NEGÓCIOS COM O PAI

Respondendo e acrescentando algo mais à frase abaixo, que foi inserida na página do Facebook, em 17 de abril de 2019, assim apresento meus comentários:

- “Quem matou Abel? Seu irmão!

- Quem vendeu José? Seu irmão!

- Quem expulsou Jefté? Seus irmãos!

- Quem sentiu inveja de Davi? Seus irmãos!

- Quem não ficou satisfeito com volta do filho pródigo? Seu irmão!

Mas todos foram abençoados por Deus.

RESUMINDO: Não pare. Não desista. Teu negócio é com o pai, mas não com os irmãos! Entendeu?”

Sim, há negócios com o pai, mas também com os irmãos, com os vizinhos, com parentes e assim por diante. Não podemos tratar tudo só com o pai, pois há uma infinidade de relacionamentos e transações para tratarmos com todos.

Vamos dissecar frase por frase.

O NEGÓCIO DE CAIM (o 1º fratricida) em Gênesis 4, também era com o Pai, pois ambos cultuavam, levando oferendas a Deus, mas, por inveja, interrompeu a vida do mano Abel. Daquele fatídico caso é que ambos se separaram e os negócios de ambos com Deus se interromperam!

QUANTO A JOSÉ, em Gênesis 37. Seu negócio era com Deus, com Faraó, com os egípcios e com os Embaixadores de outros países que passaram a depender dele, já na qualidade de Primeiro Ministro da maior potência da época – o Egito. Mas também com seus irmãos, pois por amor a eles e como prova de seu alto grau de humildade e dependência de Deus, trouxe seus irmãos de volta, ouviu-os, “amassou-os” bastante, mas perdoou-lhes, ganhando de volta a confiança e o amor deles! Sim, seu negócio sempre foi em favor do restabelecimento espiritual, moral e social de seus irmãos! Aliás, eis aqui o auge de sua linda história que prefigura o que o Messias (Jesus) fez e ainda faz com a humanidade divorciada dele! (José, é o Messias sofrendo as incompreensões de seus irmãos de sangue! Tal qual Jesus, em sua casa materna: João 7.3-5 e Marcos 3.21).

COM JEFTÉ, em Juízes 11, o seu negócio foi com Deus, mas também com seus irmãos, que embora o tenham expulsado, tornou a casa dos gileaditas, em Israel, para liderar na guerra contra os Amonitas! Ele pensou em todos os seus conterrâneos israelitas, não somente em sua valentia e seu nome em relação a Deus!

PERTINENTE A DAVI, 1 Samuel 16 a 20, não somente seus irmãos sentiram inveja dele, mas também o rei Saul, e todos ficaram de “queixo caído” quando, acompanhando sua trajetória, perceberam que Deus estava com Davi em todas as circunstâncias, exceto aquelas em que Ele se envolveu em pecados, que dão conta de que, nessa fase, nada foi “negócio de Deus”, mas da carne e do Maligno! Nunca houve personalidade perfeita neste mundo, exceto Jesus!

Resta-nos agora, falar do filho pródigo, sim, seu negócio foi com o pai, desde sua ambição de levar parte da herança antes do tempo até seu abandono do lar. Mesmo depois que o tempo passou e ele “quebrou a cara”, perdendo tudo, seu Pai terreno (que ilustra o Pai celestial) não o esqueceu e, quando de sua volta, alegrou-se, festejou, convidou muitos para a festa e ainda sobrou tempo para tentar uns últimos conselhos ao seu filho Mais Velho, de coração duro que não abraçou a idéia de dar a melhor recepção para o seu mano Mais Novo! Sim, o irmão Mais Velho, provou que não tinha nada a ver com o seu irmão, apenas com a herança do pai. Nem mesmo os conselhos do pai, os apelos, lhe valeram para compreender e perdoar seu irmão!

Enfim, nossos negócios são sempre com todos que carecem de amor, de afeto, de aproximação, de palavras e de salvação! A mutualidade é bem vinda. Não se pode dar atenção em uma só direção, porque todos nós somos carentes. Hoje distribuímos bênçãos, mas amanhã, seremos nós que a buscaremos, por isso devemos cultivar relacionamentos (sadios, corretos e éticos, é claro) com todos!

Rive (ES), 26 de abril de 2019

Fernandinho do forum