Senhor, quem habitará no seu tabernáculo?

Senhor, quem habitará no seu tabernáculo?

Reflexão - Salmo 15 de David

O verdadeiro cidadão dos céus

"SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? quem morará no teu santo monte?Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente, segundo o seu coração; Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo; Aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda. Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente; quem faz isto nunca será abalado."

David, em mais um de seus inspirados louvores, nos têm muito a dizer através da sua reveladora poesia. E para começarmos a meditação, vamos também às palavras do próprio Senhor Jesus Cristo: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizámos nós em teu nome? e em teu nome não expulsámos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi, abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." (Mateus 07:21-23).

David faz uma pergunta: quem habitará com o Senhor? Quem habitará em Seu tabernáculo? Ele conclui que apenas os justos diante de Deus habitarão com Ele, mas quem o Senhor Deus pode considerar justo perante a Sua Santidade excelsa? Vamos ver que a resposta está em toda a bíblia.

Jesus disse claramente, que não são todos os que se dizem servos Dele que entrarão em Seu reino, mas apenas os verdadeiros servos obedientes, que vivem segundo a vontade do Pai Celestial. Quem são, e quem não são os que entrarão no reino de Deus? Se existem quem não entrará no reino de Deus, para onde irão estes?

A bíblia nos diz e ensina que o ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, é eterno, ou seja, não acaba, não se extingue, não têm fim. Há apenas dois destinos eternos: vida, ou morte eterna. Se é eterno, não têm fim. Diferentemente do que pensam ou ensinam muitas pessoas, existe um paraíso, e existe um inferno para onde irão as almas após a morte, e existe um destino eterno para cada pessoa que já passou sobre a face da terra. Senão, vejamos:

"Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia, cheio de chagas, à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu, também, o rico, e foi sepultado. E no Hades ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em vida, e Lázaro somente males; e, agora, este é consolado, e tu atormentado; E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que, os que quisessem passar daqui para vós, não poderiam, nem tão-pouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes a casa do meu pai, Pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho; a fim de que não venham, também, para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas: ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tão-pouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." (Lucas 16:19-31)

Aqui está um dos trechos das escrituras que nos traz a revelação bíblica à respeito da salvação e da condenação eterna, confirmando as palavras que o próprio Senhor testificou:

"Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. ... E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos do meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado, desde a fundação do mundo; ... Então dirá, também, aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos; ... E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." (Mateus 25:30-34;41;46)

Jesus disse que haverá uma separação na consumação dos séculos dos maus e dos bons, dos justos e dos injustos. Mas a bíblia afirma que à parte de Cristo, não existe um justo sequer (Romanos 03:10-12). Por mais "bonzinho" que alguém possa parecer, este alguém está perdido e condenado diante de um Deus santo e justo. Por mais que possa dizer: "eu não mato, eu não roubo, eu não fumo, eu não bebo, eu não faço mal à ninguém", todavia, sem Jesus, está perdido e condenado. Por mais que diga: "eu já tenho Jesus no coração", na realidade, a maioria dos que dizem estas coisas estão longe, muito longe de Deus.

O próprio Deus já providenciou o caminho que nos torna justos aos olhos Dele, e este caminho é Cristo, o único caminho de salvação eterna. O que temos de fazer é aceitar o sacrifício expiatório de Seu Filho, que morreu por nossos pecados, e ressuscitou para nossa justificação (Romanos 04:25), confessando nossos pecados à Ele, nos arrependendo de todo coração e alma, abandonar nossa rebelião e independência de Deus e passarmos à seguir a Cristo, somente Jesus e não uma religião:

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo; E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas, também, pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas, qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado: nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou." (I João 02:01-06)

"E esta é a mensagem que dele ouvimos e vos anunciamos: que Deus é luz e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecámos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós." (I João 01:05-10)

O homem pecador precisa receber a purificação e o perdão dos pecados que cometeu em sua vida para que possa ser salvo e habitar eternamente com o Criador. O caminho Deus já preparou e é este:

"Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque, todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus." (João 03:16-21)

Quem habitará com o Senhor? Quem habitará em Seu tabernáculo? Jesus diz: "E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo. Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.

Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de David, a resplandecente estrela da manhã. E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida." (Apocalipse 22:10-17)

Maranata. Ora vem, Senhor Jesus!

Fabio Sampaio
Enviado por Fabio Sampaio em 07/03/2019
Código do texto: T6591476
Classificação de conteúdo: seguro