Fundamentos e qualidades da graciosa generosidade. (Parte final).
Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. (2Co 9:10,11). Estes versículos fazem parte de uma passagem que inicia no versículo seis e vai até o quinze. Na qual Paulo ensina os fundamentos e as qualidades da graciosa generosidade.
E caminhando para o final de nosso estudo dissertaremos as coisas boas que o praticar da generosidade pode despertar nas pessoas que são alvos dela:
1 – Ao aliviar a necessidade alheia mostramos que humanidade caminha para o melhor, fazendo a vontade do Pai na terra. E damos a outrem uma amostra do amor que vem de Deus. Pois quando nos encontrarmos sem recursos, e recebemos uma dádiva proveniente de outra pessoa, está nos chega como se viesse do céu.
2 – Ajudamos a restaurar a fé desfalecida daqueles nos rodeiam. Acontece quase inevitavelmente que quando estamos necessitados, nos amarguramo e nos sentimos esquecidos e rechaçados. Então é quando um ato generoso bate a nossa porta este restaura nossa fé em nossos semelhantes. Mostra-nos que o amor e a bondade não morreram, e que Deus ainda age pelas mãos de seus discípulos.
3 – Semeamos a semente da valorosa gratidão. Pois quando um ato generoso chega até nós num momento de necessidade é algo que nos traz vida em amor, fazendo-nos rememorar ato amoroso da cruz e isso nos leva ao amor de Deus. Fazendo com que as lágrimas da gratidão brotem, por isso quanto mais generosamente nos damos mais de Deus falamos e mostramos. Fazendo com que cheguem a Ele orações de gratidão.
4 – Apresentamos o amor de Deus ao mundo. As pessoas que veem nossas boas obras, em Cristo Jesus, e sabem que não buscamos a nossa glória, mas si a de Deus. Glorificam a Deus e sem dúvida alguma é maravilhoso pensar que algo que possamos fazer pode levar os pensamentos e os corações humanos a se voltarem para Deus, e isso é algo que todos nós podemos fazer, pois não exige diplomas catedráticos, nem tão pouco conhecimentos profundos teológicos, mas sim somente um coração pronto para servir em amor e verdade, e isso alegra o coração de Deus.
E por fim amor gera amor e num mundo onde o amor é artigo raro amar ainda é a melhor maneira de melhorá-lo. É sábio dizer que neste mundo mais que qualquer outra coisa, necessita-se de algo que nos una a nosso próximo e o amálgama desta união é o amor. Não há nada tão precioso como a amorosa comunhão, e a generosidade é um passo essencial para que isso se torne real. Então que amemos mais generosamente para que o reino de Deus já se faça presente aqui na terra. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).