O NOVO TESTAMENTO PERDOA, O ANTIGO NÃO

Existem muitas pessoas que estão feridas pela Igreja. No momento bom, as pessoas vinham à sua casa, compartilhavam da sua comida, sorriam e se alegravam contigo, porém veio os dias maus, veio o pecado, veio o problema, muitas Igrejas abandonam seus membros e os largam no mundo, sem esperança.

Mas o problema está na visão errônea de muitas Igrejas, que não compreenderam ainda nem o Antigo Testamento e muito menos o Novo. Muitas Igrejas baseiam as suas pregações no Antigo Testamento, o que por si só já deveria causar estranheza, pois o Antigo Testamento foi escrito para Israel, não para a Igreja. É claro que podemos sim, usar o Velho Testamento como referência em nossas pregações, mas toda mensagem do Velho Testamento deve mostrar o novo e encaminhar a pessoa para o Novo.

É muito fácil notar qual mensagem estamos ouvindo na Igreja, independente se é uma Igreja grande e nova, ou pequena e precisando de uma pintura. A mensagem do Novo Testamento é de Graça, perdoa, acolhe, enxerga o outro, é horizontal. A mensagem do Antigo Testamento é de vingança, é de Deus retirando a herança do inimigo e nos dando, é de morte aos filhos do inimigo, é de campanha de Batalha Espiritual.

O Espírito no Antigo Testamento era dado de forma especifica a reis, profetas e sacerdotes. Eram todos reis, ou profetas e sacerdotes? Não. O Espírito santo era dado por medida. O Espírito enchia para a pessoa ser capaz de fazer aquela obra naquele tempo e depois ele saia da pessoa. O que falta observarmos mais de perto é que as Leis do Antigo Testamento foram escritas para pessoas na carne e não no Espírito. A Palavra de Deus não era gravada em seus corações, mas gravada na pedra. As Leis davam o mínimo aceitável de espiritualidade para Israel poder gerar um Filho: Jesus.

No Novo Testamento o Espírito é dado sem medida. Não tem fim. O Espírito entra, quando aceitamos a Jesus, viramos Corpo de Cristo e o Espírito Santo é dado então a nós. O inicio disso foi em Pentecostes, Atos 2, mas não precisamos repetir Atos 2, pois o Espírito já é da Igreja, o que precisamos aprender agora é como nos encher: com orações, jejuns, cânticos espirituais, ouvindo, pregando e obedecendo a Palavra.

Igrejas baseadas no Antigo Testamento são religiosas e de certa maneira vivendo na carne e não no Espírito. Igrejas do Novo Testamento são por definição Igreja no Espírito. Os símbolos da Igreja do Antigo Testamento são a armadura do soldado: O escudo, o capacete, a espada. É a Igreja que fica eternamente dando voltas em Jericó. Que eternamente fica fazendo campanhas de vitória.

Os símbolos do Novo Testamento são a Ceia que deve ser repartida igualitariamente a todos - quem mais tem, deve mais repartir. É o vinho que é símbolo do sangue de Cristo derramado na Cruz por nós pecadores. É o tomar o vinho sabendo que eu sou pecador e que você também é. No Novo eu te perdoo, mas preciso do teu perdão. No Novo a gente estende a mão e não rejeita o irmão. Ninguém manda um irmão embora, não normalmente. Um soldado pode ser mandado embora das tropas, mas um irmão não.

Igrejas baseadas no Antigo Testamento têm o sentimento de tropa, de Exército de Deus. Igrejas do Novo Testamento - e só pode haver Igreja no Novo Testamento, pois não tinha Igreja no Antigo Testamento – tem o sentimento de família, de irmandade, de amizade. Não de exército, mas de família.

No Antigo Testamento, escrito para os judeus na carne, com o Espírito por medida, a Lei para gerar o mínimo de espiritualidade possível de Deus operar, portanto gente religiosa e não propriamente convertida, os judeus da época eram soldados do Exercito de Deus.

No Novo Testamento todos somos filhos de Deus. O Espírito habita, faz morada em nós, para todo o sempre. No Novo Testamento precisamos compreender que a Igreja já foi batizada. Não precisamos que nos venham mandar batizar de novo. Não precisamos de um segundo poder, de uma coisa chamada revestimento de poder, pois já temos isso. Quem explicou assim não obedeceu a ordem cronológica das coisas. É a mania ruim de se ler a Bíblia em picados e não como deve ser: do inicio ao fim.

Talvez você - querido, querida - não tenha perdão se a sua Igreja é baseada no Antigo

Testamento. Com mensagens equivocadas de Batalha Espiritual, de armas de guerra, de destruir o inimigo, com a visão de que tudo é da vontade de Deus. No Novo Testamento aprendemos a não aceitarmos as situações que a vida nos impõe, através da oração e jejum. Igrejas Velho Testamentárias tem um determinismo (tudo é a vontade de Deus), coisa estranha ao Novo Testamento. Jesus não aceitava a pobreza, um terço do que disse era financeiro. Jesus não aceitava a doença, ele curava a todos. Se a cura vem por remédios e médicos, ou se vem de forma milagrosa, a honra continua sendo de Deus.

SE porém você compreender que estamos e vivemos na era da Igreja, e estamos em tempos Novo Testamentários, na direção do Espírito Santo, então você compreenderá que o perdão aos filhos de Deus é facultado a todos e sempre. Hoje você pode receber o seu perdão.

Essa semana, no nosso culto no lar, eu dizia, na mensagem sobre o Filho Pródigo, que se a pessoa se desviar dez vezes no mesmo dia, e se dez vezes ela vier para Jesus, então haverão dez festas a se comemorar. Pois o filho pródigo, ao voltar para a casa do pai foi recebido com festa e uma das mais lindas palavras da Bíblia foi lida essa semana na minha casa: Importava que nós fizéssemos festa para o seu irmão que voltou. Importava. Tinha que ter festa. Tínhamos que comemorar. Se o irmão pecar, se desviando, nós ficamos tristes pelo irmão desviado, porém se ele voltar para Cristo vai ter festa, alegria, comemoração. E se pecar de novo a gente fica triste de novo e voltando a gente faz festa de novo e de novo e quantas forem necessárias até que a partir de um dia vamos viver em festa, na presença de Deus.

Se você se desviou, pecou, errou, falhou, não está vindo mais à Igreja, saiba que nós da Igreja apostólica, da Igreja Neo Testamentária, da Igreja de Jesus, na direção do Espírito Santo, estamos loucos, doidos para fazer festa, juntamente com você.

Se a pessoa se desviar dez vezes no dia e voltar dez vezes, vamos estar em festa o dia todo, não em tristeza, mas em festa. Voltou? Vamos festejar. Foi embora? e quem é filho sempre volta, já disse um pastor amigo, vamos orar e esperar você voltar. Quem é filho volta. Quem é filha volta. E vamos festejar. Juntos. Com o Pai.

Amém

Paulo Sérgio Lários

pslarios
Enviado por pslarios em 27/03/2019
Reeditado em 27/03/2019
Código do texto: T6608666
Classificação de conteúdo: seguro