A RESPONSABILIDADE DO HOMEM DIANTE DE DEUS

A responsabilidade do homem diante de Deus

"Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau." (Eclesiastes 12:14)."

Desde o princípio da criação, foi dado ao homem a faculdade de decisão, para que o homem tivesse a liberdade de escolha. Tal não poderia ser diferente visto que foi perfeita a criação de Deus, criação esta que foi afetada justamente pela ação pecaminosa do homem.

Sendo Deus justo e bom, concedeu ao homem esta capacidade, pois Ele não é um tirano ou ditador absolutista que força Sua aceitação. Esta mesma capacidade Deus conferiu aos anjos no princípio de Sua criação, sendo que na atual dispensação foi vedado aos anjos rebeldes o perdão de uma forma justa e coerente. Estes seres são responsáveis pela rebelião generalizada contra o governo de Deus e promovem a crença de que nada acontecerá relacionado às escolhas dos homens, ou seja, não se faz necessário ter consciência alguma de responsabilidade pelos próprios atos.

Por isto está tão em voga a religião moderna, uma religião cômoda e fácil que é destituída de princípios éticos e morais, em que se lança à Deus toda responsabilidade pela salvação do homem. Tal crença é anti-bíblica e diabólica e acarretará numa condenação maciça de falsos crentes.

A soberania de Deus não anula a responsabilidade humana, ambas andam juntas assim como a fé e a razão andam juntas. Jesus Cristo estendeu um convite a toda a humanidade para a salvação. Este chamado pode, entretanto, ser rejeitado pelo homem. Em outras palavras: O homem é incapaz por si mesmo de se voltar para Deus desde sua saída do jardim do Éden, então, Deus providenciou os meios necessários para que sua volta fosse permitida:

Dois dons, ou dádivas, que Deus enviou para a humanidade e para a salvação do indivíduo são o dom da graça e o Espírito Santo, estes dois presentes de Deus foram deixados por Cristo Jesus. Através da morte e ressurreição de Cristo, Ele novamente permitiu ao homem religar-se à Deus. Para isto, é mister que o convite enviado por Deus seja aceito, o convite é o Evangelho de Jesus Cristo.

Se faz necessário, porém, esclarecermos e ressaltarmos que, independentemente da aceitação do Evangelho, da crença ou religião, a responsabilidade humana jamais é anulada, ou seja, o homem será condenado pelos seus atos pecaminosos, assim como também o homem não será salvo pelas suas boas obras. Meditemos sobre os seguintes versículos bíblicos:

"E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá." (Lucas 12:47-48) - "Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem." (Romanos 01:18-32).

Observai atentamente à Palavra de Deus: o homem prestará contas de seus atos diante de Deus. Nenhum sequer escapará do julgamento. "Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá." (Ezequiel 18:04) - "A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele." (Ezequiel 18:20) - "Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma." (Ezequiel 03:19).

Crestes já em Cristo. Abandona a vida de pecado, esforça-te no caminho da santificação. Siga a Jesus Cristo em tudo e o Espírito Santo te ajudará, até que seja consumada a salvação da tua alma.

Como disse Albert Einsten: "Temos de fazer o melhor que podemos. Esta é a nossa sagrada responsabilidade humana".

"E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras."

(Apocalipse 20:12)

Fabio Sampaio
Enviado por Fabio Sampaio em 23/03/2019
Código do texto: T6605547
Classificação de conteúdo: seguro