JOSUÉ E A PRIMEIRA PÁSCOA NA TERRA PROMETIDA

A PÁSCOA O MAIOR EVENTO DA IGREJA

A Páscoa é a maior festividade da Igreja, com entranhamentos eternos. A Páscoa está em toda a Bíblia e principalmente em momentos chaves. Estamos fazendo Culto no Lar, onde já falamos:

1- A primeira Páscoa – que significa libertação

2- A primeira páscoa do Ministério de Jesus, ou a Santificação do Templo – Páscoa nos lembra a nossa santificação

3- A segunda Páscoa no Ministério de Jesus, ou a Multiplicação dos Pães – que significa que Páscoa é festividade de Prosperidade.

E hoje a quarta Palavra:

JOSUÉ E A PRIMEIRA PÁSCOA NA TERRA PROMETIDA

1- A PREPARAÇÃO PARA A VITÓRIA (Josué 5.1-15)

a. A CIRCUNCISÃO - Os homens israelitas tinham um problema genético e necessitavam da circuncisão, que é um pequeno corte no corpo. Era uma questão de saúde. A circuncisão fala de derramamento de sangue. Os filhos dos que foram libertos do Egito, nascidos no deserto, não eram circuncidados. No inicio do cap. 5 foi feito isso. A circuncisão tem o significado de morte de si mesmo, para viver para Deus. Na Bíblia a circuncisão assume um papel teológico.

b. O TESTEMUNHO DO SANGUE – A Páscoa fala do inocente morto no lugar do pecador.

c. A PÁSCOA NA TERRA PROMETIDA (5.10-15) – Maná significa a palavra de Deus. Aquele Maná do deserto acabou e nunca mais iria voltar, mas o comer espigas novas indica que Deus iria mandar outro tipo de palavra, muito melhor, pois agora estavam na Terra Prometida. Essa seção indica O Novo Testamento.

d. SUBMISSÃO A CRISTO – Cristo apareceu a Josué e lhe mandou tirar as sandálias dos pés, pois o lugar ficou santo pela presença de Cristo - isso indica submissão e obediência.

2- A BATALHA CONTRA JERICÓ

Ordens para a preparação do povo vieram no cap. 5 de Josué.

Agora no cap. 6 eles iriam batalhar contra um inimigo intransponível: A cidade de Jericó, que tinha um muro famoso e intransponível. Cristo revelou que todos os israelitas, homens, mulheres e crianças, soldados ou mães, jovens e crianças deveriam todos, com os sacerdotes á frente, rodear toda a cidade de Jericó uma vez por dia, durante seis dias. No sétimo dia iriam rodear a cidade sete vezes e na ultima vez, quando acabasse deveriam fazer muito barulho. Quando assim o fizeram uma parte do muro caiu e os soldados israelitas entraram por ali e conquistaram a cidade.

CONCLUSÃO

A nossa vitória em Cristo está na nossa preparação pessoal e em perseverar em obediência.

Amém.

Paulo Sérgio Lários.

pslarios
Enviado por pslarios em 14/04/2019
Código do texto: T6623366
Classificação de conteúdo: seguro