Sobre a Páscoa

A Páscoa é uma comemoração que surgiu na tradição judaica em memória da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. ... Para os cristãos,a páscoa relaciona-se com a morte crucificação, e ressurreição de Jesus Cristo. A palavra páscoa – pessach, em hebraico –significa passagem. Para os judeus, ela representa a travessia pelo mar Vermelho, quando o povo liderado por Moisés passou do Egito para a liberdade na Terra Prometida. “Para os cristãos, ela tem um sentido mais metafísico.

A Páscoa é conhecida e relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito há cerca de 3500 anos.

Uma das festas mais tradicionais do cristianismo é a Páscoa, comemorada sempre no primeiro domingo após a lua cheia ocorrida com o fim do equinócio da primavera/outono. Essa festa, por sua vez, não é originária do cristianismo, e sim do judaísmo, religião tradicional dos hebreus. A Páscoa judaica é uma tradição milenar que relembra a libertação do povo hebreu, significa passagem. A Páscoa comemorada pelos judeus também é uma de suas festas religiosas mais importantes, assim como é a Páscoa para os cristãos. A Páscoa judaica é celebrada de acordo com o calendário próprio dos judeus.

O calendário judeu, ou hebraico é conhecido por ser um calendário  lunissolar, isto é, que se baseia nos ciclos da Lua e do Sol. A Páscoa judaica é comemorada anualmente no dia 14 de nissan ou nisã, pelo fato da primeira Páscoa comemorada pelos judeus, enquanto eram escravos no Egito ter ocorrido nos dias 14 e 15 de Nissan.

A primeira Páscoa aconteceu no contexto da escravidão dos hebreus no Egito. Esses, originários de Abraão, estabeleceram-se em Canaã e, depois de um tempo de seca e falta de alimentos, mudaram-se para o Egito, local no qual acabaram sendo escravizados. A libertação dos hebreus foi realizada por Moisés, logo após a execução das dez pragas no Egito, segundo a narrativa judaica.

A Páscoa judaica aconteceu pouco antes da execução da décima praga, na qual o anjo da morte desceu ao Egito e matou todos os primogênitos daquela terra. O anjo da morte só não passou pelas casas daqueles que haviam seguido as ordens de Javé realizando a festa, como havia sido ordenada. Os hebreus teriam que sacrificar um cordeiro sadio de um ano, no 14 dia nissan e servir na ceia, se não fosse consumido inteiro teriam de queimar o restante, também teriam que passar o sangue do cordeiro nos umbrais de suas portas.

Os hebreus também consumiram pão sem fermento e ervas amargas.

A comemoração da Páscoa, conforme tradição judaica, estendeu-se por sete dias, nos quais o consumo de alimentos com fermento era e ainda é terminantemente proibido.

O vinho não fermentado a única bebida permitida na celebração da Páscoa pelos hebreus.

Assim após a décima praga, os hebreus foram libertos da escravidão e autorizados a retornarem para Canaã.

Pérola Guimarães
Enviado por Pérola Guimarães em 18/04/2019
Reeditado em 18/04/2019
Código do texto: T6626719
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.