Eles disseram que a partir daquele dia os não crentes iriam respeitá-los como gente e saíram todos na porrada. Os irmãos crentes venceram. Não é preciso dizer que o pastor e a comunidade repreendeu os cristãos, mas uma lição foi aprendida: Não é porque somos crentes que somos bobos. Ser submissa não é ser boba e nem empregada do marido.

Essa questão nos traz outra: A mulher consegue mesmo ser submissa? A resposta é não. Assim como o homem deve amar a sua esposa, mostrando claramente que há uma dificuldade masculina em amar a esposa, a esposa também tem uma dificuldade em ser submissa ao seu marido. Fora do Espírito Santo a gente não cumpre o que a Bíblia diz para nós.

O que é amar a esposa e o que é ser submissa? Amar a esposa é cuidar da pessoa como se cuidasse de si mesmo. O marido deve entender que a partir do momento que casou, a esposa vira para ele irmã, amiga, companheira, mãe, filha e pessoa que merece todas as honras, pois está com ele, aguentando-o com seus defeitos. Dá pra aguentar o pecado dela? Pois todo mundo em a loucura do pecado, alguns manifestado de formas mais desafiadoras, outra de forma mais fáceis, aparentemente, mas todos tem o pecado. Dá pra aguentar o pecado dela? Dá pra aguentar o pecado dele? Dá pra aguentar o ego de cada um? Então tudo bem.

Ser submissa é tratar com respeito. É difícil amar o marido fiel e amoroso? E difícil tratar com respeito e deixar a casa limpa, os filhos cuidados, e as situações mais em ordem possível?

d- HOMENS SEM O ESPÍRITO ABUSARAM DO PEDIDO DE SUBMISSÃO – No tempo de Jesus as mulheres, os velhos, as crianças, os doentes e os pobres não eram gente. Jesus veio mudar isso. Há um mal entendimento generalizado sobre o que é submissão. Ensinam de tal forma que a mulher não pode responder, não pode discordar, não pode opinar. Isso não é verdade e nem bíblico. O empoderamento feminino da atualidade é uma revolta da mulher sobre a questão. É caminho sem volta. A mulher se empoderou e não vai voltar à situação subserviente de antes.

5- CONCLUSÃO

A mulher tem o poder de construir e de destruir, como vemos em Provérbios 14.1. Sendo assim a mulher tem poder de influenciar a sua sociedade, para o bem, ou para o mal. Então a muher ja foi empoderada por Deus, ela já tem poder.

A questão mexe com o plano de Deus para nossas vidas. Deus em um plano, um governo, um Reino, onde ele está trabalhando. Fazer diferente de Deus é procurar andar fora do seu Reino, do seu plano.

A irmã, Bebel Quinlan esclarece: “Há dois tipos de mulheres na igreja, aquelas que realmente conseguem responder quem é Deus para elas e quem elas são em Deus, e as que não conseguem. Não saber responder quem somos em Deus causa desequilíbrio e confusão.

A mulher em Deus já é reconhecida: como esposa, como filha, como mãe, como trabalhadora, como ser social, como influenciadora de sua sociedade, como ajudadora do homem, como filha de Deus.

Amém.

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 06/05/2019
Código do texto: T6640696
Classificação de conteúdo: seguro