A PAZ DE DEUS

A paz de Deus

"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14:27).

Existe a verdadeira paz, a paz de Deus, e a falsa paz proporcionada pelos mais diversos motivos e artifícios. Embora povos, nações e indivíduos afirmem ter a paz, na prática, todos podemos constatar que, na verdade, o mundo não têm paz.

A religião, os prazeres da vida, os relacionamentos, a família, o dinheiro, o sexo, as drogas, todas as coisas e a vida como um todo não tem sido eficazes, nem nunca serão, em proporcionar a verdadeira paz aos homens, pois a paz individual e coletiva não advém de meios exteriores, mas sim é dada pelo próprio Deus.

O que é a paz? Somente aqueles que experimentam a paz de Deus são os que o podem definir, pois existe uma concepção emotiva e errônea do que é a verdadeira paz. Este presente artigo tem por objetivo estimular a busca da paz de Deus, bem como também desnudar a falsa paz e os artifícios satânicos de estímulo a este engano.

A bíblia explicitamente afirma: "Mas os ímpios não têm paz, diz o Senhor." (Isaías 48:22). E Assim é. Mas porquê os ímpios não tem paz? Porque todos temos em nós um espírito e uma consciência dada por Deus. Independentemente de religião, interiormente testifica no homem a sua consciência à respeito de seus atos; Sendo estes maus, certamente a consciência testificará, e ainda que uma consciência esteja cauterizada e pervertida, aprovando ou condenando de modo errado, ao espírito de uma pessoa ímpia, Deus não comunicará a paz. "Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo. Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus." (Isaías 57:20-21).

E esta é a razão do vazio existencial da humanidade: o pecado afastou o homem de seu Criador. E assim, a humanidade perdeu a verdadeira paz.

Vamos então, agora, à mensagem de Jesus Cristo à igreja da cidade de Laodicéia: "E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: "Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 03:14-22)".

Neste texto vemos a descrição da igreja de Laodicéia, o retrato de um povo religioso que se considerava salvo, abençoado e próspero, todavia possuíam uma religiosidade vã e vazia, e na sua prosperidade e autossuficiência se estribavam com jactância. Isto é o que a falsa paz produz, um sentimento de que tudo está bem, uma sensação de bem-estar e conforto. Aí está um quadro da civilização moderna, e também da "igreja" moderna, dos ímpios de um modo geral, dos religiosos dentre as mais diversas religiões. A falsa paz é capaz de enganar as pessoas a tal ponto de que elas se julguem salvas sendo que na realidade não conseguem enxergar a sua real condição espiritual diante de Deus, fazendo com que elas pensem que estão caminhando para o céu, ou caminhando pelo caminho certo, sendo que na verdade estão caminhando para o inferno. Neste mesmo texto encontramos o remédio e a solução para tal problema: Jesus Cristo, através do arrependimento.

No meio irreligioso, o que permeia é o hedonismo e o egoísmo, não sendo difícil para Satanás os manterem presos em suas próprias concupiscências e carnalidade, aos prazeres deste mundo e aos prazeres da carne. Estes já possuem suas consciências cauterizadas e vivem neste mesmo sentimento de falsa paz. "Na verdade, todo homem anda numa và aparência; na verdade, em vão se inquietam; amontoam riquezas, e não sabem quem as levará. Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti." Salmos (39:06-07).

A verdadeira paz, a paz de Deus, não é produzida simplesmente pelos esforços humanos, pela obediência à dogmas de religião e de costumes religiosos, por obediência a preceitos legalistas e mandamentos humanos, sendo assim, estatisticamente o mundo deveria ter paz, pois que existem milhares de religiões e até o presente momento estas não foram capazes de proporcionar a verdadeira paz aos homens. E nunca serão. A religiosidade é inútil para devolver a verdadeira paz aos homens. Somente em Jesus Cristo encontramos a paz de Deus. Esta paz nos é dada pelo Espírito Santo. Vejamos este versículo: "E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: "Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." (João 07:37-38). Jesus estava se referindo ao Espírito Santo dado aqueles que o recebem e a paz que Este mesmo proporciona.

Jesus o convida: se quiseres a paz de Deus na tua vida, no teu coração, se entregue a Jesus Cristo de corpo, alma e espírito. Religião, prazeres da carne ou dinheiro não te trarão a paz. Ouça a sua voz e o siga, peça a Ele a libertação de sua vida pecaminosa, e assim você receberá o Espírito Santo de Deus na tua vida. Busque a santificação e terás a paz de Deus que excede todo o entendimento: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." (Filipenses 04:07). - "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 05:01).

Esta paz somente possui aquele em quem habita o Espírito Santo. "O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz." (Salmo 29:11).

Que a paz do Senhor Jesus Cristo seja convosco desde agora e para todo sempre. Amém.

"O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz."

(Números 06:24-26)

Fabio Sampaio
Enviado por Fabio Sampaio em 23/03/2019
Código do texto: T6605549
Classificação de conteúdo: seguro