Vivendo a vida em sua plenitude.
Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. (Tgo 1:12). Aqui Tiago discorre sobre a ser provado. Mas a provação aqui citado não vem de Deus como podemos ver nos versículos seguintes (Tiago 1:13-18). Tiago usa aqui a palavra do grego (πειρασμος peirasmos). Que entre seus significados algo bem gráfico: Sedução ao pecado, tentação, que é originada pelos desejos ou pelas circunstâncias externas com raiz em nosso interior. Ou seja, o mundo nos confronta de acordo com os nossos desejos e ambições.
Um exemplo bem claro é a passagem onde vemos a tentação pela qual o diabo procurou desviar Jesus, o Messias, de sua divina jornada (Mat 4:1-11), mas como Jesus jamais colocou o si mesmo a frente de sua missão Ele saiu vitorioso. Tiago usa a forma poética de bem-aventurado, ou seja, feliz até porque a nossa felicidade está onde colocamos o tesouro de nossas metas. E aqui ica um alerta muitos de nós vivemo momentos de alegria pensando que isso é felicidade, mas momentos de alegrias são como fogo de palha que queima rápido e no fim não sobra nem cinzas. Já a felicidade que Jesus nos fornece é perenal que começa aqui se estende pela eternidade. Cabe a cada um de nós escolhermos alegria que o vento leva ou o ouro da felicidade que nem o tempo oxida.
Nesta vida podemos nos tornar de genuíno valor que é (δοκιμος dokimos), dokimos: É como o metal limpo e purificado de toda escória. Ou seja, as fraquezas do nosso caráter são desarraigadas, são lavadas de suas faltas, e surge o forte e puro de alma. No mundo de hoje somos assolados por muitas informações que deveria ser bom porque nos tornaria atualizados. Mas como vemos isto tem causados ansiedade estresse e, por fim depressão, ou seja, quando deixamo-nos nos levar pelas circunstancias e situações que se apresentam adversas nos perdemos e matamos a nossa alma.
Sendo assim entendemos que devemos olhar para o nosso interior para ver como estamos reagindo diante das situações. E ai tomarmos uma ação e está ação deve ser amparada pela firme oração ao Espírito Santo. Pois quando agimos assim somos capacitados por Deus a vencermos os problemas e a real felicidade se fará em nossas vidas.
E a cora da vida será o maior prêmio que receberemos, pois não adianta ter tudo se não tivermos vida para viver. E no amor de Cristo a vida é coroada em seus quatro aspectos:
1 – A coroa de flores era levada em época de alegria; nas bodas e nas festas como podemos ver em (Isaías 28:5). A coroa era sinal de alegria e de alegria festiva.
2 – A coroa era um sinal de realeza. Usavam-na os reis e as pessoas que exerciam autoridade. Às vezes era a coroa de ouro; em outras ocasiões era uma faixa em torno das têmporas (Sal. 21:3).
3 – A coroa de folhas de louro era a que se outorgava ao vencedor nos jogos, o prêmio que o atleta cobiçava sobre todas as coisas: Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. (2 Timóteo 4:8).
4 – A coroa era sinal de honra e dignidade. A instrução paterna pode outorgar uma coroa de graça ao filho que a recebe e obedece (Provérbios 4:9).
Sendo assim entendemos que ao ouvir e obedecer a voz do Espirito Santo somos coroados pela vida plena que advêm do amor de Cristo Jesus. Então que jamais venhamos a cair, mas se acaso tropeçarmos levantemos e sigamos em frente na confiança de que aquele que deixa de lado seus eitos, preceitos e preconceitos para viver e sentir o amor de Deus sempre terá vida e vida em abundância. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).