Não Temos Amigos ou Inimigos Somente Instrutores de Vida.
Na vida há coisas que aprendemos em segundos e outras que demanda um longo tempo para que possamos compreendê-las. Uma dessas coisas que levei tempo para compreender foi a seguinte frase que meu avô dizia: “Nos não temos amigos ou inimigos, mas sim instrutores de vida”. (Autor desconhecido).
E, é verdade pois com os amigos nos aprendemos o valor do respeito, a responsabilidade da confiança depositada em nós, a vida em comunhão, o dedicar da vida, para um bem em comum mesmo que isto custe alguns sentimentos a serem reeditados. E aprendemos tudo isso não pelo medo de pecar nem porque alguém disse que era errado ou certo. Mas simplesmente pelo amor que o Espirito Santo, faz brotar em nossos corações.
E podemos ver isso em: Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. (Col 3:12-14).
Com o inimigo ou adversários nós aprendemos a respeitar o ponto de vista alheio, a tomar cuidado com as ofensas principalmente nos momento acalorados, aprendemos a segurar os puns cerebrais que na realidade são ofensas disfarçadas de verdades. Aprendemos a transmutar o plúmbeo desejo de vingança no ouro do perdão e do amor. E, o mais importante, aprendemos a receber as ofensas da mesma maneira que recebemos os elogios.
Jesus nos ensina isso quando disse: Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. (Mat 5:43-45).
Mas este caro entendimento só poderá advir se buscarmos com empenho e com a ajuda do Espirito Santo. Aliados a meditação e a oração, para que o fruto do Espirito nasça em nós. Pois a vida fica mais bela quando reeditamos os nossos sentires aos moldes de Cristo Jesus. E então as adversidades serão apenas degraus de uma escada que sobe para vida e vida em amor e verdade. E as pessoas deixarão de ser utilidades em nossas vidas para serem oportunidades dum servir por amor ao servir. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).