Tia Joana e o Protestante

Havia uma senhora muito simples que vendia verduras na vizinhança onde morava. Ela era uma humilde devota de Maria Santíssima, e muito conhecida por toda a vizinhança como Tia Joana.

Um dia ela foi vender suas verduras na casa de um protestante e acabou perdendo o seu Terço no jardim da casa dele. Ela ficou muito triste, porque não sabia onde tinha perdido o seu inseparável Terço. Até que, passados alguns dias, ela acabou voltando novamente àquela casa, e logo assim que ele a viu, abriu um largo sorriso, e começou a zombar dela lhe fazendo a seguinte pergunta: - "Você tem andado meio triste, será porque perdeu o seu Deus?"

Ela humildemente, respondeu: - "Eu, perder o meu Deus? Nunca!"

Então ele pegou o Terço e, estendendo-o em sua direção, lhe disse: - "Não é este o seu Deus?"

Ela alegremente o pegou e, com muita humildade, lhe respondeu: - "Graças à Deus o senhor encontrou o meu Terço. Muito obrigada, meu senhor."

E ele lhe disse: - "Por que você não troca este cordão com estas sementinhas, por uma Bíblia?"

Ela imediatamente respondeu: - "Olha; a Bíblia eu não sei ler, mas com o Terço eu medito toda a Palavra de Deus e A guardo no meu coração".

Ele então retrucou dizendo: - "Mas isto é idolatria; você me diz que medita a Palavra de Deus com isso?... Como assim? Poderia me dizer?".

E foi então que Tia Joana, pegando o Terço, começou a explicar: - "Posso lhe dizer sim. Quando eu pego na cruz, lembro-me que o Filho de Deus deu todo o Seu sangue, pregado numa Cruz, para salvar a humanidade. Esta primeira conta grossa me lembra que há um só Deus Onipotente. Estas três contas pequenas me lembram as três pessos da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Essa conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou; que é o Pai Nosso. O Terço tem cinco mistérios que faz lembrar as Cinco Chagas do Nosso Senhor Jesus Cristo cravado na cruz, e cada mistério tem dez Ave-Marias, que me fazem lembrar os Dez Mandamentos que o Senhor mesmo escreveu na tábua de Moisés. O Rosário de Nossa Senhora tem quinze mistérios, que são: os cinco GOZOSOS, os cinco DOLOROSOS e os cinco GLORIOSOS. De manhã, quando me levanto para iniciar a luta do dia eu rezo os gozosos, lembro-me do humilde lar de Maria de Nazaré. No meio dia, no meu cansaço e na fadiga do trabalho eu rezo os mistérios dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada de Jesus para o Calvário. Quando chega o fim do dia, com as lutas todas vencidas, eu rezo os mistérios gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para dar a salvação a toda humanidade.

E agora o senhor, por favor me diga, onde é que está a idolatria ?"

E foi aí que ele, depois de ter ouvido atentamente tudo o que a Tia Joana havia dito, respondeu-lhe: - "E eu que não sabia nada disso... Por favor Tia Joana, perdoe a minha ignorância, e ensina-me a rezar o Terço!"

(Este é um fato verídico e aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, e foi testemunhado por Jose Alves Souto, de Brasília, em julho de 1996)

Salve Maria!

E.R. Calabar

Novembro-2014