POSSO

O governo do Estado do Espírito Santo postou na Internet, uma propaganda em favor do empoderamento das mulheres, com ALGUMAS FRASES, protestando contra os que fazem uso da VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, praticam ESTUPROS e outros métodos desumanos contra elas (mulheres), a saber: (1) “POSSO usar a roupa que eu quiser!” (2) “POSSO ser mãe e ter uma carreira!” (3) “POSSO dizer o que penso!”

Analisemos cada uma destas frases.

(1) “POSSO usar a roupa que eu quiser!”

Sem querer dar razão à quem disse que “as mulheres estão pedindo para serem estupradas”,

pois quem disse isto não pensou que os estupradores não “estão nem aí” para o tamanho ou forma de roupas que as mulheres usam para estuprá-las. Efetivarão estupros independentemente de quem quer que seja. Apenas esperam a “ocasião” para dar o seu bote surpreendente e covarde!

Alguém pode estar totalmente coberta, mas mesmo assim o doente (estuprador) vai tentar “pegá-la” assim mesmo, para satisfazer seu instinto animalesco!

Ele não pensou (nem pensa) na mãe, na (s) irmã (s) ou esposa (se a tiver), pois elas também podem ser vítimas dele (s) ou de outrem! O que lhes interessa é satisfazer-se momentânea e carnalmente!

Mas uma coisa é certo para com as mulheres que adotam a frase de empoderamento (“POSSO usar a roupa que eu quiser!”). Elas podem, mas não devem, principalmente dependendo do contexto em que se encontram: diante de crianças, de adolescentes, em sala de aulas, pois a roupa ainda é um termômetro da moralidade, do bom gosto, da contextualidade, do ambiente (frio ou quente em excesso), pois cada coisa deve ocupar o seu lugar! Há, ainda, para as pessoas de boa conduta, o chamado bom senso e a recusa em se cair no ridículo. Queiram ou não os pós-modernistas: existem por aí uma gama de roupas grotestas, esquisitas e impróprias! (Infelizmente, há, neste mundo, os pragmáticos que só pensam na grana e só o que lhes interessa é ganhar financeiramente, vestindo ou sendo vestidos por qualquer porcaria!)

(2) “POSSO ser mãe e ter uma carreira!”

Sim. Nada contra, porém, isto não é competência para todas! Queira Deus que a (s) criança (s) não

sofram com a ausência dessa (s) mãe (s), porque, muitos de nós sabemos que a ausência materna tem tornado o nosso mundo mais violento! O carinho e o calor materno – que começa desde o parto, quando o nascituro é posto sobre os seios da mãe, para que ambos se identifiquem, se amem e sintam o cheiro e a temperatura corporal, mutuamente! E isso deve ser uma continuidade perene entre mãe e filhos!

(3) “POSSO dizer o que penso!”

Sim, mas nunca devo me esquecer de que “quem diz tudo que pensa, pode ouvir o que não quer”. A nossa vida é um eco. O som que emito para outros ouvirem, trágica e/ou bondosamente voltará para mim!

Se falo baixo, o eco responderá da mesma altura. Se, alto, o eco será correspondente a este grau! Se, em tom de desprezo, ele retornar-me-á em tom de desprezo! E assim por diante!

Portanto, “posso dizer o que penso”, desde que meça tudo com antecedência, sob o prisma da REGRA ÁUREA, que se encontra em Mateus 7.12, dita pelo Mestre por Excelência, no sermão do monte, a saber: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles, porque esta é a Lei e os Profetas” (versão da IBB, baseada na tradução em português de João Ferreira de Almeida, “de acordo com os melhores textos em Hebraico e Grego” – 4ª impressão – Rio de Janeiro - 1980 ). Esta citação é o resumo da Bíblia dos Hebreus! É a conduta correta para com as demais pessoas! Não posso dizer que sou dono do “meu pedaço” e todos devem se submeter ao arbítrio de minhas palavras sem que eu “não ligue a mínima” para os que estão a me ouvir! Ninguém é obrigado a ouvir asneiras!

Há coisas que a gente pode, mas NÃO DEVE. Paulo nos recomenda assim: “Todas as coisas me são lícitas; mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. (1ª Co 6.12). “Todas as coisas são lícitas; mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são lícitas; mas nem todas edificam”. (1ª Co 10.23). Este é o princípio da ética cristã. Quem quiser adotá-la, saiba que haverá mais lucros do que perdas!

Rive (ES), 20 de março de 2019 - Fernandinho do forum