CASO: DEUS X ADÃO, EVA E A SERPENTE

Em primeiro lugar, quero resaltar que Deus por ser onisciente não precisa de provas, por ser onipresente não precisa de testemunhas, por ser onipotente não precisa de um juri. Então nos sobram apenas os argumentos de defesa ou de acusação.

1. 1ª Lei de Deus

Gn 2.16-17 "E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17.mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás."

No primeiro livro da bíblia encontramos a primeira lei, para melhor entendermos porque essa é a primeira lei, vamos analisar o que é lei:

Lei: Ordenança feita a fim de que haja paz, mora, responsabilidade social, respeito às autoridades constituidas, respeito ao próximo, para que uma sociedade possa evoluir e ordeiramente crescer tanto intelectualmente como demograficamente. E se existem leis, consequentemente existem penas para quem não cumpre essas leis, que geralmente são pré estabelecidas antes do ato criminoso.

2. 1º Ato criminoso

Gn 3.6 "E, vendo a mulher que aquela árvore {era} boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e {ele} comeu com ela."

Deus havendo disponibiizado tudo o que estava ao redor deles, todos os animais e frutas para que eles pudessem comer, os olhos deles se voltaram justamente para aquilo que era proibido e assim cometeram o primeiro ato criminoso da história da humanidade, e por causa disso foi estaelecido o inquérito, havia uma lei e foi quebrada.

A príncipio os criminosos tentam fugir. Gn 3.8 "E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim."

A voz do Senhor Deus para eles deve ter soado assim como uma sirene soa aos ouvidos de um criminoso fugitivo; eles a príncipio acharam que podiam fugir da justiça de Deus, de fugir, e ficarem livres da punição que se dá pelo pecado da desobediência, a morte.

Pois bem, Deus os acha e os leva para o tribunal onde Ele convoca a consciência de Adão e Eva como advogada de acusação contra eles.

Pegos com as mãos sujas. Gn 3.9 "E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás? 10.E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me."

Adão aqui tenta desviar a atenção de Deus do crime verdadeiro que era o fato dele ter desacatado a ordem do Senhor. Mesmo tendo sido surpreendido em fuga da justiça ele não confessa o crime. Mas Deus mostra pra ele que não há nada em oculto que não venha a ser revelado (Mt 10.26).

* Foi mais ou menos como se fosse um diálogo entre um ladrão e um policial: O policial avista um perrapado, e com cara de medo e pergunta: - O que você está fazendo aí rapaz?

E o homem assustado responde: - É porque eu estava andando com esse cordão de ouro, e quando te vi temi.

Então o policial logo percebe o lance, e o argüi mais uma vez dizendo: - Ah! Então foi você quem roubou aquela velhinha, não é?....

Moral da história, o homem não apontou o crime em si, mas deixou pistas para que fosse descoberto.*

Adão é levado ante o tribunal. A prova do crime é que ele alega estar nú. Então é aberto o inquérito.

Gn 3.11 "E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?"

Deus poderia o ter acusado, mas prefere que ele reflita na gravidade do ato que cometeu e ele mesmo venha a ser um réu confesso, pois quem não confessa um crime recebe pena maior.

Adão confessa o crime, mas transfere a responsabilidade do ato para a esposa, alegando ter sido ela a mandante do crime. Já que não poderia negar mediante a prova, ele tenta num ato desesperado diminuir sua pena, entregando a comparsa, e de certa forma culpando até p próprio Deus, querendo dizer que se Ele não a tivesse feito e dado a Adão com esposa, nada disso teria acontecido. Gn 3.12 "Então, disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi." Lema de Adão: Antes ela do que eu.

Com isso podemos perceber notar que após o pecado, o amor de Adão pela sua esposa deixou de existir, ele que deferia defendê-la, transfere toda a sua culpa para a sua companheira.

Deus argüi a mulher: Gn 3.13 "E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi."

Mais uma vez a culpa é transferida, e a mulher tenta se passar por inocente aos olhos de Deus, mas Deus conhecendo os corações sabe que a história não é bem assim, e que o que Eva contou foi uma meia verdade, para verificarmos isso vamos analisar a participação da serpente na história, votando alguns momentos atrás... Gn 3.1 "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?"

Até aqui podemos perceber que a serpente tenta enganar a mulher, mas mesmo sendo astuta ela não havia oferecido nada a mulher, então foi fácil para a mulher rebateu a serpente, pois ela ainda não havia lhe despertado a cobiça. Então, até aqui a mulher se saiu bem. Gn 3.2 "E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos. 3.mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais."

À partir desse versículo, posso perceber que o que a serpente está fazendo é um trabalho psicológico com a mulher, assim como fazem com os crente hoje em dia, o diabo envia pessoas para ficarem martelando na cabeça do crente todo dia: Você não pode isso, não pode aquilo, você não pode fazer nada hein!! Quando na verdade o nosso Deus apenas nos manda não fazermos 10% de coisas de 100% de coisas que se há para fazer no mundo ( uma média), mas ele quer nos fazer acreditar que é muito o que Deus nos manda, e que ele tem muito mais para nos dar do que Cristo para oferecer, mas analisando a nível de jardim, Deus tinha todas as árvores para lhes dar, mas Satanás apenas podia oferecer uma, mas como bom marketeiro, ee procura desvalorizar a "concorrência" e valorizar o produto dele, mesmo ele sabendo que está em grandissíssima desvantagem. Vamos levar isso agora para os dias de hoje, se o diabo pode lhe oferecer uma vida de riquezas por no máximo 70 anos, o resto da eternidade você soferá as penas pela desobediência, mas se você se preservar da contaminação do mundo (seus valores, seus prazeres, sua amizades falsas...) por no máximo 70 anos, Deus tem reservado para você o resto do jardim ou seja a eternidade com alegria e paz na presença de Deus. Resumindo: O que o diabo tem a dar é muito pouco com relação ao que Deus tem a te oferecer. Mas tome cuidado, ele é um grande marketeiro, e tentará sempre dizer que Deus não tem nada a lhe oferecer e que ele sim é que tem.

Bom, analisaremos o caso da mulher agora. A mulher pode ter sabido responder bem a serpente, mas ela já estava incucada com aquela árvore, mesmo tendo todas as outras para comer. Nós vemos isso quando ela diz: "...da árvore que está no meio do jardim..." No versículo 9 do cap. 2 está escrito que a árvore que estava no meio do jardim, era a árvore da vida, a árvore do conhecimento do bem e do mal poderia até estar perto, mas a árvore que estava no meio era a árvore da vida, mas essa embora fosse permitida, eles nem ao menos comeram dela, no versículo 22 do cap. 3 relata isso. Mesmo estando ambas perto uma da outra, eles não atentaram para a árvore da vida que tinha o poder faze-los serem eternos, mas atentaram para a árvore proibida.

Então, levando isso que a árvore não estava no meio do jardim, a não ser na cabeça da mulher, nos mostra que aos olhos da mulher a árvore que estava em evidência era essa e por isso ela se referiu à árvore como "a que está no meio do jardim", ela quis dizer, podemos comer todas, mas a que me provoca, que me instiga, dessa não podemos comer.

Tg 1.14-15 "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado {ou seduzido} pela sua própria concupiscência. 15. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte."

Agora sim, depois de já ter feito o trabalho psicol[ogico com a mulher, de já ter feito a mulher lembrar de que ela limitada, embora quase que infimamente; mas a serpente trouxe a tona a limitação, e o ser humano não tem em sua natureza a facilidade de aceitar limites. A serpente dá continuidade em seu trabalho de marginaizar Eva. Gn 3.4 "Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 5. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal."

Bom, aqui, em primeiro lugar, a serpente tenta fazer a mulher acreditar que se ela cometer esse crime não só ficará impune, mas ela será a dona da lei, sendo como o próprio Deus.

*É como se tentaria alguém a praticar um crime hoje, é claro que o mandante do crime consegue fazer acreditar a todos os do seu bando que eles ficarão impunes, e que eles vão conseguir se safar, e ainda, que se eles tiverem as armas nas mãos, todos terão que obedece-los, eles serão os donos da lei.*

E a serpente ainda a faz achar que ela é bitoada, que a pureza que Eva tem é um defeito, que na verdade falta alguma coisa nela, e que Deus a está privando disso, e que essa coisa é muito boa, e que Deus é egoísta e déspota, e que não há razão para priva-la de algo tão bom, tão valioso, o que não é verdade.

Hoje em dia, o diabo age da mesma forma, tentando fazer os crentes acreditarem, que a pureza é um defeito, e que o que eles vivem sendo santos, se separando do mundo é muito pouco conhecimento, e ainda, tentando fazer o crente achar que Deus está impedindo-o de ver coisas novas, e que Ele está te limitando muito. Não dê ouvidos a ele, pois a pureza é uma virtude que te garante o acesso a árvore da vida, que é a salvação, Ap 22.14 "Bem-aventurados aqueles que {ou que guardam os seus mandamentos, para que tenham poder na árvore da vida} lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas."

e o conhecimento de Deus é o conhecimento mais profundo, e mais rico que se pode ter, caminhar com o Criador é dizívelmente melhor do que qualquer coisa, não troque por nada.

Ou seja, a mandante do crime foi de fato a serpente, mas Eva quis de bom grado cooperar, afinal Deus não permite que sejamos tentados além das nossas forças. (1Co 10.13), Ele fez Eva lembrar pelo Espírito Santo dEle, do que Ele havia dito a ela em Gn3.3, mas a cobiça dela foi maior. Logo a expicação dela foi uma meia verdade, e ela achada totalmente culpada assim como Adão.

3. As penas

Serpente: Gn 3.14 "Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita {serás} mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida.15.E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta {Heb. ele} te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."

À serpente foi aplicada a pena mais dura, pois ela foi a mandante do crime, mas pena mais dura ainda será aplicada: Ap 20.2 "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos." 10. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre."

Mulher: Gn 3.16 "E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará"

Homem: Gn 3.17 "E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita {é} a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. 18. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. 19. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás."

Deus havia dado ordem direta ao homem, e por isso o pecado do homem foi terrível, e por causa dele toda a terra foi amaldiçoada, e toda humanidade com ele. 1Co 15.22 "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo."

E ainda cabe a verificação: Quando Deus diz a serpente que ela comerá pó todos os dias da vida dela, significa que a missão do diabo é destruir, devorar o homem, porque o homem é pó.

4.Punição final: Expulsão do Jardim do Éden

Gn 3.23 "o SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado."

5. Restauração:

Os dois foram achados culpados e passíveis de morte, e já sabiam disso, desde que perceberam que estavam nús, por isso tentaram de sua maneira restaurar a comunhão com Deus perdida, queriam dar um jeitinho, coseram folhas de figueira e fizeram para si aventais Gn 3.7. Mas não adiantava isso, é da maneira de Deus. Gn 3.21 "E fez o SENHOR Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu."

Não se pode ser justificado da sua maneira como muitos tem tentado por aí em seitas e pseudo igrejas e coisas semelhante, é somente da maneira dEle é que há a reconciliação. 1Pe 1.15 "mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a {vossa} maneira de viver,"

E como foi feita essa reconciliação? O próprio Deus sacrificou um animal para os cobrir com sua pele, e assim mostrar o seu perdão a eles, pois sem derramamento de sangue não há remissão de pecados Hb 9.22b, mas de qualquer maneira, aquelas túnicas de peles não eram suficientes para os justificar, assim como o sacrificio de animais também nunca foi suficiente para o homem ser justificado Hb10.11. Por isso, ele continuou preso ao jugo do pecado. Mas havia uma promessa feita, haveria uma semente da mulher, que pisaria a cabeça da serpente, e não somente esssa promessa, mas várias promessas foram feitas ao longo da história apontando para um Advogado, um mediador entre o Juiz de toda Terra, e o pecador; assim como o Senhor colocou aquelas túnicas de pele neles e por isso teve de sacrificar para obte-las, e fez isso porque os amava, e sua misericórdia dura para sempre, da mesma forma, Ele mesmo teve de sacrificar depois de milênios, só que dessa vez não animais, mas o seu Filho único Is 53.10 "Todavia, ao SENHOR agradou o moê-lo, {ou quebrantá-lo} fazendo-{o} enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias, e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão."

para que através dEe de uma vez por todas Hb 9.26, Hb 7.26, fossemos libertos do pecado. Ele que era sem pecado, se fez pecado por nós, Ele que era inocente, se fez culpado por nós. Quando era para nós termos recebido a pena dos nossos pecados, a morte, Deus pelo seu infinito amor, sacrificou o seu Filho, pendurando-o no madeiro, derramando o seu sangue, por nós. Tudo isso por amor a você, para que hoje tivessemos a promessa de um dia irmos morar com Ele na cidade santa, comer da árvore da vida Ap 2.7 "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.", ver a sua Face, e usufruirmos da iberdade que há no Espírito de Deus, livre do pecado, livres da madição, reconciliados para sempre com o Senhor. Aleluia!

Ps: Ele mostrou a Adão e Eva como Ele queria que fizessem, sacrificassem, assim como Jesus nos ensina a nos sacrificar pelo evangelho, sacrificar nossos desejos pecaminosos e estarmos mortos com relação a investida do mundo.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012