ESTUDO ESPIRITUAL
            Ao procurar ver como retomar o estudo espiritual na Cruzada dos Militares Espíritas, neste ano de 2019, após o recesso do carnaval e do término do livro de Joana de Angelis, fiquei a pensar como seria. Como sei da participação do mundo espiritual em nossas vidas, principalmente da sintonia que fazemos de acordo com nossas intenções e vibrações, fiquei a espera da intuição de qual livro adotar, de acordo com os meus amigos e família espiritual.
            Foi neste momento que recebi pela primeira vez um e-mail sobre as ações da Cruzada dos Militares Espíritas que acontece em todo o país. Irei colocar aqui na íntegra para que meus leitores também tenham conhecimento do alcance desse movimento, que, confesso, eu não tinha ainda essa dimensão ampla.
Msg Circ "U" Nr 96/10(b)
NÚCLEO DE NATAL DA CRUZADA DOS MILITARES ESPÍRITAS - NN/CME
DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL
CARAVANA EXPEDICIONÁRIA DE MILITARES ESPÍRITAS - CEME (*)
"... prossigamos nas tarefas em que fomos engajados, com vistas ao bem de todos..."
(www.cme.org.br)
"Fora da caridade não há salvação"
Atividades de natureza filantrópica unilateral de postura horizontalizada, sem regras rígidas e/ou hierarquias desnecessárias, dando preferência a realização de ações em função de COMBINADOS, na distribuição de alimentos (macarronada, sucos, água, café puro, café com leite, bolos), roupas, cobertores etc... aos nossos irmãos que, eventualmente, constituem a população em vulnerabilidade socioeconômica e, em situação de rua no bairro do Alecrim, em caráter emergencial, de perspectiva complementar,  jamais substituta das ações e atribuições das políticas públicas de Estado.
- Local de reunião inicial: sede da Cruzada dos Militares Espíritas (CME):...
... rua Joaquim Fagundes, 628, Praça Augusto Leite, Tirol, Natal/RN, 59.020-380.
- Data/Hora: 05/03/2019 (terça-feira), às 19h00;
- 18h50: chegada ao local (CME);
A - PRIMEIRA PARTE DAS ATIVIDADES:
-- 19h00: Leitura de uma mensagem preparatória;
- 19h05: Prece inicial;
- 19h10: Leitura e breve comentário de uma passagem de "O Evangelho Segundo o Espiritismo";
- 19h40: Prece de encerramento da primeira parte.
B - SEGUNDA PARTE DAS ATIVIDADES:
- 19h45: Deslocamento em caravana (comboio) para o local de distribuição de alimentos (bairro do Alecrim);
- 20h00: Início das atividades com uma breve abordagem (3 a 5min no máximo) de um tema do evangelho aos adultos, seguido de uma prece (Pai Nosso...);
- Haverá evangelização infanto-juvenil.
C - ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES:
- 21h00: Prece final (encerramento dos trabalhos), e momento de confraternização dos caravaneiros expedicionários, seguido da liberação dos obreiros.
Trabalho, Solidariedade e Tolerância!
Nosso fraternal abraço!
Solano (JSB)
(Cz Nr 7130 / CME)
P.S.:... (*) minoria co-criativa que visa a elevação gradativa da consciência nos passos da vida terrestre.
- Essa atividade ocorre, ordinariamente, todas as terças-feiras, de forma contínua durante o ano todo, sem qualquer recesso.
            Percebi, com o recebimento desse e-mail, que os amigos espirituais queriam chamar minha atenção para o local onde desenvolvemos a tarefa de estudos toda sexta-feira. Fui em busca do endereço da net (www.cme.org.br) que foi apresentado e coloco abaixo o que é a Cruzada.
A Cruzada dos Militares Espíritas (CME) é uma sociedade civil, legalmente constituída, fundada em 10 de dezembro de 1944, que objetiva especificamente atuar nas Forças Armadas e nas Forças Auxiliares, procurando congregar, sob sua bandeira, os militares que professam o Espiritismo, conforme definido na Codificação Kardequiana, e que vivem dispersos por todo país. Possuindo personalidade jurídica própria, tem seus estatutos devidamente registrados, os quais afirmam haver ela nascido “da vontade de um grupo de militares de afirmar, publicamente, a sua crença, no viver sem dispersão, em comunhão evangélica”.
A CME é filiada à Federação Espírita Brasileira, tendo assento no Conselho Federativo Nacional dessa entidade desde 6 de novembro de 1987, na qualidade de Entidade Especializada de âmbito Nacional, e se faz presente em todo o território brasileiro, nas três Forças Armadas e nas Polícias Militares, operacionalizando sua atuação através de seus Representantes, Núcleos e Delegados. Os Representantes atuam em determinada Unidade da Federação ou área geográfica específica, representando a instituição junto às autoridades civis e militares, órgãos federativos do movimento espírita organizado, sociedades espíritas, ou onde a presença da CME se fizer necessária. Cabe ainda a estes, amparar, orientar ou ativar Núcleos e GED em suas áreas de atuação. Os Núcleos funcionam como entidades (casas) espíritas em Guarnições ou Organizações Militares que ofereçam condições materiais e de pessoal para viabilizá-los. Os Delegados são os representantes da CME nas diferentes Organizações Militares (OM), elos de ligação entre a entidade e a comunidade espírita de suas OM. São designados por seus Comandantes, Chefes ou Diretores, a pedido da Cruzada, ou têm seus nomes levados pela Cruzada àquelas autoridades, para devida consideração e acolhimento.
Os Delegados são orientados pela Cruzada no sentido de criarem e coordenarem os Grupos de Estudos Doutrinários (GED), com a devida autorização de seus Comandantes, Chefes ou Diretores. Os GED se reúnem em horários fora do expediente ou em horários estabelecidos para os cultos religiosos pela 2ª Seção das OM, para a oração e o estudo da Doutrina Espírita em seu tríplice aspecto: filosófico, científico e religioso. Os membros da CME, designados Cruzados, compõem o seu quadro social. Admite-se para tal, militares da ativa, da reserva ou reformados, sem distinção de posto ou graduação, e civis que participem dos trabalhos dos Núcleos ou GED. O interessado deve preencher uma proposta de sócio e encaminhá-la à CME (Sede no Rio de Janeiro), não havendo nenhum tipo de contribuição obrigatória por parte do associado. Conforme consta do preâmbulo de seu estatuto. “é a CRUZADA DOS MILITARES ESPÍRITAS, obra de fraternidade. Não divide os homens; nem semeia ódios ou controvérsias pessoais. Não há imposição, nem dogmas. Pregar-se-á para quem quiser ouvir e apontar-se-á para os que têm olhos para ver. A expressão moral-espiritual da CRUZADA reside na liberdade de crer e no respeito a todas as demais crenças ou religiões. Não disputamos honras nem grandezas humanas, mas acreditamos no amor de DEUS e propagaremos as verdades evangélicas. ”
            DISTINTIVO DOS CRUZADOS
O Distintivo dos Cruzados, constituído de um sabre luminoso envolto por um triângulo azul, é resultado de comunicação mediúnica. A entidade espiritual, que assina por iniciais F. T. esclareceu o seu significado por intermédio de uma mensagem.
“O sabre, como sabeis, é instrumento usado nos Exércitos, mais como arma individual do que coletiva. Entretanto, vós que fostes considerados soldados de JESUS, como Cruzados, não para guerreardes e vos transformardes em assassinos ou homicidas, recebestes esse sabre não como arma de agressão, mas simbolicamente como meio protetor de novos soldados do Cristo de Deus.
O sabre luminoso com ponta romba indica que ele não se destina absolutamente a provocar a desintegração orgânica dos vossos irmãos terrenos que não creem. Não! Esse sabre que simboliza o Cruzado na sua missão evangélica, deverá estar sempre representado em vossa mente, vós que sois os soldados do Mestre tão amado!
O sabre luminoso que está contido nos limites de um triângulo de cor azul, tem grande valor, dada sua interpretação esotérica.
TRIÂNGULO! Olhai os seus três lados e vereis que nenhum difere um do outro. São todos iguais em cumprimento e ligam-se pelos extremos, formando os três ângulos. Jamais ele se desmanchará, ficando formado para sempre, resguardando o Sabre e a Luz que de sua ponta irradia.
Compenetrai-vos do valor esotérico do Triângulo. O seu valor não é somente na matemática dos homens, isto é, no estudo prático da triangulação que mostra quanto vale para o homem e, esotericamente, não desconheceis que o Triângulo é eterno, o que garante a luz que a todos iluminará na senda estreita que já penetrastes como Cruzados em busca de JESUS, o Divino Mestre.
Recebei, assim, vindo do Alto, esse Triângulo, que com o sabre luminoso completa um conjunto indestrutível”.
Compreendi, dessa forma, que estou engajado na Batalha Espiritual que se processa na Terra, em todos os tempos, sob o comando do Cordeiro de Deus, Jesus, representando a misericórdia divina, mas recebendo conselhos do Arcanjo Miguel, representando a justiça divina. Na minha condição de soldado, dentro de uma Casa Espirita associada à Cruzada dos Militares Espíritas do Brasil, vejo que devo assumir a personalidade de um Cruzado, mesmo com as características de minha personalidade, como assim deve ser com todos.
Com essa intuição na mente, procurei uma livraria espírita para adquirir o livro que melhor se ajustasse a essa proposta, de um Cruzado do Cristo. Encontrei quase de imediato o livro “Ave Luz” de João Nunes Maia pelo espírito Shaolin.
O título do livro se reporta a saudação dirigida pelos gladiadores ao imperador, antes de entrarem em luta, que significa “Salve César” os que vão morrer te saúdam (Ave Caesar, morituri te salutant).
Fazendo a transposição literária, poderíamos interpretar uma saudação a Jesus, portador da Luz, nós, Cruzados, que iremos entrar em luta na batalha espiritual e cujos corpos estão destinados à morte.
O conteúdo do livro aborda os encontros que Jesus tinha ao anoitecer com seus 12 discípulos, esclarecendo questões da intimidade de forma mais aprofundada. O pequeno exército do Mestre estava sendo treinado com os valores morais do espírito para enfrentar as forças do egoísmo aquarteladas na carne.
Este será nosso estudo neste ano, replicar as lições do Mestre para ajudar na nossa reforma íntima, nos tornando mais capacitados, como Cruzados, de entrar na Batalha Espiritual compondo as forças da Luz.