Jesus tinha cerca de 30 anos quando começou Sua vida pública. (Lc 3,23) Ao mergulhar nas águas do Jordão para ser batizado, tomou sobre Si toda a sujeira, toda a imundície e todo o pecado, não só daqueles que se tinham deixado batizar antes d’Ele, mas também de todos quantos viessem a ser batizados após.

  Algumas denominações religiosas criticam a religião católica pelo fato de batizar crianças, provavelmente baseadas nessa passagem que revela Jesus sendo batizado com 30 anos. Algumas razões, além da tradição, apontam a eficácia do batismo infantil. Primeiramente, porque é uma bênção, visto que a filiação divina acontece pelo batismo.

  Enquanto não-batizados, somos apenas criaturas. Depois, porque, por intermédio da filiação é que vem o direito à herança. Ademais, nascemos com a natureza humana decaída, privada da presença de Deus por causa do pecado de nossos primeiros pais; portanto, nascemos espiritualmente doentes. Deve-se esperar 30 anos para oferecer remédio de cura ao enfermo? Jesus não precisava ser batizado, porque não tinha pecado. Deixou batizar-Se exatamente para assumir o pecado humano em Sua natureza divina, ou seja, mergulhou na água suja, contaminada, para espontaneamente ser contaminado por ela, para tornar-se pecador, para morrer pelo pecado e dar vida ao pecador.

   Então, por que Jesus foi batizado somente aos 30 anos? Provavelmente em função da lei judaica em vigor na época em que Ele nasceu – maior idade para assumir responsabilidades, como ler a Sagrada Escritura em público. E talvez pela mesma razão, assumir o batismo, tomar sobre Si o  pecado humano -  ser julgado e condenado.
***
Enviado por Adalberto Lima.