Jesus derrubou os muros dos eitos preceitos e preconceito.
Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,(Efs 2:13,14). Estes versículos fazem parte de uma orientação que Paulo faz aos de Éfeso, sobre a unidade em Cristo, a paz que vem de Cristo. Paz que tem como custo o negar o si mesmo em prol do bem-estar comum.
Naquela época os ortodoxos da religião originária do cristianismo em seu templo erigiam divisões físicas e morais. Já vimos que eles odiavam e desprezavam os gentios, em desrespeito a ordem de Deus como podemos ver: Como fruto dos seus lábios criei a paz, paz para os que estão longe e para os que estão perto, diz o SENHOR, e eu o sararei.(Isa 57:19). E isso se faz claro quando entendemos que era costume dos rabinos dizer que um novo convertido ou prosélito da fé tinha sido trazido para perto. Mas no âmbito geral os muros existiam. E tristemente ainda existem hoje de forma virtual é claro, os nossos eitos, preceitos e preconceitos nos distanciam daqueles que erram e buscam se acertar.
Paulo usa uma descrição gráfica, ao dizer que a parede intermédia de separação foi derrubada. Trata-se de uma descrição do templo. O templo constava de uma série de átrios; cada um destes era mais alto que o anterior e o próprio templo no centro. Em primeiro termo estava o átrio dos gentios, logo o das mulheres, o dos israelitas, o dos sacerdotes e, finalmente, o próprio santuário. E ainda hoje vemos isto acontecer primeiro olhamos o traje de quem chega com desconfiança e ai a tratamos de acordo com o que o nosso ego diz para faze. Mas Jesus jamais olhou olho os trajes, Ele tratou com amor o leproso, a adultera, o cego, a pecadora e o ladrão, ou seja, Ele amou sem acepção. E este é o dever daquele que se diz Cristão.
É claro que exclusivismo faz parte do ser humano desde quando ele pisou na terra, mas também é claro que isso só trouxe desavença, guerra e morte. E ai vem a beleza de seguir a Cristo, Ele veio para derrubar os muros e rasgar os véus. Paulo diz de Jesus: e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.(Efs 2:16). Aqui ele usa para inimizade a palavra (εχθρα echthra). Que traz um significado panorâmico de um sentimento ou atitude que nos afasta do próximo. E quando desprezamos ou desrespeitamos o próximo o fazemos a Deus.
É bem verdade que manter-se em paz com todos se faz assaz difícil, e é por isso que temos Jesus Cristo para nos capacitar a termos está paz interior. Que mesmo em meio as pendengas, o ódio, o desprezo e o desejo de vingança não haverá de ter lugar em nossos corações. Pois aquele que busca seguir com firmeza a amor de Cristo Jesus jamais usa os óculos com as lentes dos eitos, preceitos e preconceitos, pois as suas lentes estão revestidas do perdão, da compaixão e do amor inclusivo de Cristo Jesus. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).