Fundamentos e qualidades da graciosa generosidade. (Parte 3).
Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. (2Co 9:10,11). Estes versículos fazem parte de uma passagem que inicia no versículo seis e vai até o quinze. Na qual Paulo ensina os fundamentos e as qualidades da graciosa generosidade.
Paulo aqui também ensina que Deus pode nos prover tanto a parte material para que possamos doar, como também nos capacitar em força espiritual para fazê-lo. Quando ele diz: E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra,(2Co 9:8). Paulo usa uma palavra do grego que traz consigo um significado distinto, (αυταρκεια autarkeia). Autarkeia segundo os linguistas era uma palavra favorita dos estoicos. Não descreve a suficiência do ser humano que possui todo tipo de coisas materiais em abundância, ela está mais ligada a independência da alma, que está livre para servir e doar. Ela descreve o estado da pessoa que não dedicou e nem dedica a sua vida a acumular posses ou bens materiais excessivamente para si mesma, mas sim com aquele que se ocupa em eliminar necessidades do próximo.
Fala de um tipo de pessoa que aprendeu a contentar-se com pouco e que aprendeu a viver com poucas coisas, encontrando felicidade nas pequenas coisas que a vida nos mostra e oferece. É óbvio que tal pessoa poderá dar muito mais às pessoas a seu redor devido ao fato de que deseja pouco para si mesma. Na maioria dás vezes é certo que queremos tanto para nós mesmos que não deixamos nada para outros, nos preocupamos tanto com o nosso futuro que chegamos a esquecer que a nossa existência aqui é somente um hálito vapor. E que somente Deus em seu amor pode nos dar a vida que vai além da vida. Eis o porquê de amar e praticar a generosidade, pois quem ama e prática a generosidade se assemelha a Deus, fazendo a vontade dEle aqui na terra e certamente um dia a fará no céu.
E mais na caminhada do servir em amor e verdade jamais estaremos sós, pois o Espírito Santo sempre estará conosco nos capacitando a ser generoso, até porque toda a força do puro amor (αγαπη ágape), advém de Deus. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).