Vigiar o nosso interior e orar para melhorá-lo.

Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai. Estai de sobreaviso, vigiai [e orai]; porque não sabeis quando será o tempo. (Mar 13:32,33). Está passagem faz parte do discurso sobre o final dos tempos. Onde ocorrerá a volta de Cristo. Existem muitas divagações sobre este tema que são mais danosas do que frutíferas.

1 – Alguns sustenta que Jesus disse que estas coisas teriam que acontecer naquela geração, e se baseiam e que a dita sentença. Pois imediatamente Jesus diz que ninguém sabe quando acontecerá. E estes chegam ao entendimento de que às profecias de Jesus é sobre a queda de Jerusalém e a destruição do templo, que se cumpriram no tempo determinado daquela geração.

2 – Jesus diz que não sabia o dia nem a hora em que retornará. Eis aqui a beleza expressa na humildade. Pois havia coisas que Ele mesmo deixava sem perguntar, porque estava nas mãos de Deus. Eis um exemplo a ser seguido que o Mestre dos Mestre nos dá, pois não pode haver maior advertência e recriminação para aqueles que calculam datas e esquemas quanto a quando Jesus voltará. Certamente é pouco menos que blasfêmia que inquiramos sobre que o nosso Senhor se conformava em deixar de lado.

3 – Como podemos ver, Jesus nos ensina algo prático. Nós devemos agir como servos que sabem que seu amo tem que vir, mas não sabem quando. Pois vivemos à sombra da eternidade e não na eternidade. E isto não é razão para uma espera aterrorizada e histérica. Tão somente significa, que devemos terminar e completar no dia e em cada dia nossa obra. Significa que devemos viver de tal maneira que não importe quando Ele venha. O amor dá-nos a tarefa de fazer de cada dia de nossa vida um dia digno de que Ele veja, e estar preparados para enfrentá-los em qualquer momento face a face. De forma que toda a nossa vida se converta em uma preparação para nosso encontro com o Rei.

E aqui se faz bem lembra daquela passagem onde Jesus se preparando para o ato final de sua obra na cruz diz: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. (Mat 26:41). Outra passagem que por muitos é mal entendida, pois passam a vida cuidando e vigiando os atos e as atitudes alheias ou buscando sinais nos céus e em sua volta. Quando na realidade deveriam ocupar-se em vigiar o seu interior para ver como anda o seu sentir e às suas reações antes aos acontecimentos e pessoas. Pois uma coisa e certa toda mudança que queremos a nossa volta deve antes começar dentro de nós. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 03/04/2019
Código do texto: T6614597
Classificação de conteúdo: seguro