O mandamento que aviva a vida. (Parte 1).

Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco; buscar-me eis, e o que eu disse aos judeus também agora vos digo a vós outros: para onde eu vou, vós não podeis ir. Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. (João 13:33-35). Aqui Jesus estabelece o mandamento um dos mandamentos finais para seus discípulos, e também para nós.

O tempo era escasso, a rude cruz já se vista, e escutar sua voz do Mestre se fazia urgente. Pois Ele partiria em uma viagem no qual ninguém podia acompanhá-lo. Tomava um caminho que devia transitar sozinho. E antes de partir lhes deu a ordem suprema: “de que deviam amar-se uns aos outros como Ele os amou.” Ordem primorosa que todo aquele que se diz Cristão de biscar incessantemente cumpri-la.

Mas qual é o significado de amar como Jesus nos amou? Nesta feita falaremos de parte destes significados.

1 – Jesus amou a seus discípulos sem egoísmo. Até no mais nobre dos amores humanos há um resquício de egoísmo. É comum esperarmos algo em troca, embora as vezes seja de maneira inconsciente. Pensamos na felicidade, e nas alegrias que queremos receber. Mas quando a reciprocidade não acontece logo entristecemos e mergulhamos no mar da amargura. Isso se dá porque amamos mais o nosso querer que ao próximo. Acontece com muita frequência que o que buscamos por trás de todas as coisas é nossa própria felicidade. Jesus, pelo contrário, nunca pensava em si mesmo, amou porque amar é o seu maior atributo. E o seu único desejo era e, é dar-se a si mesmo e tudo o que tinha àqueles a quem amava. Seu único desejo era fazer algo por eles, algo que sabia que era o único que o podia fazer. Ou seja, Ele nos ensonou que amar é doar-se aos que amamos.

2 – Jesus amava a seus discípulos com um amor respeitoso. Pois o amor respeitoso difere do jeito de amar por obediência. Pois aquele que ama por obediência ama por medo; medo de ser punido, medo de perder privilégios, e no caso dos religiosos de ir para o inferno. Mas o que ama por respeito ama porque entendeu que amar é a melhor coisa a fazer. E o amor respeitoso jamis trai ou engana o ser amado, pois a pessoa amada sempre estará a frente do nosso egoismo.

E a distância ou as barreiras jamais diminui esse amor. Jesus os ensinou isso de forma vívida e vivida. Pois nada do que lhe foi pedido e Ele nos deu tudo; nos deu a vida, nos deu o universo com toda a riqueza que há ele e mais, se fez humano com todas as limitações que um ser humano pode ter, e por fim, deu a sua vida na humilhação da morte na cruz. Seu o amor significava cruz, e por amar-nos Ele estava disposto a enfrentá-la.

Nós estamos acostumados a cometer um engano. Cremos que o amor deve nos proporcionar felicidade. Mas a verdade é que o nosso amor deve proporcionar felicidade a outrem. E quando entendemos isso compreendemos que a real felicidade do amor vem de amar por amar, ou seja, servir a graciosidade do amor a outrem. Aqui começamos a entender o que Jesus ensinou em (Marcos 10:32-45). Porque o amor se apraz no servir por amor. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 13/04/2019
Código do texto: T6622343
Classificação de conteúdo: seguro