A água e o sangue que verteu por amor

Contudo, um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro, e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais. Porque isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado. E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram. (João 19:34-37). Aqui vemos o relato onde se mostra a verdade da morte de Jesus na cruz, e também nos leva a entender o porque das duas ordenanças que Jesus nos deixa como ato a ser praticado.

A primeira é o batismo:

Quando alguém reconhece seu caminhar equivocado e toma a decisão de mudar de caminho. Ou seja, se arrepende (μετανοια metanoia): mudança de mente na direção do real propósito que se tinha, ou seja, voltar ao real alvo sair do domínio escravizante da (αμαρτια hamartia), para a liberdade do amor que serve por amar. No relato vemos a água que saindo coração dilacerado, moído de Jesus. É água que no batismo simboliza graça purificadora de Deus em Jesus Cristo. Aqui entendemos que o amor de Jesus nos purifica e nos dá a real vida, pois Ele é a fonte de água-viva que vivifica. E entendemos o que Ele ensinou a mulher de Samaria (João 4: 1-27). Pois em Jesus deixamos de sobreviver para viver.

Aqui vemos também os elementos da Ceia do Senhor;

Vemos o Pão em seu coração destroçado. É obvio que normalmente um corpo morto não sangra. O que aconteceu foi que as experiências de Jesus, físicas e emocionais, foram tão tremendas que lhe rompeu o coração. Segundo os especialistas quando acontece isso, o sangue do coração mistura-se com o fluido do pericárdio que o rodeia. E a lança do soldado rasgou o pericárdio e brotou a mistura do sangue com o fluido do pericárdio. Es a prova de que Jesus morreu com o coração partido, no sentido literal do termo. E ao partimos o pão relembramos o que nosso pecado fez e faz com o coração de Deus. Pois toda vez que relegamos o amor em favor ao egocentrismo erramos o alvo e ferimos o coração do Senhor, que nos ama ao ponto de dar sua vida para que nós tenhamos vida. E a única coisa que Ele nos pediu e que amemos uns aos outros como Ele nos amou.

Vimos também que verteu sangue, o vinho da Ceia do Senhor é o símbolo do sangue vertido para salvar a humanidade de seus pecados. Pecados que destrói a vida, na rudeza da cruz verteu-se vida para que o desamor tivesse fim, e o amor reinasse. Jesus veio para ensinar aos da época e a nós o mal que o desamor pode causar. Mas será que entendemos isso? Pois hoje mais de dois mil anos depois ainda impera o desamor na terra. Foram poucos que entenderam que o sangue vertido na cruz era para que nós entendêssemos o horror e a tristeza que o egoico desamor causa.

Para João, a água e o sangue que brotaram do lado de Cristo eram o símbolo da água purificadora do batismo e do sangue, igualmente purificadora, que se comemora e experimenta na ceia do Senhor. Nesse lúgubre incidente, João vê um símbolo e um sinal, uma antecipação da graça purificadora e do perdão que emanam de Jesus Cristo e de sua cruz.

Há um trecho de um hino que nos remete aos significados:

Rock Of Ages

Rocha eterna, fenda para mim,

Deixe-me esconder-me em ti;

Deixe que a água e o sangue,

Do teu lado ferido que corria,

Seja do pecado a cura causal;

Salvar da ira e tornar-me puro com seu

Poder.

(Toplady).

Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 20/04/2019
Código do texto: T6627926
Classificação de conteúdo: seguro